quarta-feira, junho 13, 2007

ARGANIL - Feira das Freguesias

II MOSTRA GASTRONÓMICA EM ARGANIL
Procurando continuar a contribuir para a divulgação e preservação da gastronomia tradicional do Município de Arganil, a Câmara Municipal de Arganil, em colaboração com a Casa da Comarca de Arganil, levou a efeito Feira das Freguesias.
O Blog da Moura Morta esteve na gastronomia e acampou na Tasquinha de Pomares. A Tasquinha da Deolinda de Mucelão nessa noite, so tinha cozido à portuguesa que aquela hora da noite era um pouco indigesto. Já tinha esgotado o bucho...que pena.
Provou-se o caldo de castanhas, os torresmos à nossa moda com nabo e um coelho verdadeiro do monte. A pinga parecia ribeirinha, mas marchou. A brôa era mesmo triga-milha. Pena foram as azeitonas que deviam ser do Maçarico de Mira. O arroz doce estava optimo, parecia daquele feito na Moura Morta.
Contou com a participação de todas as Juntas de Freguesia do Município de Arganil, às quais coube a responsabilidade de darem a conhecer e a provar as diferentes iguarias do património gastronómico local. Assim marcaram presença Arganil (representada pela Associação Atlética de Arganil), Anseriz (representada pelo Centro Sócio - Cultural de Anseriz), Barril de Alva (cuja Tasquinha foi explorada pela própria Junta de Freguesia em colaboração com o restaurante “Manjar do Barril”), Benfeita (representada pela Liga de Melhoramentos de Luadas), Celavisa (representada pela União Recreio e Progresso Celavisense), Cepos (representada pelo Centro Social da Freguesia de Cepos), Cerdeira e Moura da Serra (representadas pela Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra), Coja (representada pela Comissão de Melhoramentos e Beneficência de Pisão), Folques (representada pela Comissão de Melhoramentos da Póvoa de Folques), Piódão (em colaboração com a Associação de Compartes da Freguesia do Piódão), Pomares (representada pelo Grupo Danças e Cantares de Soito da Ruiva), Pombeiro da Beira (representada por várias colectividades da Freguesia), São Martinho da Cortiça (representada pelo Café Snack-Bar “O Cantinho, de Mucelão), Sarzedo (representada pelo Rancho Folclórico Flores do Alva), Secarias (representada pelo Grupo de Acção Sócio - Caritativa), Teixeira (cuja Tasquinha será explorada pela própria Junta de Freguesia) e Vila Cova de Alva (representada pela Associação de Moradores do Casal de São João).
No ano em que Portugal recebe a cerimónia de declaração das novas 7 Maravilhas do Mundo e em que são eleitas as 7 Maravilhas de Portugal, o Município de Arganil, convidou as várias Juntas de Freguesia participantes a elegerem aquela que consideram a sua “Maravilha”. Uma vez identificadas as mesmas foram retratadas pela arganilense Patrícia Ventura que produziu um conjunto de belíssimos trabalhos que foram expostos durante o decorrer do certame
Em paralelo à II edição da Mostra Gastronómica “Feira das Freguesias”, decorreu um diversificado programa de entretenimento que contou com um total de dezasseis grupos a actuar.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Onde você estiver
O Blog estará lá . . .

13:28:00  
Anonymous Anónimo said...

voçes são uns cuscos... minam tudo

14:16:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas sera que na freguesia de S. Martinho não ha nenhuma associação, ou colectividade que a represente?
Ate me admira. Os preços que la se praticavam dariam para obter umas verbas para melhoramentos das colectividades.
Se assim foi,quem melhorou a carteira foi a sra Deolinda de Mucelão e as suas filhas

21:27:00  
Anonymous Anónimo said...

Nem parecem de poiares!... Atão vocês querem comer tamém fora do concelho? espero que o dito cujo "o das barbas mal injorcadas" vos puxe as orelhas. Atão vós não tendes a chanfana na vossa aldiola? presisavam de ir "encher a mula" a arganil? fazer propaganda daquela boa gente em deterimento da boas gentes da moira morta? deus vos acuda, já que o primeiro menistro e tamém o segundo daqui de poiares não vos pode acudir.

23:07:00  
Anonymous Anónimo said...

oh das 11:07 não ves que a Moura Morta pertenceu quase sempre a Arganil? Às freguesias de Pombeiro e de S.Martinho? O concelho de Poiares acabava na Ribeira de Sabouga.So em 1898 é que a Moura Morta foi integrada em Poiares.
Para comer boa chanfana come-se na Moura Morta com as cabras que por cá ainda ha. As de Poiares dizem que são importadas congeladas do Chile e da Argentina.

10:14:00  
Anonymous Anónimo said...

Ó "artolas" das 11.07 "atão" será que não percebes que o que sentes em relação á Moura Morta se chama INVEJA , vocês desse concelho (alguém sabe quem é o presidente?),nem um blog têm capacidade para criar e deixa lá que para criticar também te faltam muitas capacidades!

16:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Não ves que temos um presidente jovem e capaz. O vosso é velho, rabudo, cota e mal cheiroso.
Anda perdido de todo e está já muito doente.

17:53:00  
Anonymous Anónimo said...

Tão jovem e tão capaz que não me sabes dizer o nome dele!Pelo discurso dá para perceber que existe intimidade entre ti e o outro "rabudo,mal cheiroso..." , como é que sabes?Só de te cruzares com ele posso garantir que não cheira mal!!

11:52:00  

Enviar um comentário

<< Home