sábado, março 03, 2007

Abertura às Trutas na Moura Morta



ABERTURA ÀS TRUTAS 2007



ENCONTRO
da Associação Portuguesa de Pesca à Pluma (APPP)
RIO ALVA (Moura Morta) - 3 de Março de 2007
A Associação Portuguesa de Pesca à Pluma, com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, vai realizar no próximo dia 3 de Março de 2007 (Sábado) na Moura Morta, um grande encontro / convívio de pesca à truta à pluma, sem morte dos exemplares capturados. A participação é gratuita, não sendo necessário o pagamento de qualquer inscrição para o efeito.
A jornada de pesca decorrerá em toda a extensão do Rio Alva (um dos melhores rios de salmonídeos do Centro do País), concessionada à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, local onde se realizam provas do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma e do Campeonato do Mundo. Apenas poderão participar os associados com as quotas até 2006, inclusive, regularizadas e pescadores convidados pela Câmara Municipal de V.N. de Poiares.
No entanto, os associados que não se encontrarem nestas condições poderão inscrever-se (é obrigatória a prévia inscrição para se poder determinar o número de troços a criar no rio) e liquidar as quotas no próprio dia. Além dos pescadores, poderão participar no evento (churrascada e jantar) os seus familiares e amigos. A Associação Portuguesa de Pesca à Pluma oferecerá o almoço (churrascada) a todos os pescadores e acompanhantes.

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É muito engraçado que o Senhor Jaime Soares, venha desta forma agradecer aqueles que durante muito tempo tentaram fazer dele bode espiatório para as suas falhas.
Ele tinha sido aquele que nem á cerimónia de fecho foi, que tinha sido vergonhoso a cerimónia de encerramentos, mas agora que precisam dele; quer dizer do rio Alva e querem uns jantares "á pato", já se esqueceram.
Este é só mais um desporto onde alguns se movem por interesses.
Se eu fosse de Poiares quando lá visse os gaijos da APPP, dava-lhes era os ossos da Chanfana.

01:04:00  
Anonymous Anónimo said...

Este Supervisor deve mesmo ser de Poiares e dos camuflados.
Na Moura Morta é necessario que se ponham as infraestruturas do Centro de Convivio a funcionar. Para bem dos mouramortinos, da sua imagem e do bom nome da Moura Morta.
A Moura Morta tem já uma imagem de marca e vale muito mais que alguns xourissos que por aqui andam.
Promovam em força a Secção de Pesca do CC da Moura Morta e apareçam ao publico e desenvovam provas entre a Barragem e a Ponte de Mucela.

15:25:00  
Anonymous Anónimo said...

A Secção de Pesca do Centro de Convívio vai estar pronta já o próximo fim de semana, se tudo correr bem.
No fim de semana haverá novidades, e vamos pedir para que divulguem no blog as pessoas que têm ajudado sem ter nada a ganhar, que é o caso do rapaz que pintou aquilo.

Peço desculpa mas não me recordo do nome dele.

01:38:00  
Anonymous Anónimo said...

Meus amigos os mosqueiros do alva vão estar presentes....a convite da Camara Municipal...e esta em!?
o clube da terra (moura morta) não foi eaquecido...
fiquem bem

e protejam a truta!!!

23:27:00  
Blogger António Rodrigues said...

Senhor Supervisor,

Não sei o que o move contra a Associação Portuguesa de Pesca à Pluma? E também não percebo essa sua confusão entre APPP e a FPPD essa sim organizadora dos mundiais de pesca desportiva, Setembro último. Caso esteja interessado, a APPP terá todo o prazer em lhe explicar quem é e o que faz! Isso se estiver interessado!!
Caso não saiba, foi a APPP, ou pelo menos alguém no seu seio, que em tempos moveu esforços para que se desse inicio ao campeonato nacional de pesca à pluma, escolhendo o rio Alva como um dos cenários da prova, trazendo assim alguma notoriedade a este troço de rio e consequentemente algum desenvolvimento a esta zona. Tudo isto culminou com a realização de um Campeonato do Mundo (talvez o primeiro ou dos primeiros neste concelho). Foi esta também que há muitos anos iniciou uma luta pela pesca sem morte que depois de incutida nalguns carolas os fez trabalhar e lutar por este rio, carolas estes que não estão alheios a origem da concessão criada neste mesmo rio. Quanto aos jantares, são tão importantes como os almoços, lanches ou patuscadas, pagos pela APPP, Câmara Municipal ou por qualquer pessoa, feitos na Moura Morta, Poiares ou noutro qualquer local, pois, como sabe, durante muitos destes se resolvem problemas!
Quanto as criticas feitas ás cerimónias de encerramento, são tudo menos injustas, pois quem tem experiência nestes eventos sabe do que fala.
Sobre “mais um desporto onde alguns se movem por interesses”, não deve falar da APPP, pois esta não tem restaurantes, cafés, lojas de pesca, etc.., nesta zona! E mais lhe digo, bem-haja a quem, por interesse próprio, cria nesta zona esses mesmos restaurantes, cafés, lojas de pesca pois é isto que traz desenvolvimento à população da Moura Morta ou qualquer outra povoação nesta zona, e logicamente ao rio Alva.
Sabe o que dá a entender Sr. Supervisor, o senhor deve viver bastante longe da Moura Morta e da realidade desta povoação, que pode ter no rio e na pesca sem morte um pólo de desenvolvimento da qualidade de vida da sua população, pois pode encontrar no Turismo o que a terra deixou de dar!
Queria referir também o meu agrado pela criação de mais um clube cujo objectivo será a promoção da pesca à pluma sem morte, Os Mosqueiros do Alva.

Cumprimentos

António Rodrigues (Tony)

12:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Post in Forum site da APPP.

Olá Tino,

Falas algures no teu tópico em "cerimónia de encerramento"...do campeonato do mundo?? Não seria do torneio da malha do café da esquina???
Deves te estar a referir áquele momento surrealista e terceirmundista que passamos em Vila Nova de Poiares?! Estive em 4 campeonatos do mundo de pesca à pluma, e nunca sonhei sequer, passar a vergonha que passei durante as poucas horas que estivemos na "cerimónia"!
Eram hinos trocados; Um pódium para anões dentro de um pavilhão sem condições!! Não teriam uma praceta digna para tal?Ou estaria ocupada nalguma feira gastronómica, onde se vendem as trutas da concessão do Alva, pescadas á rede no defeso dias antes do campeonato do mundo e com autorização de altas entidades (In)competentes!?
Não havia postes para hastear bandeiras? (sim porque deu a sensação que as bandeiras estavam a sair....É melhor nem comentar).
Vi trabalhar, como escravos, alguns que deveriam estar, senão a presidir, pelo menos em lugar de destaque dessa "cerimónia", lugares esses ocupados por PIPOCAS (sempre presentes nestas ocasiões)!

Olha Tino, felizmente a maioria dos participantes neste mundial, já nos conhece de alguns anos a esta parte, e sabem que os pescadores portugueses e Portugal, não são aquilo que viram nesta "cerimónia", daí as Palavras de Agradecimento que Mr James Fergusson (presidente da FIPS-Mouche) aos pescadores portugueses de Pluma e à APPP! (que infelizmente o "tradutor" ,se assim se pode chamar, traduziu como sendo dirigidas á FPPD).
Queria também salientar a missão de sacrificio que foi entregue aos Srs Costa Pinto, João Abreu, Rui Batista e seus (poucos) ajudantes, que fizeram o possível e impossível para a realização deste campeonato, sei que deram o máximo por esta realização, dando também a sensação que foram abandonados por quem deveria trabalhar a seu lado!


Um abraço

Tony

13:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Site APPP Campeonato do Mundo de Pesca à Pluma .

http://www.appp.pt/forum/viewtopic.php?t=121

13:27:00  
Blogger Tozé said...

Senhores Supervisor e Anonymous

Mostrem a cara! Aqui ninguém precisa de se esconder atrás de um nickname ou ser anónimo. Ou somos como os putos que atiram a pedra e escondem a mão!

O seu comentário "sinhor" supervisor, é no mínimo rídiculo!

Mas saiam da toca para assim podermos dialogar como pessoas civilizadas!

Cumprimentos e parabéns ao autor do Blog!

António José Rodrigues
Tozé

15:25:00  
Blogger António Rodrigues said...

Exmo Sr ANÓNIMO,

O que transcreveu, é exactamente a ideia que defendi no post que fiz! Mas não misture alhos com bugalhos! Ou seja a APPP enquanto instituição, e opiniões individuais, opiniões essas, que sendo minhas defendo! Mais ainda defendo-as em meu nome, sem me esconder em anonimatos!!!
Ou será o senhor uma dessas pipocas!!

Mais lhe digo, não responderei mais a ... anónimos!
Cumprimentos

António Rodrigues (Tony)

15:27:00  
Blogger MM said...

A Moura Morta vai estar de braços abertos para receber quem quer que seja, desde que venha por bem.
Esperamos que a "APPP", "Os Mosqueiros" e todas as outras associações nos ajudem a preservar e a melhorar as qualidade do nosso rio.
Se precisarem de algo em que possamos ajudar disponham.

19:04:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas se vêm todos os pescadores da APPP a pequena aldeia da Moura Morta vai ficar a abarrotar com tanto pescador.
Se o clube de pesca de uma pequena aldeia vai estar presente com uns 20 pescadores então a APPP quantos irá trazer?
Onde vamos por tanta gente?

20:56:00  
Anonymous Anónimo said...

Atirem-nos pela ladeira abaixo, pois se fosse para trabalhar não aparecia tanta gente.
Olhem que o Ze Leitão dava-lhes bem que fazer.

23:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Nunca se esqueçam que na Moura Morta:
"- Recebemos bem, mesmo aqueles que falam mal de nós"
Até tínhamos bastantes razões para estarmos chateados, pois é durante a feira do artesanato foi dito por alguns elementos do fórum da APPP, que os peixes que a Moura Morta vendeu na tasquinha tinham sido apanhados no rio alva e com a autorização do presidente da Câmara, também foi dito que campeonato do mundo tinha sido muito mau e que a culpa disso se tinha resumido á cerimónia de encerramento (mais uma vez Poiares), entre outras coisas.
Não se preocupem que não lhes iremos atirar com ossos como disse o Supervisor ou faltar ao respeito a alguém, não faz parte da nossa cultura.

23:40:00  
Anonymous Anónimo said...

Gostei deste ultimo post certo de muita sabedoria ...

E já agora ao autor deste blog, muito bom o seu trabalho!

De reunir todo este tipo de informação.
Palmas pela sua dedicação a sua terra Moura Morta .

03:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Amigos

Estão a fazer aqui uma tempestade num copo de água!

Senhor amigo dos peixinhos, posso assegurar-lhe de que a informação de que as trutas eram pescadas no rio para por na feira foi avançada por gente daí!

Ninguém está a atirar com as culpas para a câmara ou presidente pois estes decerto fizeram o que foi possível mediante o que lhe pediram. E as opiniões são as de cada um.

A verdade é que houve um descontentamento em relação ao mundial da parte de todas as equipas! Por alguma coisa foi!

Mas isso é passado! Eu o que sei é que sempre que vou pescar ao Alva sou bem recebido!

E temo que algumas pessoas que estejam a querer atiçar aqui algum fogo tambem não sejam da moura morta mas que se queiram servir dela!

Pois o rio alva tem um grande potencial e o único interesse da APPP é ajudar na preservação deste rio, mais nada! Agora existem interesses comerciais? Ah pois existem! E se calhar as pessoas da moura morta estão a ser usadas sem o saberem!

Acabem com estas palermices! Portugal é tão pequeno e não precisa destes complexos e problemas, precisa sim é de ajuda para desenvolver estas regiões de uma forma correcta! E que benificie TODOS, repito TODOS!!!!

Um abraço
Viva a Moura Morta

14:23:00  
Anonymous Anónimo said...

O senhor Zezito

mostre esse "peito" todo ao homem da máquina que anda a tirar a areia do alva , ilegualmente!!!!

Preocupem-se com coisas importantes!!

Aliás preocupem-se com a gestão da barragem das fronhas!!!

14:39:00  
Anonymous Anónimo said...

Claro que o Alva tem muito potencial sempre teve não é de agora .
E ainda bem que há interesses em relação ao Rio Alva.

15:04:00  
Anonymous Anónimo said...

Existem interesses comerciais ainda bem para uma terra que não tem nada isso é excelente ...

E amigo o que falta é interesses nesta zona pois está muito despida de investimento e a gentes da Moura Morta agradecem ...

15:09:00  
Anonymous Anónimo said...

Quem é que tira areia do rio com máquina?

15:10:00  
Anonymous Anónimo said...

Pessoa sem formação...
E quer é vender areia mas nesse ponto essa pessoa está a funcionar a margem da lei por isso, dentro com ela .

00:22:00  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que a National Geografic vem filmar a abertura das trutas na Moura Morta com o tema sobre a reciclagem das Trutas .

23:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Ouvi dizer que a National Geografic vem filmar a abertura das trutas na Moura Morta com o tema sobre a reciclagem das Trutas .

23:34:00  
Anonymous Anónimo said...

o anónimus sabes bem que eu não respondo a anónimus só por isso não te vou responder.
Mas sobre o assunto que estavas a falar já sabes não respondo, não é porque não quero, mas sim porque não me apetece.

13:53:00  
Anonymous Anónimo said...

até eu assinei com anónimus e agora não me posso responde a mim mesmo

13:54:00  
Anonymous Anónimo said...

Como chamam a GNR por tudo e por nada, porque não a avisam quando esses malandros andam a tirar areia do rio para a vender a bom preço. Como actividade economica que é ,devem pagar as suas licenças e os materiais.É só empochar? É como aqueles que andam ao dia fora com os tractores e debitam a bom debitar sem pagar impostos e ainda com o gasoleo agricola pago por todos. E os vendedores de lenha. Que impostos pagam eles?
E o Guarda Florestal, o que anda a fazer? e a Policia municipal?
So chamam este pessoal quando o Adelino anda com a carraspana?

16:04:00  
Anonymous Anónimo said...

Hi, as you can see this is my first post here.
I will be happy to receive some help at the start.
Thanks in advance and good luck! :)

20:06:00  

Enviar um comentário

<< Home