sexta-feira, outubro 23, 2009

Javalis - Carreiros de Passagem

J A V A L I S
Nome comum: Javali (sus scrofa)
Outras designações: Porco-montês, javardo, porco-bravo
Peso: 250 Kg macho, e 150 Kg a fêmea
Comprimento: 1 – 1,5 metros
Altura máxima do garrote: 1 metro

Mamífero originário do Norte de África e sudoeste da Ásia. A sua área de distribuição estende-se por quase toda a Europa à excepção das zonas mais a Norte – onde se extinguiu por volta do século XIV. Foi introduzido nos E.U.A. e Austrália (onde se tem verificado com alguma frequência o cruzamento com outros porcos, quer domésticos quer assilvestrados). O repovoamento da serra da Lousã, trouxe até à Moura Morta, variadissimos exemplares. É vê-los na ribeira de Sabouga , nas Quelhas e na Vinha.Pelos estragos que causam há quem monte armadilhas ( vulgo laços, para os apanharem).

Nos últimos anos as suas populações têm aumentado consideravelmente. A recente evolução das populações ibéricas é um bom exemplo desta tendência, pois é comum um pouco por todo o País, mesmo nas zonas onde há muito não era avistado.
O êxodo de grande parte da população rural para as grandes cidades, conduziu ao abandono progressivo das práticas agrícolas ancestrais e a uma diminuição do número de cabeças de gado, causando mudanças drásticas no uso do solo e na estrutura da vegetação (muitas vezes tornando-se mais favoráveis para o javali).
Pode viver entre 20 a 25 anos, embora no estado selvagem não costume viver tanto tempo.
É essencialmente de hábitos nocturnos, podendo ser avistado com maior frequência ao nascer e ao fim do dia. Na altura da reprodução, ou quando existe fraca disponibilidade alimentar, são mais facilmente observáveis, pois os animais são obrigados a percorrer maiores deslocações.
Nas nossas latitudes a gestação dura cerca de quatro meses, nascendo as crias entre Fevereiro e Abril (com um pico de ocorrência em Março). Uma fêmea pode ter 8 a 10 leitões, embora o número médio se situe entre os 3 a 6, sendo a ninhada maior nas populações do Norte da Europa. A fêmea esconde normalmente a sua ninhada em zonas de densos matagais


É omnívoro, sendo a sua lista de alimentos grande e diversa. Os alimentos de origem vegetal são a base da sua dieta, que pode ser composta por plantas (ou parte delas), frutos (como a castanha, as bolotas e azeitonas), insectos, moluscos, pequenos mamíferos, aves (ovos) e, por vezes, carne em decomposição. A componente animal é sempre menor que a vegetal, e complementa esta, pois é rica em proteínas.
No geral, o javali come o que estiver mais disponível.
A sua alimentação varia de local para local, e durante o tempo. Esta variação parece ser o reflexo de diferentes disponibilidades de alimento.
A carne de javali é também muito apreciada (pois tem menos gordura, quase não tem colesterol e é bastante rica em proteínas e sais minerais), sendo a sua criação para consumo directo uma actividade que vai crescendo de importância
O combate ao furtivismo, actividade que tem um grande impacto nas nosso dias nas populações selvagens desta espécie, assume também uma relevância grande, e, infelizmente, temos de disponibilizar mais meios para a erradicação dessa prática, apostando não só na fiscalização mas também na prevenção.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

agora os javalis estao pra poires

16:45:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu ja vi aqueles laços po lado de poiares la nos jardins deve ser para enfeitar o jivili

12:07:00  
Anonymous Anónimo said...

é pene é as MONTARIAS em V N de Poiares serem sempre um "fiasco"

01:27:00  

Enviar um comentário

<< Home