quinta-feira, setembro 28, 2006

BRASIL: Colonização



Somos acusados por alguma consciência brasileira mediática de colonizadores e traficantes de escravos e responsáveis pela própria desgraça do Brasil. Como diria alguém, "os meus antepassados nunca sairam de Portugal e se porventura colonizadores e traficantes portugueses os houve, a sua descendência não se encontra aqui, neste pequeno jardim à beira mar plantado". Que eu saiba, os indios matavam, e guerreavam-se e escravizavam-se uns aos outros, e apenas não mataram os portugueses, espanhois e ingleses porque as "tribos" europeias possuiam um arsenal bélico mais poderoso. Entre dominado e dominador, o pensamento actual, que não analisa os factos à luz do conhecimento e conceitos da altura, preferindo a teoria Robin Hood, afirmando a romântica ideia do indio ecologista e a teoria que todo o desgraçado é boa pessoa.
Também Portugal foi colonizado e toda a "tropa fandanga" passou por aqui criando influências engraçadas e que enriqueceram a maneira de sermos. Cartagineses, Visigodos, Arabes, Romanos, Espanhois, entre tantos outros, e até os soldados Franceses cá vieram fazer uma "perninha" durante umas invasões. A colonização foi uma constante da História e continua a ser nalguns pontos do globo, como por exemplo o Tibete.
Quanto à desgraça brasileira, em que no oposto que emerge o exemplo inglês através das suas colonizações de sucesso: Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia; posso afirmar que por cada um destes países de sucesso, poderei dar 10 exemplos de insucesso, e apenas vou recordar alguns casos, como por exemplo a India, o Iemen, e o Quénia, para não falar de outros casos de insucesso britânico, enquanto colonizador e estabelecedor de uma sociedade de bem-estar, e que estarão nas vossas mentes. Serão estes três países o exemplo do sucesso da colonização? Os holandeses, espanhois, italianos e alemães colonizaram bem? Conseguem-me dar um exemplo? Não creio e os exemplos de insucesso multiplicam-se à medida que vamos abrindo o mundo ao mundo.
* do Manel da Gaita do Piolho

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se a maior riqueza são os homens, não ha duvida que o Brasil descapitalizou durante muitos anos este pobre portugal.
Se exploramos o brasil na altura dos indios, pergunta-se o que é que os brasukas depois de Getulio Vargas fizeram aos indios?
Sendo assim os maiores exploradores são aqueles que fugiam com os dolares para os States.

20:13:00  
Anonymous Anónimo said...

O brasil têm coisas muito boas, algu7mas brasileiras que se lavam e o aeroporto para sair de lá

21:17:00  

Enviar um comentário

<< Home