Rio Alva na Moura Morta
Uma das mais espectaculares paisagens do Rio Alva
Hoje falava com um amigo apaixonado por fotografia, que me dizia que uma boa máquina tendo por trás um bom fotografo pode ajudar muito mas que o local a fotografar se for belo só por si já é uma mais valia.
Por isso resolvi procurar uma fotografia que traduz as palavras desse meu amigo, pois esta é uma das minhas fotografias preferidas sobre a nossa Moura Morta e que foi tirada por um amigo cujo hobbie e paixão é a fotografia, foto essa tirada com uma boa máquina numa paisagem exímia.
Fotografia publicada originalmente em 21 de Maio de 2006Por isso resolvi procurar uma fotografia que traduz as palavras desse meu amigo, pois esta é uma das minhas fotografias preferidas sobre a nossa Moura Morta e que foi tirada por um amigo cujo hobbie e paixão é a fotografia, foto essa tirada com uma boa máquina numa paisagem exímia.
Com o aproximar da campanha eleitoral este será sem dúvida um elemento incontornável nos discurso de campanha dos candidatos, pelo menos estou convicto disso!
Antes o rio proporcionava água para regar as ínsuas, peixe para a alimentação, força hídrica para as indústrias da época, as moendas, águas "quentes" para banhos, areia para a construção; há alguns anos a esta parte o paradigma mudou no que ao rio diz respeito, agora o número de ínsuas amanhadas é muito pequeno, as águas são geladas devido à construção da barragem a Montante que impossiblita a ida a banhos.
Então o que é que poderemos "retirar" do Alva, isto é, o que é que ele nos pode proporcionar?
Uma pergunta para reflectir.
Antes o rio proporcionava água para regar as ínsuas, peixe para a alimentação, força hídrica para as indústrias da época, as moendas, águas "quentes" para banhos, areia para a construção; há alguns anos a esta parte o paradigma mudou no que ao rio diz respeito, agora o número de ínsuas amanhadas é muito pequeno, as águas são geladas devido à construção da barragem a Montante que impossiblita a ida a banhos.
Então o que é que poderemos "retirar" do Alva, isto é, o que é que ele nos pode proporcionar?
Uma pergunta para reflectir.
25 Comments:
É pena não haver um aproveitamento do nosso rio,pois no meu tempo de juventude,havia sempre montes de malta para ir para o rio,tomar os seu banhos e conhecer miudas "novas",havia um espirito onde reinava o divertimento puro e tambem se arranjava montes de miudas,eu por exemplo,verão que não arranja-se mais de 4 ou 5 miudas novas ,não era Verão.
EXISTIA O CULTO DAS MIUDAS,AGORA OS GAJOS SÓ QUEREM FUMAR UMAS COISAS,JOGAR COMPUTADOR E LEVAR NO C........
TENHO DITO!
este anonymus com tanta miuda que arranjava nem tinha tempo para tomar banho.
Arranja aí uma pra mim. Só quero uma.
Ta bem?
Atão e as miudas não arranjam 4 e 5 ao mesmo tempo?
E ias com elas pra onde? pro Torrozelo? ou pro Caneiro?.
E nesta zona do riu que custumam colucar algumas redes mas enandam a brincar com o fogo mas pode ser que eles se queimem bem
mas as redes são pras miudas ou são prapanhar peixes e dar cabo das trutas?
qualquer dia sem as trutas não ha campeonato do mundo de pesca e assim o jaime ja pode praka trazer os amigos de poiares.
O rio Alva é das coisas mais bonitas que temos na zona.
É ena a malta nova não o aproveitar ao maximo,só pensam em pesca,mas ha outros desportos para serem aproveitados,tais como:
PASSEIOS AO FIM DA TARDE DE BARCO E A BEIRA RIO.
E PRINCIPALMENTE,PARA NAMORISCAR COM AS MIUDAS DA TERRA E OUTRAS QUE POSSAM VIR A CONHECER OS HOMENS DA TERRA,POIS NO MEU TEMPO NÃO HAVIA VERÃO QUE NÃÕ ARRANJA;SE 2 UOU 3 NAMORADAS,NO MINIMO.
TENHO DITO!
A DOR DE COTOVELO É LINDA...
NO CANEIRO ,TORROZELO,A BEIRA RIO,NOS BARQUITOS,NO CHÃO,E CASA,ATRÁS DO CAFÉ,NA ILHITA,NO CARRO DOS AMMIGOS,EM CASA DELES,ETC...
SÓ PRECISSAVA DE ARRANJAR S MIUDAS E ELAS APARECIAM SEMPRE,PESCAVAM SE
NO CANEIRO,PRINCIPALMEMTE.
TENHO DITO...
Tou a ber kisto aki na Meira Morta é só barrascos do pior
Mai nada
belos Sitios para se ir à pesca de companhia, quando se está cansado alguém pode segurar na cana e divertir-se um pouco
mas onde andam as miudas ca da terra?
Gajas,resmas de gajas,agora penso que já não a grande coisa,pois os putos de agora,deixarão fugir as de cá e as da vizinhança.
TENHO DITO.
não acredito que os putos ja começassem a ser maricas.As miudas sempre os ensinaram a colocar os orgãos no sitio.
Olá... eu sou uma miuda, e se precisarem de gente que vos ponha na linha é só dizer..... é que o único gajo que conheço da moura morta é....
então bertilia faltou-te a coragem para dizer que é o gajo da moura morta que conheces?!
não, não me faltou a coragem, simplesmente gosto de manter a privacidade dos meus amigos.... mas posso dar-te uma pista - é um gajo muito jeitoso...
se quisesses manter a privacidade não começavas a conversa,diz lá quem é!
Com um nome desses não podes de lá conhecer ninguém de jeito.
tenho dito
Bertília é um nome com história, e se queres saber não é o meu primeiro nome... relativamente à pessoa, que por sinal considero um bom amigo é o Sr... Tenho de pedir autorização para divulgar o nome deste grande homem... Posso dar-te outra pista: É da Moura Morta... Tenho dito!
Olá Berta afinal já conheces a Moura Morta, além do nome já podes ver as paisagens, pois se ainda não conheces pessoalmente não é por falta de convites.
Um beijo
mouramortino
Já ai fui uma vez... mas continuo à espera de uma promessa que me foi feita... de ir a uma certa adega... ainda morro de sede à espera...
nao sabem quem e a bertilia?...entao ta na cara! E um heteronimo de algum mouramortino a autopropagandar-se...
ó anónimo das 5.19,não havia necessidade...nem o m.mortino precisa disso,nem tu precisavas de dizer essa estupidez!
Eu até achei graça do facto de dizerem que Bertília é o heterónimo de um mouramortino.
Mas quem não achará graça é o Pedro que neste caso não namora não com uma mulher mas com homem (ehehehe)
Mouramortino
Bertília parabéns pelo seguinte artigo:
Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007
Reabertura da Universidade Independente
Pretende-se reabrir a Universidade Independente, devido às grandes exigências no mercado de trabalho. Assim, cada vez mais são necessários políticos credíveis e de qualidade. Ao longo dos anos, os melhores políticos deste país concluem os seus cursos nesta universidade credível, e de carácter pedagógico. Assim, a pedido de muitos cidadãos, deste pais, que querem ver uma boa politica assegurada, pediram a reabertura da Universidade Independente. O primeiro curso que assinala a reabertura desta instituição, designa-se por: “ Ciências Políticas de Portugal”
1º ano
Introdução à arte da Má Politica;
Fugas rápidas
Como enganar os Munícipes I
Como enganar Munícipes II
Onde encontrar electrodomésticos mais Baratos
2ºAno
Escutas I
Escutas II
Cursos Inacabados
A arte de bem representar
Francês
3º Ano
Inglês
Jantares à pala com empreiteiros
Sacos às Cores
Futebol (clube do Porto)
4ºAno\5ºAno
Os alunos não precisam de frequentar as aulas e exames, é-lhes dado aprovação imediata.
Professores Convidados:Este curso terá como excelentíssimos professores: a Francês, o Doutor Mário Soares; a Inglês, o engº José Sócrates; Fátima Felgueiras; Valentim Loureiro; entre outros políticos acreditados do nosso país.
Estágios Profissionais:Este curso inclui estágios profissionais nas melhores câmaras do país, nomeadamente Felgueiras, Matosinhos, Marco de Canaveses, Sintra... Existem muitas opções...
Se queres garantia de um futuro risonho, vem e inscreve-te...
Se a ADIP descobre quesse curso, verá que irão aparecer muitas pessoas interessadas em inscreverem-se.
Mais uma vez, PARABÉNS.
Acham que ele era capaz de escrever assim uma coisa tão bem elaborada.
vocês tratem-se
Concordo totalemente com o anónimo das 11:10:00AM que a minha Amiga Bertília é uma pessoa muito inteligente e que eu não conseguiria escrever daquela forma.
Temos que ter a humildade de reconhecer as nossas limitações.
Enviar um comentário
<< Home