terça-feira, dezembro 29, 2009

As Casas Antigas da Moura Morta - I

A pedido de alguns leitores deste Blogue, começamos hoje a publicar fotografias actuais de algumas das casas agrícolas e antigas da Moura Morta.

A Casa do Ti Lúcio - Casa actual de Óscar Lopes
Casa totalmente remodelada não mantendo praticamente nada da sua traça original.
Mantém um pátio da traça original. Local resguardado e entre muros, delimitando a estrada do casco urbano.
Nesta casa foi criada a Pascoalina filha do moleiro do Cardal e era afilhada do Ti Lúcio e da Ti Laurentina. Também ainda aqui viveu a Laurinda Marajó que era afilhada do Ti Bernardo Regedor.
Vista do Adro da Capela

A Casa do Ti Virgílio da Lomba - Casa actual de António Ferreira Lucas

Casa que mantém praticamente a sua traça original.
Casa agrícola antiga com pátio interior . Era ai que se curtiam os matos e havia currais para animais ( galinhas, porcos, cabras e bois... ). A habitação era e é no 1º andar. Tinha também Casa da Eira e Palheiro.Casa que por herança passou de Virgílio da Lomba para a filha Alda da Lomba.

Vista da estrada Nova para a Capela

A Casa do Vale de Escuro - Casa actual de Artur Dinis

Casa que mantem praticamente a sua traça original. Casa agrícola antiga com pátio interior . Era ai que se curtiam os matos e havia currais para animais ( galinhas, porcos, cabras e bois... ). A habitação era e é no 1º andar. Tinha também Casa da Eira virada para o Rio. Antes de ser do actual proprietário viveram aqui como caseiros do Vale de Escuro a família do Ti João Moleiro e da Ti Palmira ( bruxa), vista do Terraço do Centro de Convívio.

Casa do Ti Artur Dinis e da Ti Maria dos Anjos

Etiquetas: , ,

23 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabens pelo trabalho que estão a efectuar.
Não imaginam as saudades que sentimos quando estamos longe da terra onde crescemos e brincamos em criança.
Mostrem as casas antigas e as novas.
Achei o maximo essa do Boletim Meteorologico da Moura Morta.
Dizem que é verdade. Pois já o Capador e o Manel Maria da Cabeça do Pardo tambem mandavam chuva pra Moura Morta.

23:25:00  
Anonymous Anónimo said...

O brazuka muito ausente tens de vir á Moura Morta, nem que seja para ver se a qualidade do vinho melhorou ou piorou.
Ainda te lembras do vinho que o rato fazia era trÊs de água e um de vinho.
Têm de falar no Ti Rato no blog, era um ciganão na taberna e nos terrenos que eram pegados com ele, muito gostava ele de mudar os marcos.

15:57:00  
Anonymous Anónimo said...

Quem mudava os marcos era o Ti Lucio. Esse é que no pinhal das Secarias, andava sempre com o marco às costas.Era um perigo.
Mas dizem que agora tambem ha ai outros a mudar os marcos e as extremas.
Mandem noticias desses que querem ir para tribunal depois de ter feito as extremas e os muros a seu belo prazer.

22:39:00  
Anonymous Anónimo said...

Há para ai outros que também mudam os marcos, não era só o lucio eu lembro-me bem do lúcio, ele fazia sempre um rego "carreiro" a delimitar as suas propriedades.
Muitos falam sem conhecimento de causa , eu conhecia bem as Secarias quando o Senhor Doutor Antonino Henriques tinha a sua quinta bonita e bem tratada, uma preciosidade.

18:08:00  
Anonymous Anónimo said...

O ti Lucio de dois em 2 anos fazia sempre um carreiro novo, mas sempre para o lado do vizinho. Nas Secarias conseguiu sacar uns bons metros à casa do Vale de Escuro, no tempo dos herdeiros dos antigos donos.
Ele acabava em bico de arado, mas quando morreu ja la tinha um terreno que dava para construir uma casa.
pois na Quinta das Secarias e no tempo do Dr. Antonino ´+e que havia la os celebres pessegos maracotão. Ainda lá comi alguns à socapa.

11:01:00  
Anonymous Anónimo said...

O juzsticeiro tu deves ter sido dos jeitosos

03:10:00  
Anonymous Anónimo said...

atão não era só antigamente pois agora até há aqueles que compram uma parte do terreno e depois apresentão papel dizendo que é dono de td...........cuidado com os fracezes

14:14:00  
Anonymous Anónimo said...

Agradeço imenso por terem satisfeito o meu pedido! É com muita saudade que ao observar a casa dos MEUS AVÓS recordo os meus tempos de infância lá passados na sua companhia. Infelizmente, só através deste mundo que é a internet é que posso observá-la e recuar para esses tempos felizes passados naquele emblemático sitio que com orgulho digo ser dos MEUS AVÓS...Vale do Escuro para sempre in my heart!!...

Márcia Dinis

23:43:00  
Anonymous Anónimo said...

uuu

00:35:00  
Anonymous Anónimo said...

Terá o anónimo aqui de cima algum problema de linguagem???....o que quererá dizer com "uuu"????...

12:17:00  
Anonymous Anónimo said...

AHAHAHAH!!!!Afinal o anónimo lá de cima é bixa!!!! eheheheheh

23:45:00  
Anonymous Anónimo said...

olha menina Mrcia Dinis tu se gostasses muito da CASA DOS TEUS AVÓS como dizes ías lá ver os teus avós e ver a TAL CASA K DIZES TERES MUITAS SAUDADES mas nem dos teus avós te lembras .Só te ficava bem ficares calada ñ deves ter grande amizade aos teus avós ou foste morar para o fim do mundo.......tu e o teu pai.....

17:23:00  
Anonymous Anónimo said...

estou curioso os avós da menina márcia moram na casa deles? aquela que vemos nas fotografias?

17:30:00  
Anonymous Anónimo said...

os a´vós da MARCIA ñ moram na csa deles mas a menina sabe onde eles moram assim ela gostasse deles, ela ía lá os tios ñ a comiam ela tem k baixar o nariz kuando os avós morrerem aí ela ja vai isso ñ é de pessoa k diz ter saudades tem juizo menina

17:41:00  
Anonymous Anónimo said...

Ex.mo Senhor anónimo,
Antes de mais, aconselho-o a informar-se e a dobrar a lingua antes de tecer qualquer comentário que sejá em relação à minha pessoa, pois para dizer aquilo que disse só pode ser um perfeito ignorante nesta questão.
Quem julga ser o(a) senhor(a) para julgar as minhas atitudes ou avaliar os meus sentimentos? Conhece-me assim tão bem???...não me parece!...
Será que "não me lembro dos meus avós"? será que não tenho "amizade" aos meus avós? será que apenas aí voltarei "quando os meus avós morrerem"?...que ideias mais imbecis!!Só podem sair de uma mente de horizontes muito curtos!:-).
Já agora Sr(a) Anómimo(a), uma vez que não "os" tem no sítio para se identificar não me trate por "tu", pois não o conheço de lado nenhum, nem lhe dei confiança para isso.

MÁRCIA DINIS

14:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Já agora só mais um esclarecimento Sr(a)Anónimo(a)...se sabe interpretar o português correctamente, sabe que eu sempre me referi aos meu avós e à sua respectiva casa! Quem lhe disse que eu tenho saudades dos meus tios para ter que ir lá a casa???...quando diz "tem juizo menina" apenas lhe posso responder que juízo é coisa que, felizmente, não me falta, caso contrário teria que cair na hipocrisia que tanto caracteriza os meus tios e ter de frequentar a sua casa! Isso sim, seria falta de juizo!!!

MÁRCIA DINIS

14:38:00  
Anonymous Anónimo said...

olha menina é triste dizers k k ñ tens saudades dos teus tios olha a tua tia é irmã do teu pai por isso era normal tu ires a casa dela

21:18:00  
Anonymous Anónimo said...

O Sr. Anónimo tem toda a razão pois seria normal ir a casa dela uma vez que é irmã do meu pai, mas há um senão Sr.Anónimo, aliás, parece-me bem conhecedor da situação ou será apenas intrometido???...não sei mas também pouco me interessa!, não sou cínica a esse ponto, quando não gosto ponho de lado!Será que sabe o significado de cinismo???...é que pelos seus comentários, parece-me que para além de não saber escrever também não sabe interpretar...tenho dúvidas...

Um bem haja Sr. Anónimo!

PS-Parece que a minha presença no blog o incomoda...temos pena! ;-)

MÁRCIA DINIS

11:13:00  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem mas se a tia da márcia é irmã do pai,a márcia não é filha do irmão??? A tristeza não devia partir das duas partes?? Parece que há aqui um anónimo a querer crucificar a márcia e não é correcto!!

11:18:00  
Anonymous Anónimo said...

HOJE NÃO TENDO MUITO TRABALHO ANDEI A DAR UMAS VOLTAS NA NET E LUCALIZEI ESTE BELO BLOG CONFESSO GOSTEI MUITO E VOU SER VOSSO LEITOR GOSTAVA SÓ DE SABER ONDE FICA ESTA SIMPATICA TERRA" MOURA MORTA" TAMBEM TENHO UM BLOG QUE SE CHAMA ( VOZ DO GOULINHO )QUE FICA NA SERRA DO AÇOR FREGUESIA DE ALDEIA DAS DEZ CONCELHO DE OLIVEIRA DO HOSPITAL GOSTEI DA FORMA COMO ESCREVEM E DIVULGAM A VOSSA TERRA É LINDO DE LER SE NOS QUIZEREM VISITAR E DEIXAR UM COMENTÁRIO É MUITO BEM VINDO
VOTOS DE UM SANTO NATAL E FELIZ ANO NOVO
Antonio Assunção--voz do Goulinho

17:57:00  
Anonymous justiceiro said...

Não conheço a Marcia nem faço ideia de quem seja o anónimo que esteve a "apertar" com ela.
Problemas de familias sempre existiram e a Moura Morta foi prodiga nisso desde tempos ancestrais.
A ultima moura que ca existiu foi acusada e denunciada por ser moura e amiga dos seus amigos.
Por isso, como ainda ninguem conseguiu sanar este tipo de acontecimentos, não se preocupem.
Isto ha-de continuar a ser assim ca por estas bandas.

12:40:00  
Anonymous Anónimo said...

e no tempo em que as mulheres lavavam nos lavadóiros

16:00:00  
Anonymous Anónimo said...

e nas pedras do rio? Era um dia para ir lavar a roupa ao rio.
havia farnel e tudo, pois 2 pessoas enchiam o areal e calhoal todo com a roupa de 15 dias ( ou mais).
Tinha de ser à vez a ocupar o espaço.
E foi nessas idas ao rio que aprendi a nadar no Caneiro. As boias de aprendizagem eras duas cabaças ligadas por uma corda. Ainda as conservo como reliquia. Não havia boias de plastico. Mais tarde e como requinte ja havia que andasse com camaras de ar.

13:00:00  

Enviar um comentário

<< Home