sábado, maio 01, 2010

Moura Morta - O Sonho Comanda a Vida

Verão junto ao rio com cada vez mais adeptos

O calor convida ao mergulho e as águas do rio Alva mereciam uma praia fluvial na freguesia das Lavegadas. Haveria quem lhe viesse a chamar “praia dos pobres” mas, com ou sem alcunha, a margem esquerda do rio Alva na Moura Morta seria um caso de sucesso.

Uns refrescariam o corpo num mergulho no rio. Outros leriam no sossego duma esplanada ou aproveitariam o contacto com a natureza para estudar e relaxar. Os mais preguiçosos ficariam deitados ao sol. Os enérgicos aproveitariam para nadar e remar numas canoas. Assim se passaria uma tarde na praia fluvial da Moura Morta que seria, um caso de sucesso no Verão do concelho de Vila Nova de Poiares.

Atraídos pelo fresco das águas do Alva e pelo verde das suas margens, seriam às centenas as pessoas no “areal” ou no rio, dando razão aos que ainda lhe chamam “praia dos pobres”. E o que é certo é que a alcunha continua a fazer sentido, até porque a crise não permite grandes investimentos em férias nas praias de mar de Portugal e, muito menos, grandes voos para outras paragens mais, ou menos, paradisíacas.

Seriam muitos os que, pela margem esquerda ou direita, fariam o caminho até à moenda e areal do Caneiro da Moura Morta e, alguns, apenas pelo prazer de desfrutar da natureza e dar um mergulho no rio numa tarde de sol, mesmo que não seja em tempo de férias ou porque não há “euros” para gastar noutro destino.

Nadar sem ondas «Os meus amigos vêm cá muitas vezes, por isso, se pudesse vinha cá mais», garante um amigo do Pedro Rafael, explicando que o rio é especialmente convidativo porque «a água não tem ondas, como o mar, e eu prefiro assim».A avaliar pela quantidade de escuteiros, jovens, adultos, com mais ou menos idade que têm vindo acampar na Moura Morta, são muitos os que pensam da mesma forma que tal amigo do Rafael. Uma verdadeira «jóia da coroa da freguesia Lavegadas e do concelho de Poiares» na qual os actuais autarcas da freguesia consideram que poderia ser um sucesso. De tal maneira que a Junta, em conjunto com alguns moradores da aldeia, já efectuaram cortes e limpezas na zona do areal e da moenda.

A remodelação é importante, até porque se precisa de ter mais capacidade de resposta», adianta o actual presidente, muito embora não possa deixar de estar satisfeito por cada vez mais pessoas procurarem aquela margem do rio para passar um ou mais momentos durante o Verão. Ricardo, morador na Lousã, estreou-se no areal do rio e promete voltar depois «com amigos», porque «é um espaço muito agradável.

O Campeonato do Mundo de Pesca de 2006 foi um sossego e a Moura Morta veio nas primeiras paginas das revistas da especialidade e das televisões de todo o mundo e mereceu os elogios dos campeões do Mundo da Republica Checa e de nuestros hermanos Espanhois que conquistaram a Medalha de Bronze.

Atente-se e ausculte-se a imprensa escrita e as rádios que apregoam as provas do Campeonato do Mundo 2006 nas varias especialidades. Esperava-se que a nossa Câmara tivesse montado Outdoors ao acontecimento como fizeram os nossos vizinhos de Góis e de Penacova. Poderiam ter sido montados na Moura Morta e na Ponte Mucela Outdoors informando que os concorrentes estavam em terras da Capital Universal da Chanfana e em terras onde D. Afonso Henriques deu Foral em 1151 e também onde existiam 18 Rodas de tirar agua do rio, 7 Moendas de Farinha, 4 Barcos no rio, 2 Lagares de Azeite , 7 Moinhos de Ribeiro e 2 Fornos de Cal que evocariam a moira má.

Não esqueçam que os mouros foram os maiores engenheiros e artistas a trabalhar com a água e com o vento e que viveram tanto tempo na nossa terra como o D. Afonso Henriques ( andaram cá 875 anos).

Hoje não ha nada disso e parece que ninguem está interessado em falar nisso.

Coisas do passado. Coisas do pós 25 de Abril dos nossos políticos mais analfabetizados.

Valia a pena, pois hoje nas nossas terras desapareceu tudo.

Por agora a Câmara fala na sua menina dos olhos de oiro que é o fluviário ou Aquário sobre os rios e pouca ou nenhuma preocupação têm com o rio Alva, da qual a Câmara Municipal têm a responsabilidade da Concessão.

Sabia que daqui a alguns dias a Moura Morta vai ser palco de uma importante prova do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma?

Se calhar não sabe é que não foi tido por parte da Câmara nenhum tipo de preocupação no que diz respeito à ordenação e limpeza do rio e dos acessos envolventes, daí que os pescadores para acederem à parte do rio entre a redonda e o Barragem terão de o fazer pelo concelho de Arganil visto que não têm qualquer acesso pelo Concelho de Vila Nova de Poiares.

Será que a Câmara Municipal com a Junta de Freguesia e as entidades responsáveis pela área de rio não poderiam fazer um acordo com algum madeireiro ou com alguém desempregado afim de fazer a limpeza do rio desta forma em vez do pagamento da totalidade poderia ser negociado, tendo em conta o valor das madeiras retiradas do rio, criando desta forma um negócio vantajoso para todos.

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não vemos que a Camara esteja interessada em reabilitar nenhuma moenda nem rodas nem barcos no rio Alva.
Tem um Departamento da Cultura e uma ADIP, mas coisas destas não fazem parte do identitario de Poiares.
Azeiteiros, sucateiros e cabreiros é que parece que são da raça poiarense.

17:04:00  
Anonymous Anónimo said...

O ti Abel ainda é o unico artista vivo que é capaz de fazer aquelas geringonças.
No dia em que se finar, todos irão dizer que foi pena não se ter feito uma roda e po-la junto ao cascalhal da moenda.... e um barco?

20:29:00  
Anonymous Anónimo said...

se calhar a praia fluvial nunca avançou por causa da temperatura da água mesmo no verão ser demasiado fria...de qualquer modo o açude da "marinheira" era um melhor para se fazer uma praia fluvial!!

22:44:00  
Anonymous Anónimo said...

É pena na Marinheira não haver estas paisagens magníficas

23:20:00  
Anonymous Anónimo said...

Fazer praia fluvial é uma questão de dinheiros e de vontades politicas

01:22:00  
Anonymous Anónimo said...

essa praia la na moura morta jà podia estar feita mas segundo eu houvi falar que o barba azul nao vai dar mais dinheiro nenhum para as obras da moura morta

11:53:00  
Anonymous Anónimo said...

Conheci a Moura Morta já lá vão uns aninhos...gostei muito das suas gentes e paisagens.Principalmente toda a margem do rio Alva, com um belíssimo meandro junto ao campo de futebol...
A festa realizada todos os anos é um evento sempre de louvar...assim como as restantes iniciativas que se seguem.
É extremanente necessário lutar para preservar e recuperar todas as áreas que se encontram por vezes esquecidas perante o poder local... Mas acredito nas gerações mais novas que, assim como eu não se inibem para melhorar e alterar de forma positiva as povoações que mais nos dizem...
Pelo que, Deixo desde já felicitações para quem elaborou o blog... no sentido de continuar a ter um espaço para discussão e divulgação dos diferentes aspectos da sua aldeia...
cumprimentos ao R...

16:32:00  
Anonymous Anónimo said...

O Presidente da Junta fazer algo????

Só pensa em assar porcos no espeto e mandar uns tiros par o ar!

Quer lá saber das rodas, do rio ou da pesca...

11:20:00  
Anonymous Anónimo said...

Metam la os do sao pedro
Depois em vez de porcos assados levam é porrada.

14:18:00  
Anonymous Tanto que fazer said...

É uma pena mesmo.
tantas aldeias e lugarejos pobres e perdidos que têm sido recuperados e para os quais vale a pena ir.
Aldeias da Beira Interior e do Tras-os Montes abandonados pelos fariseus politicos estão a ser recuperados e valorizados.
O dinheiro lá aparece para isso e é um encanto visitar esses lugares longinquos e escondidos tão bem tratados pelos seus autarcas.
Aqui é o que se vê.
Onde estão retratados os seus costumes e a herança de tantos anos de trabalhos agarrados às terras pelas gerações de nossos antepassados.
A industria vivida nas suas epocas, como as moendas e os moinhos, as rodas, as noras, os lagares, os alambiques, os chafarizes,os barcos no rio, os troncos, os ferradores, os capadores.
Tudo se abandonou.
Sendo o troço do rio ,na Moura Morta- Ponte um dos melhores coutos pesqueiros não se compreende que esteja assim abandonado.
Deus dá as nozes a quem não tem dentes.
Se ha uns 20 anos os arganilenses gostavam de ter um presdente como o de Poiares. Agora ha ja uns 8 anos para ca, que é ao contrario. Os poiarenses ja gostavam de ter um presidente novo na idade e novo nas ideias, como o de Arganil.
Não ha um autarca que se lembre que nada se fez nestes anos todos na freguesia das Lavegadas.
Quando pensamos que temos muita coisa feita em 35 anos, vão espreitar esses locais no interior deste país, para ver como ficamos cá para tras, embalados pelo paleio da chanfana.

14:42:00  

Enviar um comentário

<< Home