terça-feira, agosto 22, 2017

Poiares vai ter cobertura total da iluminação pública em tecnologia LED

Sistema sem investimento do Município permitirá ainda poupança de custos e redução do consumo energético
O Município de Vila Nova de Poiares aprovou na última reunião do Executivo Camarário os projetos de execução das medidas de melhoria da eficiência energética na iluminação pública do concelho, que permitirão a implementação de tecnologia LED em todas as luminárias existentes. A medida foi aprovada com os votos a favor da maioria socialista e com a abstenção dos vereadores do PSD.
«Seremos um dos primeiros concelhos do país com cobertura integral da iluminação pública em tecnologia LED», avançou o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, explicando ainda que «para além de não ter custos para o município, dado que será suportada pela ESE (Empresa de Serviços de Energia) que ganhou o concurso público, permite uma poupança energética na ordem dos 60%». Acrescentou ainda que «com esta medida vamos ter uma poupança superior a 1,2 milhões de euros durante os 12 anos do projeto, valor que permitirá cobrir na totalidade o investimento, não havendo por isso custos adicionais para o Município».

Na reunião da Câmara Municipal esteve presente um técnico da empresa que fez uma apresentação do projeto a implementar, onde realça que «para além de uma poupança garantida, haverá um acréscimo de fluxo luminoso de 5% na luminárias, o que permitirá uma melhor iluminação e redução do consumo energético».

A decisão de religar todas as luminárias já tinha sido tomada, no entanto, com este sistema pretende-se ir mais longe, garantindo melhor qualidade de luz, ao mesmo tempo que se poupa nos custos energéticos. «Finalmente vamos poder devolver aos poiarenses a iluminação pública totalmente reposta, sem luminárias desligadas e com ganhos significativos de eficiência e poupança energética, em tecnologia LED não poluente», afirmou.

Lembrou que esta era uma medida fundamental, dado que «era urgente corrigir uma medida errada da anterior gestão com enormes impactos negativos na qualidade de vida e bem-estar dos poiarenses», recordando, que a reposição da iluminação é uma das principais reivindicações que tem sentido por parte das populações desde que tomou posse.

Refira-se que o sistema a implementar irá substituir e modernizar todas as luminárias existentes, dotando-as da mais recente tecnologia, com altos níveis de performance, não poluente, difundindo uma luz branca (ao invés da atual de tom amarelado), com difusores verdadeiramente eficientes que garantem melhor qualidade de luz e níveis de iluminação adequados aos diferentes locais de instalação, graças ao sistema de telegestão integrada.

Etiquetas: