quarta-feira, dezembro 02, 2015

POIARES REALIZOU MONTARIA AO JAVALI

Ação de controlo de espécie cinegética previsto no Plano Anual de Exploração da Zona de Caça Municipal
A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares promoveu, no passado fim-de-semana, uma Montaria ao Javali, numa ação de controlo da espécie cinegética, devidamente prevista no Plano Anual de Exploração da Zona de Caça Municipal, para a época venatória de 2015/2016.
Ao todo foram mais de cinquenta os caçadores que se juntaram na Associação Recreativa de São Miguel, onde depois do tradicional ‘taco’ se sortearam as respetivas ‘portas’ que cada um iria ocupar durante a jornada de caça. Antes da partida, foram ainda lembradas as regras de segurança e boas-práticas venatórias, não só pelo diretor da Montaria, o Coronel José Oliveira, como também pelo Eng.º Luís Fernandes e pelo Sr. Nuno Amaral, dois elementos bem conhecidos entre os monteiros e que, pela sua reconhecida experiência nesta matéria, foram convidados pelo Município para apoiar a organização desta iniciativa.
Terminada a Montaria, propriamente dita, os caçadores regressaram ao ponto de partida, acompanhados das 3 reses abatidas que, no final do dia foram leiloadas, como ‘manda’ a tradição.
No final da jornada, e em jeito de balanço, o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, fez questão de sublinhar que, «mais importante do que o número de animais abatidos, é o facto de não se terem registado acidentes e da montaria ter proporcionado momentos de salutar convívio e companheirismo entre todos os intervenientes».
Refira-se ainda que as montarias ao javali têm um importante papel no controle da densidade das populações destes animais, cabendo ao Município a responsabilidade de entidade gestora, cuja ação é essencial para a preservação das espécies, e para a gestão dos recursos cinegéticos de forma equilibrada e sustentável.

Etiquetas: ,