quarta-feira, novembro 19, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 19 de Novembro


Faria hoje 81 anos Leonel da Vinha e faz hoje 48 anos o seu filho Albino Américo
19 de Novembro

Eventos históricos
461 — É eleito o Papa Hilário.
1499 — Vicente Yanéz Pinzón, navegador espanhol, partiu da Espanha, e algum tempo depois teria chegado às terras brasileiras ainda antes de Pedro Álvares Cabral, o descobridor oficial.
1819 — Inauguração do Museu do Prado em Madrid, Espanha.

1946 — Afeganistão, Islândia e Suécia são admitidos como Estados-Membros da ONU

Nascimentos
1600 — rei Charles I de Inglaterra.
1711 — Mikhail Lomonosov, cientista e artista russo.
1724 — Bartolomeu de Gusmão, pioneiro português da aviação.
1805 — Ferdinand de Lesseps, diplomata e empresário francês (m. 1894).
1831 — James A. Garfield, vigésimo presidente dos Estados Unidos (m. 1881).
1894 — Américo Thomaz, almirante e politico português.
1917 — Indira Gandhi Primeira Ministra da Índia (m. 1984).
1933 - Nasce na Casa da Vinha na Moura Morta, Leonel Ferreira dos Santos, filho de Americo Ferreira dos Santos e de Piedade da Conceição Coimbra Henriques. Fez os estudos secundários em Coimbra na Escola Comercial e Industrial Avelar Brotero onde hoje é a Jaime Cortesão junto da Policia com uma classificação brilhante. Fez os Preparatórios para o Instituto Comercial, mas teria de ir estudar para Lisboa ou para o Porto, o que o pai não aceitava. Assim desanimado, resolveu emigrar para Belém do Pará. Com 18 anos segue as pegadas dos seus antepassados indo para Belém do Pará onde o pai tinha estado 28 anos. Rapidamente se estabelece com alguns dos valores que o pai la tinham deixado e não tinham transferido para Portugal. Um valor razoavel que daria para comprar terreno igual ao adquirido na Quinta da Cheira em Coimbra. Ao fim de pouco tempo manda ir o irmão Albino em que este, estando ainda em Coimbra já era seu sócio. Em tempos difíceis, vem pela primeira vez à Moura Morta 15 anos depois em 1966. Casou com Eunice Serra dos Santos, sua prima e descendente da Casa da Gândara em Mucela. Apos uma intervenção cirurgica falece a 18 de Junho de 1973 com 40 anos de idade em Belém do Para onde ficou sepultado.Teve 3 filhos Albino , Leonice e Jose Henriques que vivem ainda em Belém do Para. 
Numa gestão dos seus negocios os dinheiros do progenitor, passados  30 anos, com a desvalorização do cruzeiro, fizeram-se contas rendendo uma roçadoira para ir ao mato.
1954 — Kathleen Quinlan, atriz norte-americana.
1963 — Jodie Foster, atriz norte-americana.
1966 - Albino Américo Serra Ferreira dos Santos, filho de Leonel Ferreira dos Santos e de Eunice Serra dos Santos, nasce na Maternidade Daniel de Matos no Cidral em Coimbra. Passado poucos meses segue com os pais para Belém do Pará onde viviam. Faz os seus estudos em Belem e licencia-se em Engenharia Civil pela Universidade do Pará. Veio a Portugal ja adulto com 20 e poucos anos tratar de assuntos de família relativos à herança de seus avós, não tendo voltado á Moura Morta. Vive actualmente em Belém do Pará onde casou.

Falecimentos
1828 — Franz Schubert, compositor romântico austríaco (n. 1797).
1833 — João Severiano Maciel da Costa, Marquês de Queluz.
1925 — Jules Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração (n. 1841).
Hoje é dia
Dia Internacional do Xadrez



Etiquetas: , , ,