terça-feira, julho 03, 2012

“A Eletricidade em Arganil: as empresas elétricas e as suas realizações (1926 – 1978)”

“A Eletricidade em Arganil”
A palestra terá lugar no próximo dia 12 de Julho de 2012, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Miguel Torga e terá como perante o Doutor João Figueira.

O Município de Arganil vai realizar mais uma Palestra integrada nos “Encontros sobre a História do Concelho de Arganil”.
Este 5º Encontro sobre a História do Concelho de Arganil tem como tema “A Eletricidade em Arganil: as empresas elétricas e as suas realizações (1926-1978)” tem como objetivo apresentar a forma como a eletricidade chegou a Arganil, desde as primeiras iniciativas tendentes a instalar uma rede eléctrica nesta vila nas primeiras décadas do século XX, até à sua efectiva concretização a partir de meados dos anos 1920 fruto das iniciativas empresariais locais, nomeadamente da constituição de duas empresas elétricas.
João Figueira nasceu em Arganil na década de 60, tendo residido em Vinhó (Vila Cova de Alva), onde tem família.
É doutorado em “Estruturas Sociais da Economia e História Económica” pela Faculdade de Economia, Mestre em “História Económica e Social Contemporânea” e Licenciado em “História da Arte”, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Foi professor do ensino superior entre 1998 e 2010, sendo atualmente colaborador do Gabinete de História Económica e Superior do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.
Investigador na área da história económica, nomeadamente na história da eletrificação do país, o Doutor João Figueira publicou, entre outros: “A eletrificação da rede: as grandes opções” in O Caminho de Ferro em Portugal 1910-2010, “As atividades económicas em A Comarca de Arganil” in A Comarca de Arganil – 100 anos de um jornal e A eletrificação do centro de Portugal no século XX.