quinta-feira, julho 31, 2008

Os Barqueiros do Mondego

RANCHO TÍPICO DE MIRO

"OS BARQUEIROS DO MONDEGO"
HISTORIAL

Foi em Julho de 1986, que a direcção do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro, na altura presidida por Manuel Cunha Nogueira, resolveu preencher uma das lacunas que mais se fazia sentir no seu seio, criando para o efeito um Rancho folclórico, por forma a poder transmitir aos mais novos, e aqueles que nos visitam, os usos e costumes existentes na região, os quais se vinham dissipando através dos tempos.
Assim, Manuel Nogueira; Leonel Machado; Luis Orfão e Mário Roma, criaram o Rancho Típico de Miro "Os Barqueiros do Mondego", aquele que até hoje tem espalhado o seu já vasto reportório por todos os cantos de Portugal.
Só em 1989, após pesquisa e recolhas, junto de pessoas mais idosas, iniciou a sua actividade, através de actuações, de Norte a Sul do país.
A partir de Dezembro de 2003, passou a secção autónoma do Grupo, com nº de contribuinte e a reger-se por estatutos próprios, com objectivos definidos.
O Rancho Típico de Miro “ Os Barqueiros do Mondego”, é um grupo constituído por cerca de 40 elementos, sendo 9 pares de dançarinos, 11 elementos na tocata, outros tantos no coro e nas representações.
A maior parte do elementos do Rancho vestem trajes de trabalho, dos quais destacamos: O Barqueiro do Mondego, O Calafete, O Carreiro, O Agricultor, O Carvoeiro, O Pescador, O Estanqueiro, O Lenhador, As Lavadeiras e as Tratadoras de linho. Também representam os trajes de Noivos ricos, Os Romeiros, A Mordoma, e o par de Namorados com fato Domingueiro.
Na tocata prevalecem os instrumentos de corda, visto que na região onde nos inserimos, não ser usual o acordeão.
As danças apresentadas são: A Ciranda, Pé em ponto, Cigarra, Senhora das candeias, Pião, Limão verde limão, Papagaio, Ai ó Manuel, Vira da região, Dobadoira e a Cobra na relva verde.