sexta-feira, maio 23, 2008

Sopas e doces animaram S. Martinho da Cortiça

A feira de Sopas & Doces ultrapassou as expectativas da organização, levando domingo, a S. Martinho da Cortiça um número significativo de amantes da boa gastronomia. Razões de sobra para garantir novo evento para o próximo ano.

Se a diferença de formato ocorrida no ano passado, colheu nota positiva por parte da organização a Feira de Sopas & Doces, realizada domingo, foi a consagração do sucesso, de acordo com a Projecto Radical - Associação Juvenil, que dinamiza o evento.

Recorde-se que, nas primeiras edições, eram os amigos do Grupo Desportivo que confeccionavam as sopas, mas a Projecto Radical entendeu mudar o figurino, envolvendo das várias colectividades da freguesia cada uma das quais está presente no festival com uma sopa que confecciona e serve.

Este ano participaram a Associação de Desenvolvimento Cultural das Fronhas, o Clube Recreativo da Sobreira, a Comissão de melhoramentos da Cortiça, a Liga de amigos das Pombeiras, a União Recreativa e Cultural da Urgueira e a União Recreativa de Mucelão. Quanto às sopas, a tradição e a inovação conjugaram-se, uma vez mais. Na primeira “tranche” destaque para a sopa da pedra, à lavrador, de rabo de boi, de grão de bico e de peixe. Na componente de inovação encontrou-se a sopa da pá.

Contas feitas ainda que “por alto”, foram varia as centenas de pessoas que, domingo se deslocaram a S. Martinho da Cortiça para saborear as sopas e doces tradicionais. Perante a soma de sucessos, a Projecto Radical não tem dúvidas em garantir, desde já, a realização de novo festival de Sopas & Doces no próximo ano.

<<>>, remata Regina Pinto, satisfeita com o balanço (ainda não concluído) do evento.