quarta-feira, outubro 13, 2010

Capela do Divino Espírito Santo

Capela do Divino Espírito Santo
na
Moura Morta

Deixo-vos uma imagem para mostrar quão bonita é o nosso pequeno mas acolhedor local de culto. Ao longo dos anos também na nossa terra o sentido das festas religiosas se foi desvanecendo sendo a parte profana a que mais relevância têm tido. Neste sentido o intuito com que as festas religiosas tinha apenas o propósito de homenagear o Santo e angariar dinheiro para o arranjo e manter a Capela.
No sentido de manter a nossa Capela bonita e ser o nosso orgulho foram feitos novos bancos para a Capela e um novo roupeiro para poder guardar as roupas religiosas de uma forma condigna.

Este post tem como sentido esclarecer o tema de conversa da actualidade na Moura Morta, por estes dias muito se têm falado e opinado sobre este assunto.
Diz-se que as festas religiosas deste ano não se realizaram porque o dinheiro da "comissão de festas" foi gasto nos bancos e no roupeiro, mas nunca é demais salientar que esse dinheiro foi oferecido pela população ao Santo Padroeiro (e penso que para benefício do Santo). Já agora também é bom esclarecer que não se levantou todo o dinheiro da comissão de Festas, só o estritamente necessário ao pagamento dos bancos e roupeiro.
Já agora também devo relembrar quem ultimamente quem particularmente têm contribuído para a capela nos últimos anos:
  • Uma estante para o Missal para colocar em cima do Altar - (Oferta da Fátima Lopes e da Ti Quitas do Pátio)

  • Paramento do Padre - (Oferta da Rosa Leitão filha do Ti Zé Leitão)

  • Renda para a Alva - (Oferta da Elsa filha da Ti Maria Lima)
  • Ambão, Arranjo do Cálice e Renda - (Oferta da Nazaré e e Deolinda Rita)
Não interpretem isto como uma critica mas como uma observação.