quinta-feira, janeiro 31, 2008

Projecto Inovador no Concelho

Autarquia discute criação do Centro Ambiental da Fileira Automóvel

O Presidente da Câmara de V. N. Poiares, Jaime Soares, promoveu uma reunião com o pró-reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Guerra, procurando sensibilizar a instituição para a importância da criação no concelho de um projecto inovador no domínio da reciclagem e tratamento dos Veículos em Fim de Vida (VFV).
Na reunião, que se seguiu a outra realizada com o reitor da UC, Seabra Santos, foi discutida a possibilidade de instalação em Poiares de um Centro Ambiental da Fileira Automóvel.
No encontro estiveram também presentes dirigentes da empresa CH Business Consulting, responsável pelo estudo encomendado pela autarquia e que deu origem a este projecto, bem como a presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares (ADIP) e vários técnicos da autarquia. Para o presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um projecto que nasceu de uma profunda preocupação, em termos ambientais, para tratar de forma ecológica todos os resíduos da indústria automóvel”. Mas seguiu também para “criar em Vila Nova de Poiares soluções para a problemática da gestão dos VFV, criando um cluster de empresas do sector, ligadas ao desmantelamento, reacondicionamento, comercialização e reciclagem de peças, componentes automóveis e sucatas em geral”. “ Além de permitir o cumprimento das normativas e disposições legais e ambientais, permite uma melhoria significativa da rentabilidade das empresas, promovendo emprego e criação de riqueza”, referiu Jaime Soares, sublinhando que a isso se alia “um profundo respeito pelo ambiente e pelos valores ecológicos, fundamentais para um crescimento económico saudável e sustentado”.
No final da reunião, todos foram unânimes em considerar o projecto como fundamental e inovador, colocando a tecnologia de ponta ao serviço dos valores ambientais, não deixando de sublinhar que, além da Universidade de Coimbra, a participação de todos os comerciantes locais do sector é fundamental para garantir o sucesso.

in:http://alveite.wordpress.com

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Poiares era considerado a terra do Oleo Marinho com azeiteiros na cab
ndonga. Agora quer ser a terra dos sucateiros.
Lixo já ca temos muito. Havia um concelho que era livre dos residuos nucleares. Deviamos era lutar por um concelho livre de sucatas e de sucateiros.
isto deve ser negocio para alguem. Aguardem e espreitem a ver quem está por tras disto.

20:55:00  
Anonymous Anónimo said...

Ó meus amigos... Nada como preparar o Futuro! Pensem bem!
Não tarda também será pedido que Poiares seja reconhecido como Zona pastorícia, onde poderemos ver grandes rebanhos de cabras para não perdemos a identidade com a chanfana. Nada como preparar o futuro...

09:56:00  
Anonymous Anónimo said...

Com as cabras concordo. Essas é que limpariam as matas e resolviam o problema dos fogos florestais. Aqui no concelho vizinho de Arganil, a Vumba dos Dias da Cunha em S. Martinho da Cortiça tem as matas limpas so com as cabras que por la andam. Estas cabras ate as pedras roem. Ta tudo limpinho.
Tragam sim, cabras de qualidade, cabras de 4 patas.

10:18:00  

Enviar um comentário

<< Home