quinta-feira, agosto 28, 2008

HIPERICÃO da MOURA MORTA


Este Hipericão da Moura Morta também conhecida por Erva de S. João, Milfurada e Hipericão Ordinário. Empregam-se as extremidades como vulnerárias e adstringentes. Esta Planta misturada com liquen e hera terrestre é excelente no tratamento das enfermidades das vias respiratórias. Também serve para fazer voltar a menstruação. Para isso bastam 30 gramas dentro dum litro de água fervente, durante dois minutos, e tomar meio litro por dia, quente.
Para cicatrizar as feridas e lavar as chagas, três vezes por dia. Para este fim empreguem-se também as flores maceradas, 5 dias, dentro de alcool de 20 graus, e lavem-se depois as chagas com este liquido duas vezes ao dia.
O Hipericão Celhado e o Hipericão Quadrangular, têm as mesmas propriedades terapêuticas do Hipericão Ordinário.
Usos
Internamente: Perturbações psíquicas, estados depressivos, ansiedade e/ou excitamento nervoso. Preparações de óleo de hipericão para problemas de dispepsia.
Uso externo: Preparações de óleo de hipericão para o tratamento de feridas e contusões, mialgias e queimaduras do primeiro grau.
Efeitos secundários
Pode aparecer fotosensibilidade, especialmente em pessoas de pele muito branca.
Posologia:
Se não prescrito de outra forma, tomar uma dose média diária de 2-4 g de planta ou 0,2-1,0 mg total de hipericina.
Modo de Administração
Planta cortada ou em pó, preparações líquidas ou sólidas para uso oral. Preparações líquidas ou semi-sólidas para uso externo. Preparações com óleo para uso externo ou internamente.
Efeitos:
Existem inúmeros relatórios médicos referentes à planta e seus preparados que indicam um efeito anti-depressivo suave. Foi demonstrado experimentalmente que a hipericina é inibidor das mono-amino-oxidases. As preparações de óleo de hipericão têm actividade antiflogística.
Posologia e Modo de Administração:
Preparar uma infusão com 150 ml de água e 1-2 colheres de chá de erva de São João durante cerca de 10 minutos e passar por filtro para chá.
Se não prescrito de outra forma, beber uma ou duas chávenas de chá, recentemente preparado, de manhã e à noite.
Duração do tratamento:
Usualmente, para produzir efeitos, é necessário tomar durante períodos de várias semanas ou meses.
Nota
Conservar ao abrigo da luz e poeiras.