terça-feira, setembro 13, 2016

Moura Morta e o Rio Alva

Este foi o resultado das gravações efectuadas na Moura Morta. Uma tarde de gravações e saiu este documentario no Programa da TVI nas Festas das Artes e Paladares

Vila Nova de Poiares tem várias opções para quem gosta do contacto com a Natureza.
TVIPLAYER.IOL.PT



Etiquetas:

domingo, setembro 11, 2016

Ainda se lembra das Biblliotecas itinerantes da Gulbenkian?

Belos tempos! Quando se iam buscar um livro á biblioteca itinerante e se lia numa tarde no meio de dois livros da escola. Normalmente passava uma vez por mês e parava na Ponte de Mucela. E que ânsia desse dia! Graças a estas bibliotecas itinerantes muitos ganharam o gosto pela leitura. Nas aldeias não havia livrarias e muito menos dinheiro para comprar livros. Nem as escolas tinham livros para emprestar. No Centro de Convivio da Moura Morta há uma pequena biblioteca onde muitos desses livros foram doados e cedidos. Há quantos anos não é lido nenhum livro dessa Biblioteca?

Etiquetas: ,

sexta-feira, setembro 09, 2016

Faz 50 Anos - Num Fogo na Serra de Sintra morreram 25 Militares

Nessa altura ainda os militares apoiavam no combate aos fogos florestais. Sem a adequada formação e sem um comando adequado um pelotão de soldados do Quartel de Queluz foi dizimado no meio das chamas. Morreram encurralados no meio do fogo. Sem um comando adequado é um grande risco enviar tropas para as frentes dos fogos florestais. Mais recentemente e com devidos enquadramentos houve mortes de bombeiros nas frentes de fogo.

Etiquetas: ,

A SABOEIRA - Planta que nos é familiar

SABOEIRA – Saponaria officinalis – CARIOFILÁCEAS. Erva saboeira, saponária.

IDENTIFICAÇÃO: De 30 a 60cm de altura. Perene, numerosos caules, eretos, cilíndricos, robustos e av ermelhados; folhas glabras, sésseis, grandes; flores cor-de-rosa-claras, grandes, pedunculadas; cápsula oblonga, numerosas sementes castanhas; rizoma prolífico, amarelo ao corte. Cheiro agradável (flores); sabor amargo e desagradável.

USOS E PROPRIEDADES: Usada na tratamento de afecções cutâneas. É tida como colerética, depurativa, tônica, sudorifíca e diurética.
OBS: Preparar e utilizar imediatamente. Dosagens devem ser rigorosamente observadas.

Etiquetas: ,