terça-feira, dezembro 30, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 30 de Dezembro


Virgílio Fernando Marques Rei
Festeja hoje o seu 60º aniversário

Sócio Mouramortino n.º 2

Sócio Fundador - 01 de Abril de 1977

O Virgílio Rei nasceu em Mucelão a 30 de Dezembro de 1954, mas só foi registado a 07 de Janeiro de 1955, por isso a sua data de nascimento não coincide com a sua data do bilhete de identidade.
Isto acontece porque as pessoas tinham um prazo para registar os meninos e como neste caso o registo era em Arganil ainda a alguma distância de Mucelão, recuando no tempo iremos perceber que os meios de transporte não existiam em abundância, provavelmente para não pagar a multa o Ti Albino registou-o então em Janeiro.
Viveu na Moura Morta, ao cimo da rua, mas a sua residência agora é nas Hortas; é casado com a Graça e têm quatro filhos (o Márcio Rei, Rui Rei, Pedro Rei e uma menina), trabalha no sector da Construção Civil.
Embora tenha ido viver para as Hortas continua a ser presença habitual na nossa terra pois aqui continuam a estar alguns familiares e amigos, daí que o Virgílio não dispense um bom jogo de Sueca no Convívio onde pode juntar o útil ao agradável, jogar e confraternizar.



O
Blog da Moura Morta Morta,

deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

sábado, dezembro 27, 2014

O Presepio e a Missa do Galo

Tradições de Natal

Como as tradições natalícias estão muito enraizadas em Portugal, aproveita-se para desejar  a todos os Mouramortinos espalhados pelo Mundo, um
Feliz e Santo Natal
PresépioNa origem deste costume encontram-se as esculturas e quadros que enfeitam o templos para doutrinar fieis analfabetos e as representações teatrais semilitúrgicas que se representavam durante a missa de natal. Mas a tradição gerou-se no século XIII quando São Francisco de Assis quis celebrar o natal o mais realista possível, e com a permissão papal instalou um presépio de palha dentro de uma cova, pôs a imagem do menino Jesus um boi e um burro vivos perto dela. E nesse cenário celebrou-se em 1223 a missa de natal. O sucesso desta humilde representação do presépio foi tal que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres europeias e de lá foi descendo até ás classes mais pobres. Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século XVIII. A sua popularidade nos lares espanhóis, portugueses e latino americanos estendeu-se ao longo do século XIX e a França não o fez até inícios do século XX.
Missa do galo
Assim se conhece a missa que se celebra na noite de natal. A sua denominação provêm de uma fábula que afirma que foi este animal o primeiro a presenciar o nascimento de Jesus, ficando encarregado de anunciá-lo ao mundo. Até ao começo de século XX era costume que á meia-noite fosse anunciado dentro do templo por um cante de galo, real ou simulado. Esta missa apareceu no século V e a partir da idade média transformou-se em celebração jubilosa longe do carácter solene com que hoje a conhecemos. Até princípios do século XX perdurou o costume de reservar aos pastores congregados ali o privilégio de serem os primeiros a adorar o menino Jesus. Durante a adoração, as mulheres depositavam doces caseiros, que logo trocavam por pão bento, ou seja pão de natal. Era também costume reservar um bocado deste pão como amuleto ao qual só se podia recorrer em caso de doença grave. Outra tradição que perdurou é a de estriar nessa noite uma peça de roupa com a qual se afastava o demónio. Em algumas regiões esta missa celebra-se durante as primeiras horas do dia.
Na maioria dos países é tradição que toda a família acuda a ela unida sendo o momento mais importante das festas natalícias.

Etiquetas: ,

Restaurante Mondeguinho em Coimbra

Este reconhecido restaurante da Baixa de Coimbra, abriu com nova gerência dos descendentes de João Ferreira dos Santos, natural da Ponte de Mucela da Freguesia de Lavegadas no Concelho de Poiares.
Uma familia descendente da Casa do Caneiro e dos Catraias da Moura Morta. É de recordar Jose Ramos Rodrigues era irmão mais novo do Padre Eduardo Rodrigues (Catraia) que chegou a ser Presidente da Câmara de Arganil e eram naturais da Moura Morta tendo vivido na Ponte da Mucela do lado de Poiares

Etiquetas: ,

quarta-feira, dezembro 24, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 24 de Dezembro

Abel Lopes - Nascido a 24 de Dezembro de 1925


faria hoje o seu 89º Aniversário
Um dos poucos capaz de tudo fazer com madeira com ferro ou que o que for preciso ser trabalhado afim de sair daí algo que funcione, alguns do que o conhecem falam dele com muita consideração, pois é, 85 anos, dos poucos se não o único capaz de por a funcionar moinhos de vento, reparar os lagares de azeite, capaz de construir rodas, barcos noras com sistemas mecânicos (com o acoplamento de caixas de velocidades e veios), mas isso não quer dizer que não seja capaz de construir as noras em madeira (tradicionais), ou os barcos de madeira para atravessar o rio. Poderia estar para aqui a escrever mais, muito mais, mas não poderia deixar de referir o seu sentido de humor e a sua perspicácia .
Merece assim a nossa homenagem. Espera-se que os familiares elaborem um Curriculum com seus feitos e as suas artes. O Ti Abel merece-o, até pela admiração que os conterrâneos e amigos têm por ele.Estas homenagens são merecidas enquanto em vida dos artistas. Não pode ser esquecido, apesar da foto merecida que se encontra no Centro de Convívio o homenagear na presença as pessoas que colaborarem em trabalho com o inicio do Centro.
Conhecido como o Abel Ideias, o verdadeiro artesão.

Era o Sócio n.º 9 do Centro de Convívio da Moura Morta - Sócio Fundador - Sócio desde 01 de Abril de 1977
Foi distinguido com a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.


Etiquetas: , ,

Efemérides Mouramortinas - 24 de Dezembro



Elsa M. Henriques Lucas Santos

24 Dezembro 1961

A Elsa Festeja o seu "Quinquagésimo  Terceiro Aniversário"

A Elsa nasceu a 24 de Dezembro de 1961 na Moura Morta e é filha da Ti Maria Lima e de Álvaro Lucas de Mucelão, é costureira, casada com o Luís Santos , têm dois filhos (Luís Filipe e Pedro Rafael) .



O Blog da Moura Morta deseja-lhe um Feliz Aniversario

Etiquetas: ,

terça-feira, dezembro 23, 2014

Quem não se lembra deste Tipo de Brincos ?


Brincos à Rei
Brincos à Rei - São muito parecidos com os brincos à Vianesa, mas mais elegantes, compostos por uma parte superior, uma parte média em forma de laço (herdeira da laça ou laçada) e uma parte terminal. - não aparece aquela parte móvel que se encontra ao centro duma das partes dos brincos à rainha. A designação não significa que eram usados pelos reis, ou fidalgos, mas para se distinguir dos brincos à rainha.

Brincos de Princesa
Brincos à Princesa – traduzem-se numa outra variante dos brincos à rainha.

Brincos com pedra
Brincos com pedras
















Brincos com Pedras - Normalmente apresentam pedras azuis ou vermelhas, são curtos ou compridos, com uma pequena franja, onde balançam uns “penduricalhos”. Fazem conjunto com colares, tão em voga nos anos 40, mas que ainda se continuam a usar.

Brincos de meia libra - Os brincos de meia libra refletem a utilização de moedas como adorno, não 
só como pendentes de cordões mas também das orelhas, sendo normalmente utilizadas libras ou meias libras.

Etiquetas:

Efemérides Mouramortinas - 23 de Dezembro


Jaime Henriques - Nascido a 23 de Dezembro de 1948
faz o seu 66º Aniversário

Nasceu em Lisboa onde iniciou os seus estudos, tendo vindo posteriormente para Coimbra onde seu pai foi colocado como Director da Escola Industrial e Comercial Avelar Brotero e Prof. no Instituto Industrial de Coimbra.
Jaime Henriques depois de ter feito o 5º ano do Liceu fez exame ao Instituto Industrial onde se matriculou. Passou pela Banca e veio viver para a Moura Morta onde tem residência.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, dezembro 22, 2014

Em Belém do Pará, Praças são Espaços de Arte e Boemia

Estar ao ar livre faz parte do gosto popular paraense, por isso as praças sempre atraíram jovens e boêmios e agora considerados como espaços a serem ocupados com boa música e outras formas de arte. Em Belém, duas se destacam, uma mais antiga e outra que também já vai contando alguns aninhos e fazendo parte das fotografias e memórias de muita gente lusa que por ali trabalhou: a Praça do Carmo e a Praça Ferro de Engomar. Nelas, encontramos gente que fincou os pés na grama e dela não deseja sair.
Um samba dos anos 1960 está a tocar em volume agradável, o necessário para apreciar a música enquanto se bate um papo. O nome está na placa de entrada, chama-se “Nosso Recanto”, mas é ignorado. Bom mesmo é chamar “Bar do Salomão”, que é o nome do dono, mas acabou sendo adoptado pelos seus frequentadores como forma de se referir também ao bar de mesinhas e cadeiras de madeira histórica na Praça do Carmo.
Em 1977, o senhor Salomão começou o bar no espaço aonde hoje funciona o Fórum Landi. “São 37 anos”, diz ele. Na época, os ritmos mais tocados eram o bolero e o samba. O público era composto por boêmios e pescadores. Quando o bar caminhou para a casa vizinha de número 24, na Rua Siqueira Mendes, entre a Vila Dom Bosco e a Travessa Joaquim Távora, já era o ano de 1985.
“Ainda tinham alguns pescadores que frequentavam quando eu me mudei. Mas em 1993, quando a pesca foi levada para Icoaraci, já veio outro tipo de freguês”, conta Salomão Casseb, o proprietário. Sua recepção então sofreu algumas mudanças, pois é ele quem seleciona músicas de sua própria coleção de vinis para embalar a conversa dos clientes, regadas também a bolinho de bacalhau, ao famoso camarão empanado e caipirinha.
O repertório do bar passou a incluir mais MPB junto ao bolero. “Tem alguns clientes que sempre vêm e pedem música antiga. O pessoal da boemia como vem aqui... O dia de maior movimento é a sexta-feira e o domingo à tarde”, avisa. Dos artistas que costumam estar no bar e fazer pedidos, o sr. Salomão cita Oswaldo Bezerra, “o rei do brega”. “Ele sempre anima a casa”, comenta.
Tudo é bem aprovado por quem frequenta, desde quem vem de longe a quem mora ali pertinho. “Gosto muito, principalmente por ficar no coração da Cidade Velha, centro histórico de Belém, a uns três quarteirões de casa”, brinca o administrador Thiago Ramos.
“Um lugar bom para estar com os amigos, beber uma cerveja e ouvir algum clássico da música. Sr. Salomão sempre surge com alguma pérola da MPB. Além disso, tem algo de sentimental estar-se num lugar tão cheio de história”, descreve.
Há sete anos, o pessoal do Fórum Landi também deixou para sr. Salomão alguns quadros para compor o cenário do bar que se integra à história da Praça do Carmo. “Até hoje eles são admirados por turistas, são fotografados por quem vem aqui pela primeira vez”, conta Salomão. Cada quadro retrata uma lenda do bairro e, principalmente, da praça. O dono do bar conta como seu favorito, o que tem um sacristão pondo vários meninos  fora da igreja.
“Quando a gente era moleque – eu moro aqui desde 1956 –, ia até a igreja de Santo Alexandre direto. A gente queria entrar para ver se era verdade o boato de que uma garota levantou uma vassoura para bater na mãe e virou pedra. Diziam que ela estava lá no alto, então a gente ia tentar subir lá, mas o sacristão não deixava. Aí fizeram esse quadro em homenagem a isso”, ele ri ao lembrar. Enquanto isso, de dentro do bar, vem o som de um bolero. 

Diz-me onde moras... Não tenhas vergonha de dizeres que és da Moura Morta

Não tenhas vergonha de dizeres que és da Moura Morta. Pessoas mais importantes do que tu, assumem-no com orgulho. Terra de gente sacrificada e trabalhadora que durante seculos tambem deu mundos ao mundo....

Diz-me onde moras... (por Miguel Esteves Cardoso)

"Um dos grandes problemas da nossa sociedade é o trauma da morada. Por exemplo, há uns anos, um grande amigo meu, que morava em Sete Rios, comprou um andar em Carnaxide.
Fica pertíssimo de Lisboa, é agradável, tem árvores e cafés. Só tinha um problema. Era em Carnaxide.
Nunca mais ninguém o viu.
Para quem vive em Lisboa, tinha emigrado para a Mauritânia!
Acontece o mesmo com todos os sítios acabados em -ide, como Carnide e Moscavide. Rimam com Tide e com Pide e as pessoas não lhes ligam pevide.
Um palácio com sessenta quartos em Carnide é sempre mais traumático do que umas águas-furtadas em Cascais. É a injustiça do endereço.
Está-se numa festa e as pessoas perguntam, por boa educação ou por curiosidade, onde é que vivemos. O tamanho e a arquitectura da casa não interessam. Mas morre imediatamente quem disser que mora em Massamá, Brandoa, Cumeada, Agualva-Cacém, Abuxarda, Alfornelos, Murtosa, Angeja, ou em qualquer outro sítio que soe à toponímia de Angola.
Para não falar na Cova da Piedade, na Coina, no Fogueteiro e na Cruz de Pau.
(...)
Ao ler os nomes de alguns sítios - Penedo, Magoito, Porrais, Venda das Raparigas, compreende-se porque é que Portugal não estava preparado para entrar na Europa.
De facto, com sítios chamados Finca Joelhos (concelho de Avis) e Deixa o Resto (Santiago do Cacém), como é que a Europa nos vai poder integrar?
Compreende-se logo que o trauma de viver na Damaia ou na Reboleira não é nada comparado com certos nomes  portugueses.
Imagine-se o impacto de dizer "Eu sou da Margalha" (Gavião) no meio de um jantar.
Veja-se a cena num chá dançante em que um rapaz pergunta delicadamente "E a menina de onde é?", e a menina diz: "Eu sou da Fonte da Rata" (Espinho).
E suponhamos que, para aliviar, o senhor prossiga, perguntando "E onde mora, presentemente?", Só para ouvir dizer que a senhora habita na Herdade da Chouriça (Estremoz).
É terrível. O que não será o choque psicológico da criança que acorda, logo depois do parto, para verificar que acaba de nascer na localidade de Vergão Fundeiro?
Vergão Fundeiro, que fica no concelho de Proença-a-Nova, parece o nome de uma versão transmontana do Garganta Funda.
Aliás, que se pode dizer de um país que conta não com uma Vergadela (em Braga), mas com duas, contando com a Vergadela de Santo Tirso?
Será ou não exagerado relatar a existência, no concelho de Arouca, de uma Vergadelas?
É evidente, na nossa cultura, que existe o trauma da "terra".
Ninguém é do Porto ou de Lisboa.
Toda a gente é de outra terra qualquer. Geralmente, como veremos, a nossa terra tem um nome profundamente embaraçante, daqueles que fazem apetecer mentir.
Qualquer bilhete de identidade fica comprometido pela indicação de naturalidade que reze Fonte do Bebe e Vai-te (Oliveira do Bairro).
É absolutamente impossível explicar este acidente da natureza a amigos estrangeiros ("I am from the Fountain of Drink and Go Away...").
Apresente-se no aeroporto com o cartão de desembarque a denunciá-lo como sendo originário de Filha Boa.
Verá que não é bem atendido. (...) Não há limites. Há até um lugar chamado Cabrão, no concelho de Ponte de Lima !!!
Urge proceder à renomeação de todos estes apeadeiros.
Há que dar-lhes nomes civilizados e europeus, ou então parecidos com os nomes dos restaurantes giraços, tipo : Não Sei, A Mousse é Caseira, Vai Mais um Rissol. (...)
Também deve ser difícil arranjar outro país onde se possa fazer um percurso que vá da Fome Aguda à Carne Assada (Sintra) passando pelo Corte Pão e Água (Mértola), sem passar por Poriço (Vila Verde), e acabando a comprar rebuçados em Bombom do Bogadouro (Amarante), depois de ter parado para fazer um chichi em Alçaperna (Lousã).
Olha vai mas é pra Moura Morta....que lá tens um Jardim Jaleco
(Miguel Esteves Cardoso)
PS. Só faltou referir o Triângulo Erótico da Bairrada (Ancas, Bustos, Mamarrosa)!

Etiquetas:

A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal

 A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal
O Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, realizado em 1938, pretendia levar mais longe o poder de encenação do regime salazarista. As exposições nacionais e internacionais já não eram suficientes, era necessário viver a encenação na própria realidade, na própria paisagem, mostrando a identidade de Portugal, servindo de teatro às tradições populares. O evento foi notícia repetidamente, dando consagração absoluta a António Ferro e ao SPN/SNI.

Depois de um trabalho de selecção em cada província, entraram em competição doze povoações: Bucos e Vila Chã (Minho); Manhouce e Cambra (Beira Alta); Monsanto e Paúl (Beira Baixa); Azinhaga (Ribatejo); Almalaguez (Beira Litoral); Boassas (Douro Litoral); Nossa Senhora da Orada (Alto Alentejo); Peroguarda (Baixo Alentejo); e Alte (Algarve). As províncias de Trás-os-Montes e Estremadura ficaram de fora. Feita a selecção, em 18 de Setembro de 1938, um júri nacional começou a percorrer o país para visitar as aldeias concorrentes para eleger a «aldeia mais portuguesa». António Ferro presidia o júri constituído pela sua esposa – Fernanda de Castro –, pelo jornalista Gustavo Matos Sequeira, pelo musicólogo e folclorista Armando Leça, pelos etnógrafos Luís Chaves e Cardoso Marta e por Augusto Pinto. O júri era acompanhado por uma brigada fotográfica e cinematográfica e por repórteres nacionais e estrangeiros (Alves, 2007a). A campanha de «bom gosto» tinha chegado às aldeias portuguesas, agora transformadas em cenários-paisagem do que deveriam ser todas as aldeias, modelo estético que mudaria as paisagens de Portugal, e aí talvez o país ficasse um «jardim à beira-mar plantado».
Nas aldeias transformadas em cenários-paisagem, António Ferro e a sua comitiva poderiam apreciar a «arte do povo», essa «arte que pode considerar-se a linguagem espontânea, harmoniosa, das suas mãos», o que na realidade não correspondia à verdade, como se sabe, porque as encenações do SPN/SNI de espontâneo teriam muito pouco. Das aldeias visitadas, Monsanto foi aquela que parece ter impressionado mais os visitantes com a sua rusticidade e tipicidade, tornando-se, a partir de então, num símbolo da nacionalidade, tendo nascido mais um mito territorial que António Ferro anunciaria claramente em 1947: «mais uma terra maravilhosa, fisionomia desconhecida, ou quase desconhecida, dos portugueses que já a procuram e apontam, carinhosamente, no mapa do seu país, onde passou a existir uma luz mais» (citado por Alves, 2007a).
A ideia de percorrer o país e de mostrar a beleza das suas paisagens com o Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal revela a visão propagandística de António Ferro pretender uma intenção turística, como se pode constatar no discurso que proferiu na gala da entrega do prémio Galo de Prata a Monsanto: (citado por Alves, 1997):
Monsanto ganhou o galardão porque traduziria uma realidade atemporal, preparada para receber os visitantes, encenando-se até ao pormenor, transformada num espectáculo de uma paisagem que ilustraria o melhor da raça portuguesa, sintetizando na sua graça a alegria e a cor deste povo esteta num quadro hiper-realista, já que todas as virtudes ali estariam representadas. Esta aldeia, nascida das rochas, enchia os olhos e a alma de turistas e de quem a visitava, como foi o caso de Cardoso Mata:
 Do http://trajesdeportugal.blogspot.pt/

Etiquetas:

sábado, dezembro 20, 2014

Porque é que quase todos escrevem com a mão direita?


Porque será que a maioria das pessoas escreve com a mão direita? De acordo com o Diário de Notícias, trata-se de uma esocolha que se situa entre a genética e a neurobiologia.
Já havíamos informado que a mão com que escreve pode dizer mais sobre si do que aquilo que pensa. Agora, tentamos perceber porque é que a grande maioria das pessoas – mais precisamente 85% - opta por escrever com a mão direita.

É certo que não se trata de uma questão de escolha pessoal, mas sim inata. E embora não exista uma resposta consensual entre os neurocientistas, é certo que o “predomínio do uso da mão direita se deve à arquitetura e estrutura do cérebro, pelo que a “resposta encontrar-se-á algures entre a genética e a neurobiologia”, refere o neuropsicólogo Nélson S. Lima.
Vários cientistas defendem que o facto de haver mais destros tem a ver com o predomínio do hemisfério esquerdo do cérebro na maioria das pessoas, sabendo-se que este lado do cérebro é aquele que controla o lado direito do corpo.
O Diário de Notícias conta, também, que a apetência para escrever com a mão direita vem dos nossos antepassados, do tempo dos Homo habilis e Homo erectus, que nas ferramentas que produziam, há dois milhões de anos, notavam que preferiam a mão direita pela forma como as produziam. Já análises aos dentes do Homo heidelbergensisb permitiram ver que estes levavam a comida à boca com a mão direita.
Conclui-se, também, que o desenvolvimento da linguagem, capacidade do hemisfério esquerdo do cérebro, terá contribuído para que a mão direita fosse também a escolhida como efeito colateral.

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 18, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 18 de Dezembro

18 de Dezembro

Leonel Ribeiro dos Santos faz hoje 44 anos

Eventos históricos
* 1787 - Nova Jérsei se torna o 3º estado norte-americano
* 1870 - Fim do Primeiro Concílio do Vaticano 1906 - Elevação a distrito de Aquidauana-MS
* 1941 - Os Aliados invadem o Timor
* 1945 - O Uruguai é admitido como Estado-Membro da ONU
* 1956 - O Japão é admitido como Estado-Membro da ONU
* 1960 - Criação das hoje Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
* 1961 - O distrito português de Damão foi invadido e ocupado pelas tropas da União Indiana
* 1971 - Dólar é desvalorizado pela segunda vez na história dos Estados Unidos da América
* 1978 - Dominica é admitida como Estado-Membro da ONU
* 2005 - São Paulo FC conquista o tricampeonato no Mundial Interclubes vencendo o Liverpool FC por 1 a 0.

Nascimentos
* 1855 - Adolfo Lutz, médico brasileiro (m. 1940)
* 1863 - Francisco Fernando, arquiduque da Áustria-Hungria cujo assassinato serviu de pretexto para deflagrar a Primeira Guerra Mundial (m. 1914)
* 1876 - Afrânio Peixoto, médico legista, político e escritor brasileiro (m. 1947)
* 1913 - Willy Brandt, político alemão (m. 1992)
* 1934 - Boris Volynov, cosmonauta russo.
* 1943 - Keith Richards, guitarrista do grupo Rolling Stones
* 1946 - Steve Biko, militante do movimento anti-apartheid (m. 1977)
- Steven Spielberg, realizador e empresário norte-americano.
* 1961 - Brad Pitt, actor norte-americano.
* 1970 - Leonel Ribeiro dos Santos, filho de Albino Ferreira dos Santos ( da Casa da Vinha ) e de Carmina Ribeiro dos Santos da Ponte da Mucela, nasceu em Belém do Pará. Fez os seus estudos em Belém onde se licenciou em Direito. Ainda numa fase da sua vida estudou em Coimbra no Liceu José Falcão com as suas irmãs. Regressou ao Brasil, sendo hoje um empresário de sucesso. É casado e pai de um casal de jovens a Leticia e o Leonardo.
* 1971 - Arantxa Sánchez, tenista espanhola
* 1978 - Katie Holmes, actriz norte-americana.
* 1980 - Christina Aguilera, cantora norte-americana.


Falecimentos

* 1737 - Antonio Stradivari, luthier italiano (n. 1648)
* 1892 - Richard Owen, biólogo britânico (n. 1894)
* 1903 - Joaquim Manoel Rodrigues Lima, governador da Bahia (1892-96).
* 1955 - Victor Brecheret, escultor brasileiro (n. 1895)
* 1995 - Konrad Zuse, engenheiro alemão e um pioneiro dos computadores (n. 1910)

Feriados e eventos cíclicos
* Roma antiga - Festival da Saturnália, em honra a Saturno, pai do tempo
* Dia Internacional dos migrantes

Etiquetas: , ,

quarta-feira, dezembro 17, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 17 Dezembro

17 de Dezembro
Faz hoje 40 anos Sarah Hill Ferreira dos Santos
e
Faria hoje 94 anos Maria do Céu Martins Serra ( Quitas do Terreiro)
e tambem faz anos a:
Ti Otilia, mãe do Ze Caetano

Eventos históricos
283 - É eleito o Papa Caio
1777 - França é a primeira nação a reconhecer a independência dos Estados Unidos da América
1903 - História da aviação: Primeiro vôo de aeroplano dos Irmãos Wright
1925 - Manuel Teixeira Gomes abandona definitivamente Portugal
1939 - Segunda Guerra Mundial - O navio de guerra alemão Admiral Graf Spee, comandado pelo capitão Hans Langsdorff é afundado na batalha do Rio da Prata
1941 - Primeira Batalha de Sirte: a frota italiana é repelida por forças britânicas
1941 - Os EUA declaram, formalmente, guerra ao Japão
1945 - Honduras é admitido como Estado-Membro da ONU
1989 - Estréia d'Os Simpsons
2000 - Condoleezza Rice é escolhida para servir como a conselheira da segurança nacional dos EUA
2003 - Primeiro vôo da nave SpaceShipOne

Nascimentos

1493 - Paracelso, alquimista e médico suíço (m. 1754
1734 - Maria I, a Pia, Rainha de Portugal (m. 1816
1911 - André Claveau, cantor e ator francês (m. 2003
1920 - Maria do Ceu Martins Serra ( Quitas do Terreiro), nascida na Moura Morta foi casada com Jose Serra ( Ze do Terreiro) e foi mãe de Acacio Martins Serra que vive presentemente na Lousã.
1930 - Armin Mueller-Stahl, actor russo1953 - Bill Pullman, ator estadunidense
1970 - Sean Patrick Thomas, ator estadunidense
1974 - Sarah Hill dos Santos natural de Harwick em Inglaterra casada com Sérgio Henrique da (Casa da Vinha ) . Licenciada em Economia pela Universidade de Cambridge. Tem dois filhos , um filho que é o Benjamim Hill e a Violeta Vive actualmente em Lisboa e é directora no Cambridge School.
1975 - Milla Jovovich, actriz, modelo e cantora Kiev, Ucrânia

Falecimentos
1187 - Papa Gregório VIII (n. 1110?)
1471 - Isabel de Portugal, duquesa da Borgonha (n. 1397
1663 - Dona Ana de Souza, rainha do Ndongo e de Matamba, em Angola (n. 1583 )
1830 - Simon Bolívar, militar venezuelano, considerado um dos "Libertadores da América".
1909 - Rei Leopoldo II da Bélgica (n. 1835)
1929 - Gomes da Costa, oficial do exército e político português (n. 1863)
1964 - Victor Franz Hess, físico austríaco, Nobel de Física
Hoje é dia
Dia do pastor presbiteriano

Etiquetas: , ,

segunda-feira, dezembro 15, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 15 de Dezembro

Jaime Eduardo Martins António

Nasce a 15 de Dezembro de 1953 festeja, hoje 61"primaveras"


Sócio Mouramortino n.º 1
Sócio Fundador - 01 de Abril de 1977

Foto gentilmente cedida pela "menina quitas"Uma foto do Jaime Eduardo quando era ainda uma criança.
Jaime Eduardo nasceu na Moura Morta , filho de Jaime António e de Beatriz Trindade estudou na escola de Mucela, Escola de Vila Nova de Poiares e na Escola Comercial e Industrial Avelar Brotero em Coimbra.
O Jaime Eduardo foi o grande impulsionador na criação do Centro de Convívio da Moura Morta. Mostra-o a sua irreverência na vontade de criar algo na sua terra que era somente votada à emigração. Atesta-o uma fotografia que se encontra no Centro de Convívio onde se vê ele com mais outros sócios fundadores a posarem para a posteridade, na abertura dos alicerces para a construção do Centro. Poucas pessoas se poderão gabar de ter feito tanto pela sua terra como na altura o jovem Jaime Eduardo fez. O tempo passa e quem não aparece esquece.
A par do Dr. Antonino Henriques que é uma das pessoas a quem a Moura Morta
deve ainda uma homenagem justa .
O Jaime Eduardo mantem a sua actividade na zona da Grande Lisboa
ligado ao sector alimentar , é casado com a Drª Isabel oriunda da família Henriques de Mucela e tem o filho Valter que se licenciou em Engenharia, tendo frequentado a Academia Militar.
Por vezes vem à Moura Morta para matar saudades e conviver com os amigos.

Etiquetas: , ,

domingo, dezembro 14, 2014

EFEMÉRIDES de Mouramortinos - 14 de Dezembro

Rui F. Marques Rei


O Rui festeja Hoje os seus 32 "aninhos"


O Rui nasceu em Coimbra e é filho do Virgílio Rei e da Graça, neto do Ti Albino do Cimo da Rua e da Ti América Coelho oriunda de Mucelão.
A sua paixão são as duas e as quatro rodas; de preferência puxadas por muitos cavalos!
Nasceu em Coimbra a 14 de Dezembro de 1982, é Casado com a Patrícia e tem uma filha a Esperança, e divide a sua vida entre Lisboa onde exerce a sua profissão de Polícia de Segurança Pública e as Hortas em São Marinho da Cortiça e sempre que há festas ou almoços ele marca sempre presença.


O
Blog da Moura Morta Morta,

deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.




O Rui é um dos amigos da Moura Morta no Hi5 (http://mouramorta.hi5.com).

Etiquetas: , ,

terça-feira, dezembro 09, 2014

O QUE OS JAVALIS TÊM FEITO.

Já há muitos anos que não se viam assim estragos feitos por "varas" de javalis na Moura Morta. Isto vem já da altgura dos recolhimentos em que algumas culturas de milhos, feijão verde e outros legumes têm sido arrasados por esta "especie protegida". Na altura das vindimas houve"vinhas" que ficaram limpas com a intervenção dos javalis. Comeram e estragaram tudo o que lhes aparecia pela frente. Há javalis a mais e é uma especie que não pode ser admirada à vista para ser apreciada pelas pessoas, nem eles se deixam ver durante o dia. Os estragos são efectuados de noite e só são "apreciados" de dia os estragos que provocam. Nestes ultimos dias e mesmo nestas noites de frio, tem sido um caminhar deles entre a Ribeira e a Barroca, pela Vinha acima. Veja-se o estado em que ficou esta "erva" depois de eles terem fossado tudo. Parece que a terra foi lavrada. O que ha a fazer para se acabar com esta "impunidade". Se não se podem matar por invadirem terrenos particulares, então o que é que os serviços publicos pretendem fazer? Não fazem nada? Não propõem nada para proteger os bens das pessoas? Estes serviços devem vir para a "rua" explicar às populações o que é que se propõem fazer como os ajudar a minorar os prejuizos ou só virão para a rua quando alguem fizer "queixinhas" que andam por cá a matar javalis? Valerá a pena contar uma celebre anedota do "homem morto" em que as policias apareceram logo para tratar do assunto?


Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 04, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 4 de Dezembro

4 de Dezembro
Faria hoje 70 anos - Eunice Serra Ferreira dos Santos

Eventos históricos
1154 - É eleito o Papa Adriano IV.
1830 - O matemático Évariste Galois, contrariado por sua expulsão do colégio, tentou se tornar um rebelde profissional alistando-se na Artilharia da Guarda Nacional.
1927 - Bucelas, em Portugal, é elevado a vila.
1963 - Promulgação por Paulo VI do Sacrosanctum Concilium.
1971 - Guerra Indo-Paquistã : a Índia invade massivamente o leste do Paquistão.
1980 - Diogo Freitas do Amaral substitui interinamente Francisco Sá Carneiro no cargo de primeiro-ministro de Portugal.
1996 - Lançamento da missão Pathfinder a Marte.

Nascimentos
1711 - Maria Bárbara Bragança, infanta de Portugal, rainha consorte de Espanha (m. 1758)
1905 - Garrastazu Médici, presidente do Brasil (m. 1985).
1908 - Alfred Day Hershey, microbiologista estadunidense (m. 1997).

1944 - Eunice Serra Ferreira dos Santos nasceu em Belém do Pará e era filha de Albino Ferreira dos Santos da Casa do Cabo da Ponte e de Olívia Serra da Casa da Gândara de Mucela. Casou com Leonel Ferreira dos Santos da Casa da Vinha da Moura Morta em 1966 e teve como filhos Albino Américo, Leonice e José Henriques que ainda vivem em Belém do Pará. Faleceu lá há 11 anos. Veio por duas vezes à Moura Morta sendo a ultima vez em 1966.
1949 - Jeff Bridges, actor estadunidense.
1957 - Eric S. Raymond, hacker estadunidense.
1977 - Lioubov Kilic, atacante de voleibol russa.

Falecimentos
422 - Papa Bonifácio I.
1334 - Papa João XXII (n. 1249).

Etiquetas: ,

terça-feira, dezembro 02, 2014

EFEMÉRIDES de Mouramortinos - 02 de Dezembro

Dolores Barata  nascida em Paradela e casada com Americo Barata (Sabino) vive em Belem do Para e festeja hoje o seu aniversário. 





O Blog da Moura Morta Morta,
deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

Efemérides de Mouramortinos - 02 de Dezembro

Maria Trindade
Filha de Jose Trindade ( Ze Marajó)
Vive em Coimbra

Nascida a 2 de Dezembro de 1962


Festeja Hoje o seu Quinquagésimo Segundo Aniversário.

Etiquetas: ,