sexta-feira, outubro 31, 2014

Efemérides mouramortinas - 31 de Outubro

31 de Outubro

Eventos históricos
475 - Assume o Império Romano do Ocidente seu último imperador: Rómulo Augusto
1517 - Martinho Lutero publica as 95 teses de sua Reforma
1793 - Execução de líderes girondinos durante a Revolução Francesa
1803 - Estados Unidos compram oficialmente o território de Lousiana
1918 - Independência da Hungria
1945 - Peru é admitido como Estado-Membro da ONU
1954 - A Frente Nacional de Libertação da Argélia inicia uma revolta contra o domínio da França

Nascimentos

1345 - Rei Fernando I de Portugal († 1383).
1391 - Rei Duarte de Portugal († 1438).
1705 - Papa Clemente XIV († 1774).
1795 - John Keats, um dos principais poetas do movimento romântico inglês († 1821).
1815 - Karl Weierstrass, matemático alemão († 1897).
1835 - Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Baeyer, químico alemão († 1917).
1838 - Rei Luís I de Portugal († 1889).
1923 - Ana dos Santos Lopes (filha da ti Rosa Lima) . Filha de Rosa Lima e Francisco Lima, nasceu na Moura Morta. Era irmã de Antonio Lima residente em Coimbra, Jose Lima já falecido em Belem do Pará e de Maria Lima que vive na Moura Morta.Casou no Barreiro de Mucela com António Cunha ( Zacarias). Não deixou descendentes.
1925 - John A. Pople, químico inglês.
1930 - Michael Collins, astronauta estadunidense.
1961 - Peter Jackson, roteirista, diretor e produtor de filmes neozelandês.
1978 - Márcio Filipe Ferreira Marques Rei - Filho do Virgílio Rei e Graça (neto da Ti América e do Ti Albino), nasceu na Moura Morta estudou na Moura Morta e na C+S de Vila Nova de Poiares, viveu na nossa aldeia até aos 15 anos quando mudou de residência com os seus pais para Hortas - São Martinho da Cortiça.Hoje em dia colabora com a Junta de Freguesia.

1979 - Simão Sabrosa, jogador de futebol português
1980 - Samaire Armstrong, actriz norte-americana
2005 - Leonor, primeira filha do Príncipe Felipe e da Princesa Letizia da Espanha.

Falecimentos
1926 - Harry Houdini, ilusionista húngaro (n. 1874)
1984 - Indira Gandhi Primeira Ministra da Índia (n. 1917)
1986 - Robert Sanderson Mulliken, químico norte-americano (n. 1896)
1993 - Federico Fellini, cineasta italiano (n. 1920)
1993 - River Phoenix, actor estadunidense (n. 1970)
1999 - Greg Moore, piloto de automóvel canadiano (n. 1975)

Hoje é dia
Dia das Bruxas
Dia Mundial do Comissário de Vôo
Dia Mundial da Poupança

Etiquetas: , ,

quinta-feira, outubro 30, 2014

Efemérides Mouramortinas - 30 de Outubro


Acácio Martins Serra
Sócio Mouramortino N.º 05

O Acácio festeja Hoje os seus 67"aninhos".
  • Sócio Fundador do Centro de Convívio de 01 de Abril de 1977
O Acácio nasceu na Moura Morta a 30 de Outubro de 1947, casou com Filomena Serra e têm um filho o Miguel e vive na Lousã . Fez a 4ª classe em Mucela e foi estudar para Coimbra na Escola Comercial e Industrial Avelar Brotero vivendo em determinada altura no Bairro Marechal Carmona. Fez o Curso Industrial antes de se ter apresentado como voluntário na Força Aérea Portuguesa onde foi especialista de Material Terrestre.
Foi o 2º mouramortino a ter apresentado praça na FAP. Fez recruta e especialidade na BA nº2 da OTA e foi colocado na BA 5 em Monte Real. Foi um bom atleta tendo defendido as cores do ACM de Coimbra em andebol e da AD Poiares em futebol.



O
Blog da Moura Morta Morta,

deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, outubro 27, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 27 de Outubro

27 de Outubro

Eventos históricos

625 - É eleito o Papa Honório I
1303 - É eleito o Papa Bento XI
1904 - Inauguração do metro de Nova Iorque.
1951 - Primeira utilização da radioterapia num paciente através de uma bomba de cobalto
1961 - Mauritânia e Mongólia são admitidos como Estados-Membros da ONU
1979 - Independência de São Vicente e Granadinas
1990 - Eleições no Turcomenistão
1991 - Askar Akayev é eleito presidente do Quirguistão
1991 - Independência do Turcomenistão
2002 - Lula é eleito presidente do Brasil

Nascimentos

1401 - Catarina de Valois, princesa de França, rainha consorte de Inglaterra;
1466 - Erasmo de Roterdão, célebre humanista holandês
1728 - James Cook, explorador britânico (m. 1779)
1858 - Theodore Roosevelt, 25° e 26° presidente dos EUA (m. 1919)
1939 - John Cleese, actor britânico
1952 - Roberto Benigni, actor italiano
1946 - Ivan Reitman, actor eslovaco
1946 – Alvarina Rodrigues dos Santos nasce na Ponte de Mucela apesar de concebida em Belém do Pará e faz a sua juventude em Almas de Freire - Santa Clara em Coimbra onde faz ai a Escola Primaria. Filha de Álvaro Ferreira dos Santos ( Ponte de Mucela-Poiares) e de Alice da Conceição Rodrigues dos Santos ( Vale de Escuro-Moura Morta). Neta paterna de Anselmo Ferreira dos Santos ( Friúmes ) e de Eduarda da Conceição Rodrigues ( Ponte de Mucela-Poiares) e de Augusto Jorge ( Moura Morta) e de Hermínia da Conceição Rodrigues ( Ponte de Mucela-Poiares) .
Fez os estudos secundários no Liceu Infanta Dona Maria em Coimbra, fez o Curso de Educadora de Infância tendo trabalhado no Instituto de Bencanta e licenciou-se posteriormente em Psicologia na Universidade de Coimbra. Actualmente aposentada.
Viúva do medico Vitor Rodrigues ( natural da Catraia – Oliveira do Hospital) v
ive em Coimbra tem dois filhos: Ana Sílvia ( Economista ) e José Rodrigues ( Engº Civil ). 
 
 1974 - David Kishegyi (D. Hromada-Kishegyi), fotógrafo e jornalista francês de origem húngara,em Paris
1975Márcia Nazaré Ribeiro Ferreira dos Santos Hann descendente da Casa da Vinha, nasce em Belém do Pará onde faz a sua juventude e faz parte dos seus estudos em Direito. este ano veio a Portugal passar ferias com o Alex, seu filho mais velho e esteve na Moura Morta.




1980 - Hugo Matos, O Hugo nasceu na Moura Morta é neto dos falecidos Ti Abel e da  Ti Quitas do Pátio, filho do Arménio Matos e da Emília.
Estudou na Moura Morta, na Escola C+S de Vila Nova de Poiares e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação onde se licenciou em Ciências da Educação. Foi jogador do Poiares e além da sua paixão pelo futebol outro dos seus hobbies é a música.




Falecimentos
939 - Rei Athelstane de Inglaterra (n. 895)
1968 - Lise Meitner, física austríaca (n. 1878)
1992 - David Bohm, físico quântico norte-americano (n. 1917)

Etiquetas: , , , ,

domingo, outubro 26, 2014

A Beleza das Nossas Terras


Por terras do Alva


Em Agosto de 2008, estando este blogue em gozo de sabática, estreava nas salas nacionais um dos melhores filmes do ano. Pensando bem, por que não ser enfático? Afinal, não temos qualquer razão para acautelar a nossa inexistente reputação cinéfila. Recomecemos então. Em Agosto de 2008, estando nós em ano sabático, estreava nas salas nacionais o melhor filme português de sempre - que se afirmou igualmente, por larga margem, como o melhor filme do ano. Realizado por Miguel Gomes, Aquele Querido Mês de Agosto - assim se chamava o filme - tinha por assunto o mês das férias de Verão no interior de Portugal: o mês dos que regressam à sua terra para reencenar uma vida que ficou suspensa durante onze meses; dos emigrantes que falam francês com os filhos mas entre si trocam palavrões; dos bailes com música foleira; dos que nunca partiram; das procissões, dos namoricos, dos incêndios.

O filme passa-se naquele que é quase o centro geográfico de Portugal, e que as populações locais conhecem por Beira Serra ou Pinhal Interior: Vila Nova de Poiares, Góis, Arganil, Côja e mais umas quantas vilas e aldeias até Oliveira do Hospital. É uma paisagem sem a imponência da Serra da Estrela, que só começa um pouco mais a leste. Os eucaliptos e os pinheiros, pasto de colossais incêndios, acabaram com a floresta autóctone; as povoações foram desfiguradas por casas e prédios desatinados. É isto que a fita também mostra, acompanhado pela banda sonora de um pimba impenitente. Como é que com ingredientes destes se pode fazer um filme tão comovente?

O verdadeiro caso amoroso do filme, além do namorico inconsequente (que termina, como manda a tradição, a 31 de Agosto), é por uma velha amante que, maltratada por muitos, desgastada pelos anos e confundida por novas modas, perdeu todos os encantos que tinha. Como se não percebesse as mudanças na amada - ou, percebendo-as, como se elas não lhe parecessem assim tão graves -, quem a ama continua a frequentá-la com o carinho de sempre. O par que os dois apaixonados formam nada tem de ridículo: é grandioso e trágico. Sem disfarces nem efeitos de retórica, é este amor mal resolvido dos portugueses pelo seu devastado território que está no âmago do filme.


Ponte sobre o rio Alva, em Côja

Não é o Alva o único rio que aparece em Aquele Querido Mês de Agosto: o Ceira, também afluente do Mondego, é cenário para uma gigantesca concentração de motards, em Góis. Mas o Alva é o rio mais importante da região, ao ponto de ela dever chamar-se terras do Alva. É o agrupamento musical Estrelas do Alva que anima os bailes na segunda parte do filme; há por lá povoações com nomes como São Pedro de Alva, Barril de Alva e Vila Cova de Alva; e a ponte sobre o Alva, em Côja (foto acima), é uma das protagonistas centrais do filme.


Amieiro junto à ribeira da Mata, em Benfeita

A ribeira da Mata nasce na Mata da Margaraça e desagua na margem esquerda do Alva, muito perto da ponte de Côja. (O local da confluência é assinalado pelos arcos que, na primeira foto, se podem distinguir por trás das escadas.) Aqui vemo-la a atravessar Benfeita, uma aldeia de 100 habitantes onde foi construída uma praia fluvial, com um açude que transformou um troço da ribeira em piscina. Mais a jusante, um vigoroso amieiro (Alnus glutinosa) regala-se nas águas que o açude vai libertando.


Relva Velha vista da Mata da Margaraça

A Mata da Margaraça é a jóia da coroa da Paisagem Protegida da Serra do Açor. É também o local onde, no final deAquele Querido Mês de Agosto, encontramos a equipa de produção envolvida numa discussão sobre os sons espúrios que, segundo o realizador, se ouviriam no filme (na opinião do técnico, pelo contrário, esses sons seriam perfeitamente legítimos e apropriados). Enquanto a disputa se desenrola, a câmara vai deambulando pelo arvoredo e um microfone de braço comprido vai captando sons. Ouvem-se pássaros e, se as árvores não falam, pelo menos ostentam placas que lhes revelam os nomes. Dê ou não um filme, a Mata da Margaraça tem muito que contar, e a ela voltaremos de olhos e ouvidos bem abertos.





Etiquetas: ,

sábado, outubro 25, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 25 de Outubro

25 de Outubro
1415 - Guerra dos Cem Anos: Batalha de Azincourt
1825 - Uruguai fica independente do Brasil.
1833 - Espanha: Aprova-se o decreto de criação da Caixa de Poupanças de Madrid.
1905 - Revolução russa: Greve geral ferroviária no Império czarista.
1936 - Hitler assina aliança com o ditador italiano fascista Benito Mussolini
1977 - Espanha: O Governo e a oposição assinam os Pactos da Moncloa.
1980 - Descobre-se em Cádiz o circo romano mais antigo de Espanha.
2003 - Inaugurado o novo Estádio da Luz

Nascimentos 1767 - Benjamin Constant, político e escritor francês, de origem suíça.
1895 - Levi Eshkol, terceiro Primeiro-Ministro de Israel (m. 1969)
1944 - Jon Anderson, cantor inglês

1946 – José da Conceição Santos nasce na Moura Morta na casa que foi o Centro Comercial da Moura Morta e a Estação Central dos Correios ( onde foi montada a primeira linha telefónica da Moura Morta). Esta casa ainda é existente. Era filho de Artur dos Santos ( natural do Vale de Tronco ??? ) e de Lucília Leitão dos Currais da Moura Morta. Foi casado com Graciete Santos e era pai de dois filhos e viviam em Camarate. Neto materno do Ti Zé Grande dos Currais e da Ti Rosalina. Era irmão da Olinda e da Edite que vivem actualmente em Camarate e em Vieira do Minho. Faleceu há uns 12 anos em Lisboa em data que não tivemos oportunidade de confirmar. Fez a Escola Primaria em Mucela e foi para Coimbra estudar na Escola Comercial Avelar Brotero em Coimbra, estando hospedado na rua de Moçambique no Bairro Marechal Carmona. Fez o Curso Comercial com boa media, sendo um aluno aplicado e brilhante. Por convite, foi trabalhar para Lisboa como ajudante de Despachante. Mais tarde, com colegas, monta uma Agência de Despachantes.
Como acrónimo era conhecido pelo - Zé Rato Faleceu em Lisboa vitima de doença prolongada.
Paisagem bucólica da sua Moura Morta. Caneiro, local onde aprendeu a nadar.
1971 - Midori, violinista japonês


Catarina Lucas num almoço dos Primos na Serra da Atalhada

1979 – Catarina Eduarda dos Santos Lucas nasce em Coimbra na maternidade do Cidral e faz a sua juventude na Ponte de Mucela ( lado de Poiares). Filha de José António Lomba Lucas ( Moura Morta ) e de Isabel Maria Rosa Santos ( natural do Rio de Janeiro). Neta paterna de António Ferreira Lucas ( Mucelão) e Alda Lomba ( Moura Morta ) e materna de João Ferreira dos Santos e de Maria de Lurdes Ribeiro dos Santos Casada com o Miguel Santos de Friúmes tem três filhos. Fez a Escola Primaria na Escola da Moura Morta e fez o ensino secundário em Coimbra. Vive em Coimbra.


Dia do Sapateiro


Falecimentos

304 - Papa Marcellinus
625 - Papa Bonifácio V
1359 - Rainha D. Beatriz, mulher de D. Afonso IV de Portugal.
1495 - Rei D. João II de Portugal (n. 1455)
1510 - Giorgio dá Caltelfranco, Giorgione, pintor renascentista italiano
1760 - Rei Jorge II da Grã-Bretanha (n. 1683)
1987 - Louis Guttman, sociólogo.
1993 - Danny Chan, artista chinês.
1998 - Alfred Roth, arquitecto suíço.
2002 - Richard Harris, actor inglês.
Hoje é dia
Dia da Democracia

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, outubro 20, 2014

Os Pratos das Casas dos Nossos Avós

Os pratos das casas dos nossos avós estão a renascer numa fábrica em Ílhavo

sábado, outubro 18, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 18 de Outubro


Amanda Rei

Nascida a 18 de Outubro de 1989

Etiquetas: ,

quarta-feira, outubro 15, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 15 de Outubro

15 de Outubro

Eventos históricos
1815 - Napoleão Bonaparte é exilado para a ilha de Santa Helena
1936 - Toyonaka recebe o estatuto de cidade

1940 - Lançamento do filme O Grande Ditador de Charles Chaplin

1990 - Anúncio do Prémio Nobel da Paz a Mikhail Gorbachev
1997 - a Sonda Cassini-Huygens é lançada a partir do Centro Espacial Kennedy.

Nascimentos
1608 - Evangelista Torricelli, físico e matemático italiano (m. 1647)

1802 - Louis-Eugène Cavaignac, general francês e governador-geral da Argélia (m. 1857)

1911 - Manuel da Fonseca, escritor português (m. 1993)
1926 - Michel Foucault, filósofo francês (m. 1984)
1946 - Richard Lynn Carpenter, cantor norte-americano

1946 - Alvaro da Conceição Ferreira dos Santos nasce às 6 horas da tarde na Casa da Vinha na Moura Morta.
É filho de Américo Ferreira dos Santos ( natural da Ponte de Mucela ) e de Piedade da Conceição Coimbra Henriques ( natural da Moura Morta ). Licenciou-.se em Engenharia Mecânica - Ramo de Construção e Produção Mecânica no Instituto Superior Técnico em Lisboa e com mestrado em Soldadura. Ainda estudante em Coimbra foi atleta de futebol da Associação Académica como júnior no tempo de Toni, Mário Campos e Horácio Antunes e jogou depois duas épocas na Ass. Desp. de Poiares tendo sido colega de Jaime Soares,Artur Coimbra, Piedade, Gil, Lima, Lobo, Pimentel,etc. Foi Oficial Miliciano da Força Aérea como instrutor na Base Aérea nº2 na Ota e posteriormente foi 3 anos Director da Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra. 
Na freguesia das Lavegadas foi Presidente da Assembleia de Freguesia num mandato.Na Portela onde mora, foi membro da Assembleia de Freguesia durante 2 mandatos e exerceu interinamente as funções de Secretario da Junta. 
É actualmente:
Presidente da Assembleia Geral da AMPortela,
Presidente da Assembleia do Centro de Convívio da Moura Morta
Membro Superior do 1º Curso de Cadetes da Força Aerea .
 Actualmente esta integrado no movimento dos Aposentados ,Pensioniistas e Reformados - APRe!, sendo:
Membro suplente da Direcção Nacional, chefiando o Nucleo de Lisboa Oriental.
Ainda no movimento associativo é:
Vice-presidente da Casa da Academica em Lisboa.
Também é um dos contribuidores do Blogue da Moura Morta.
1969 - Vítor Baía futebolista português, jogou no FC Porto e na Selecção Nacional
1972 - Sandra Kim, cantora belga1974 - Bianca Rinaldi, atriz brasileira

Falecimentos
1389 - Papa Urbano VI, após cair da sua mula (n. 1318)
1946 - Hermann Göring, militar e político alemão (n. 1893)
2000 - Konrad Emil Bloch, bioquímico alemão (n. 1912)

Etiquetas: , ,

terça-feira, outubro 07, 2014

Efemérides Mouramortinas - 07 de Outubro


BENJAMIM - 8 ANOS
7Out06
Faz hoje Oito anos um dos jovens descendente da casa da Vinha, o Benjamim.

Eventos históricos
3761 a.C. - Primeiro dia da Era Judaica
1462 - Pio II edita primeira bula condenando a escravidão1571 - Batalha de Lepanto - Os cristãos derrotam os turcos-otomanos.
1875 - Inaugurada a via-férrea que liga a Póvoa de Varzim ao Porto
1901 - É criada a freguesia da Trafaria1903 - História da aviação: Langley, ao comando da Aerodrome A, tentou fazer com que seu avião decolasse
1933 - Albert Einstein, fugindo da perseguição nazi, parte do porto de Southampton para os Estados Unidos
1944 - Judeus iniciam um levantantamento no campo de concentração de Birkenau1949 - Proclamada a República Democrática Alemã(Alemanha Oriental) comandada pela União Soviética até a unificação em 1989.
1956 - Beatificação do Papa Inocêncio XI
1960 - Nigéria é admitida como Estado-Membro da ONU
1963 - Os Estados Unidos, a Inglaterra e a União Soviética assinaram um tratado proibindo a realização de testes nucleares.
1971 - Omã é admitido como Estado-Membro da ONU
1977 - Promulgada a Constituição da União Soviética
2001 - George Bush desencadeia uma campanha militar contra o Afeganistão devido aos atentados de 11 de setembro
2003 - Ministério Público sul-africano anuncia que os cinco polícias envolvidos no assassinato de Biko não irão ser processados, por falta de provas.
2003 - O actor Arnold Schwarzenegger ganhou a eleição para governador do estado da Califórnia nos Estados Unidos.


Nascimentos
1885 - Niels Bohr, físico dinamarquês (m. 1962)
1900 - Heinrich Himmler, oficial alemão e comandante das SS durante a Segunda Guerra Mundial (m. 1945)
1904 - Henrique de Barros, político português (m. 2000)
1931 - Desmond Tutu, bispo anglicano sul-africano
1950 - Howard Chaykin, autor norte-americano de Banda Desenhada1952 - Vladimir Putin, presidente da Rússia
1967 - Toni Braxton, atriz e cantora norte-americana
1968 - Thom Yorke, cantor britânico, vocalista da grupo Radiohead

2006 - Benjamim Ferreira Santos Hill nasce às 3 horas da manhã no Hospital de Dona Estefania em Lisboa. É filho de Sérgio Henrique de Matos Ferreira dos Santos ( descendente da Casa da Vinha na Moura Morta ) e de Sarah Malcom Hill natural de Lancome Shire no norte de Inglaterra. Vive actualmente em Lisboa, agora já pode vir ajudar o avô a tratar dos jardins da casa da vinha.

Falecimentos
336 - Papa Marcos, 34º papa.
1072 - Sancho II de Castela, rei de Castela e Leão.
1796 - Thomas Reid, filósofo (n. 1710).
1849 - Edgar Allan Poe, escritor norte-americano (n. 1809).
1963 - Gustaf Gründgens, ator alemão (n. 1899).


Hoje é dia
Dia do Compositor
Dia de Nossa Senhora do Rosário

Etiquetas: , ,

domingo, outubro 05, 2014

MOURA MORTA RADICAL

Este Fim de semana a Moura Morta foi Capital do Desporto Radical. Descida de Rio pelo Grupo de Amigos do Carregal com inicio no Caneiro da Moura Morta e ter terminado no Caneiro do Vimieiro. Passeio de Ciclo Cross que atravessou estradas e estradões nos termos da Moura Morta e saida pela zona da Barragem das Fronhas.

Etiquetas: ,

sexta-feira, outubro 03, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 03 de Outubro

Adrien Peslier

 O Adrien Peslier nasceu em França é filho da Fátima Fernandes ("Fátima Francesa" ) e do Dominique Peslier, neto do Ti Carlos Fernandes e da Dona Emília Fernandes. Tal como a mãe e o Tio (Paulo), também para o Adrien a Moura Morta significa férias, dias inteiros passados na Piscina dos avós, a brincadeira com o primos, e muitos mimos dos avós, além disso poder brincar, passear e saborear esta nossa pequena aldeia perdida na Beira!

 

O Blogue da Moura Morta,
Deseja-lhes muitos parabéns,
Muitas felicidades e
Muitos anos de vida
 

quinta-feira, outubro 02, 2014

Placas de Indicação da Moura Morta

Para quando a colocação das Placas de Moura Morta ao Pontão, na bifurcação do ramal Ponte de Mucela-Igreja Nova?

Etiquetas:

A Capela da Moura Morta Antes e Depois .....

 De qual eu gosto mais ...?


Etiquetas:

quarta-feira, outubro 01, 2014

Efemérides de Mouramortinos - 1 de Outubro

Óscar Fernandes Lopes

Sócio Mouramortino N.º 4
  • Sócio Fundador - 01 de Abril de 1977

O Óscar, festeja hoje os seus 58 "aninhos".

O Óscar é natural da Moura Morta, filho do Ti Abel e da Ti Quitas do Pátio, casou com a Clara e têm 2 filhos o Hélder e a Liliana.
A nível profissional, desempenha funções na indústria da construção civil na Ilha da Madeira onde vive com a famíli. Tem estado em obras em Africa.



O Blog da Moura Morta Morta,
deseja-lhes muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.


Etiquetas: , ,

Efemérides Mouramortinas - 01 de Outubro

O Henrique Festeja o seu segundo Aniversário.
O mais novo descendente da antiga Casa do Vale Escuro.
Bisneto de Alice Rodrigues dos Santos que nasceu na Moura Morta e de Alvaro Ferreira dos Santos nascido no cabo da Ponte da Mucela.
Neto de Alvarina Rodrigues e de Vitor Rodrigues que viviam em Coimbra.
Filho de Ana Silvia e do João.
Nasceu no Hospital dos Lusiadas em Lisboa.

Etiquetas: ,