segunda-feira, dezembro 31, 2012

FELIZ ANO NOVO

fotoefeitos
Adicionar legenda
O Blogue da Moura Morta deseja a todos os mouramortinos espalhados pelos 4 cantos do Mundo um Feliz Ano Novo

quarta-feira, dezembro 26, 2012

NATAL DE QUEM?


NATAL  DE  QUEM?  
  Mulheres atarefadas Tratam do bacalhau, Do peru, das rabanadas.  
- Não esqueças o colorau,   O azeite e o bolo-rei !   
- Está bem, eu sei !   
- E as garrafas de vinho ?   
- Já vão a caminho !  
 - Oh mãe, estou pr'a ver   
Que prendas vou ter.   
Que prendas terei ?  
- Não sei, não sei...   Num qualquer lado,   
Esquecido, abandonado,   O Deus-Menino   Murmura baixinho:   
 - Então e Eu,     Toda a gente Me esqueceu ?    
Senta-se a família   À volta da mesa.  
 Não há sinal da cruz,   Nem oração ou reza.  
 Tilintam copos e talheres.  
 Crianças, homens e mulheres   Em eufórico ambiente.  
 Lá fora tão frio,   Cá dentro tão quente !   
Algures esquecido,   Ouve-se Jesus dorido :    -
 Então e Eu,     Toda a gente Me esqueceu ?    
Rasgam-se embrulhos,  
 Admiram-se as prendas,   
Aumentam os barulhos   
Com mais oferendas.   
Amontoam-se sacos e papeis   
Sem regras nem leis.  
 E Cristo Menino   A fazer beicinho :    
- Então e Eu,     Toda a gente Me esqueceu ?
    O sono está a chegar.  
 Tantos restos por mesa e chão !  
 Cada um vai transportar   
Bem-estar no coração.   
A noite vai terminar   
E o Menino, quase a chorar:    
- Então e Eu,     Toda a gente Me esqueceu ?    
Foi a festa do Meu Natal   
E, do princípio ao fim,   
Quem se lembrou de Mim ?  
 Não tive tecto nem afecto !   
Em tudo, tudo, eu medito   
E pergunto no fechar da luz :  
 - Foi este o Natal de Jesus ?!!!  
 (João Coelho dos Santos - in Lágrima do Mar - 1996)  
 O meu mais belo poema de Natal 

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Proposta de protesto generalizado para o Natal.


Uma proposta de protesto generalizado para o Natal.

Vai circulando pelo "éter" do nosso desgraçado Portugal uma proposta de protesto generalizado para o Natal.
Será, tanto quanto sabemos, uma nunca vista manifestação popular de repúdio pela cega e subserviente política do actual Governo que nos arrasta para a miséria colectiva.
A proposta consiste em:
1. À hora do discurso de "Boas Festas" do Pedro Passos Coelho, desligar a TV;
2. À mesma hora, fazer o maior barulho possível (bater panelas, gritar, soar buzinas, enfim, o que nos vier à cabeça) à janela, à porta da rua, no jardim, seja onde for.
Finalmente deseja-se a todos um Bom Natal, Festas muito Felizes e um Ano de 2013 melhor do que aquilo que agora se prevê.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

A Flôr dos Cardos

Uma planta que consideramos pouco simpatica nas nossas terras, mas com flores de uma beleza extraordinaria.
.
Talvez só em fotografia é que consigamos apreciar essa beleza.
Embora em Portugal o cardo espinhoso não mereça grande consideração, na Escócia é tido em tão alta estima que figura no respectivo emblema nacional. As razões de tal escolha peculiar estão encobertas pelas brumas do tempo. Rezam as lendas e o folclore escoceses que, algures há uns largos séculos e em lugares diversos consoante a versão, os habitantes de uma dada aldeia ou de um certo castelo rodeados de cardos foram salvos de um massacre certo pelos gritos de invasores viking que imprudentemente se descalçaram para melhor surpreender os adormecidos escoceses.

É certo no entanto que desde 1470 o cardo é utilizado como emblema real na Escócia, introduzido pelo rei James III que criou nesse mesmo ano a condecoração honorífica que continua a mais alta da Escócia, a Ordem do Cardo, ou antes, The Most Ancient and Most Noble Order of the Thistle.

A insignia da Ordem tem inscrito o motto nacional escocês, Nemo me impune lacessit, (Ninguém me provoca impunemente), motto muito semelhante ao da cidade de Nancy, Non Inultus Premor, (Ninguém me toca com impunidade), que tem igualmente o cardo como símbolo.
 

Etiquetas: ,

Electricidade Fim das tarifas reguladas leva a corrida dos consumidores à EDP


Electricidade Fim das tarifas reguladas leva a corrida dos consumidores à EDP
O fim das tarifas reguladas está a causar uma corrida às lojas e 'contact centers' da EDP com a empresa a relembrar que a passagem para o mercado livre decorre até 2015 e que os consumidores continuarão a ser fornecidos.

Fim das tarifas reguladas leva a corrida dos consumidores à EDP
      "Verificámos nesta primeira quinzena de Dezembro 360 mil clientes nos 'contact centers' e 60 mil nas lojas, um aumento médio de 30% no país e que está entre os 50% e 100% nos centros urbanos face ao mesmo período do ano passado", disse à agência Lusa o presidente da EDP Comercial (empresa do grupo para o mercado liberalizado), Miguel Stilwell d'Andrade.
As famílias portuguesas podem a partir de Janeiro deixar de ter facturas da luz e do gás com tarifas impostas pelo Estado e passar a escolher os preços das várias empresas que estão no mercado livre.
Contudo, a transição não é obrigatória nos próximos três anos, mas deve ser ponderada tendo em conta as alterações sucessivas que a Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE) irá fazer de três em três meses nos preços da luz e do gás, a chamada tarifa transitória que vai prolongar-se até final de 2015.
Miguel Stilwell d'Andrade deixa mesmo uma "nota de tranquilização aos consumidores" e garante que "todos os clientes continuarão a ser fornecidos durante 2013, 2014 e 2015" e sublinha que "podem calmamente esperar para fazerem a passagem para o mercado livre".
"Não há aqui problema nenhum em fazer a passagem nos próximos anos, não é preciso fazê-lo até ao final deste ano", frisou o responsável, explicando que a maior preocupação dos consumidores "é não saber o que vai acontecer".
PUB
De acordo com dados da EDP, o ano de 2012 caracterizou-se por "uma procura particularmente acentuada dos canais de atendimento disponibilizados", sobretudo "de forma muito significativa no início de Dezembro".
A eléctrica registou ainda um aumento dos tempos médios de atendimento, o que combinado com o maior número de atendimentos, "se traduz num aumento expressivo do tempo de trabalho em 'front-office' na ordem dos 52% nas lojas e dos 54% nos 'contact centers'.
Apesar deste aumento se dever igualmente às questões relacionadas com o valor da factura de energia, prazos e fraccionamentos de pagamentos, a empresa salienta "o impacto do crescimento inesperado da procura de fornecimento de energia eléctrica em mercado (mais 168% face ao 3.º trimestre e mais 109% face ao mês passado)".
A ERSE disponibiliza também informação sobre a transição para o mercado livre no seu portal de internet www.erse.pt, estando a DECO, através de um protocolo com o regulador, a realizar sessões de esclarecimento aos consumidores em todo o país.

quinta-feira, dezembro 13, 2012

ASSALTOS A CASAS NA MOURA MORTA

 Verificaram-se recentemente varios assaltos por intrusão e arrombamento a casas na Moura Morta.
Desde o Verão que varias casas foram visitadas tendo sido sacadas, quer alfaias, ferramentas e utensilios agricolas bem como outros pertences existentes nas casas.
O isolamento  e os poucos habitantes existentes podem ser uma das facilidades para que se venha a roubar á descarada, quer de dia quer de noite sem se dar de imediato por isso.
No entanto supõe-se que os assaltantes tenham informadores bem relacionados na Moura Morta, pois as caracteristicas dos assaltos é de quem conhece os habitos, as caracteristicas dos seus moradores e os produtos dos assaltos.
Ultimamente a presença de certas pessoas e viaturas desconhecidas na aldeia, fazem supor que estes actos ja são efectuados de modos descarados. Pelo volume de alguns produtos dos roubos estes devem ser transportados em viaturas mistas de caixa aberta ou mesmo fechadas.
Sempre que vir uma viatura suspeita  com gente desconhecida ou suspeita, aponte as caracteristicas e matricula da viatura. Pode ser que esteja na presença de gentes malfeitoras e que se estejam a preparar para assaltar.
As autoridades têm tomado conta das ocorrências e têm ja algumas pistas de suspeição, pelo qual  deve estar para breve a detenção de tais suspeitos.

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 11, 2012

NOTICIA TRISTE - Faleceu ALDA MARTINS LOMBA LUCAS

Faleceu esta madrugada nos Hospitais da Universidade de Coimbra Alda Martins Lomba Lucas. Alda da Lomba tinha feito 87 anos a 10 de Junho. Era casada com Antonio Ferreira Lucas e mãe de Jose Antonio Lomba Lucas.
O corpo é transladado esta manhã para a Capela da Moura Morta e o seu funeral será realizado amanhã 4ª feira,dia 12 pelas 14h00, para o Cemiterio das Lavegadas na Igreja Nova.
Este Blogue expressa as maiores condolências à familia enlutada.

Etiquetas: ,

segunda-feira, dezembro 10, 2012

A COUVE GALEGA


Esta couve de folhas é originária da região oriental, onde é cultivada há mais de 2000 anos. Há muitas variedades de couves de folhas, tanto de folha crespa como de folha lisa.
A couve-galega é uma óptima fonte de dois antioxidantes, a vitamina C e o betacaroteno. O organismo converte o betacaroteno em vitamina A, necessária para a visão nocturna, pele e resistência ás infecções. Uma dose de 100 gramas de couve-galega (crua ou cozida) fornece ¾ da dose diária recomendada de vitamina A – e quase o dobro da dose diária recomendada de vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunitário de saudável.

BENEFÍCIOS
• Óptima fonte de betacaroteno e vitamina C.
• Boa fonte de ácido fólico.
• Contém ferro e cálcio.
• Contém compostos que podem ajudar a proteger contra o cancro.

A couve-galega é uma boa fonte de ácido fólico e contém ferro; ambos são necessários para a formação dos glóbulos vermelhos. Como o ferro de origem vegetal não é tão facilmente absorvido pelo organismo como o ferro de origem animal, é conveniente come couve-galega juntamente com tomate, pimentos ou outros alimentos ricos em vitamina C, pois esta vitamina estimula a absorção do ferro.
De todos os legumes existentes, a couve-galega é uma das fontes mais ricas em cálcio – é a mais rica em cálcio do que o leite – além do que fornece este mineral sob uma forma que é facilmente absorvida pelo organismo. Tal como as couves-de-bruxelas e os brócolos, a couve-galega possui compostos que podem bloquear a acção de alguns carcinogénios, ajudando assim a evitar o cancro. Estudos indicam que a ingestão de quantidades elevadas desses legumes está associada a um risco reduzido de cancro no estômago, intestinos e cólon. A couve-galega contém ainda compostos, conhecidos por indóis, que estimulam o metabolismo do fígado e assim, indirectamente, a decomposição e eliminação da hormona feminina estrogénio. Os níveis altos de estrogénio têm sido associados ao cancro hormonodependente, incluindo o cancro da mama.
Estudos efectuados com carotenóides (pigmentos que ocorrem naturalmente na fruta e legumes) levaram o Dr. Walter Willerr, da Escola de Saúde Publica de Harvard, uma autoridade em nutrição e doenças cancerosas, a citar a couve-galega como um alimento anticancerígeno de elevada potência.

Etiquetas: , ,