domingo, outubro 28, 2012

Os benefícios do mel para a saúde ...



melOs benefícios do mel para a saúde são conhecidos desde os tempos mais remotos.

Além de ser doce, excelente substituto para o açúcar pois é duas vezes mais doce que este, contém inúmeras propriedades benéficas para a saúde, devendo no entanto ser consumido com moderação, pois assim como o açúcar é altamente calórico e também pode causar cáries dentárias quando consumido em excesso.

Sendo um anti-séptico poderoso, o mel tem sido usado como remédio popular para acalmar a tosse e tratar todo o tipo de perturbações respiratórias.

Uma das mezinhas que tem resistido aos tempos é o chá de limão com mel, bastante eficaz no tratamento de constipações, gripes e outros tipos de problemas respiratórios como é o caso da rinite alérgica.
A organização mundial de saúde recomenda o mel como remédio natural para gastroenterites e como forma de protecção contra todo o tipo de infecções que afectam o aparelho digestivo, graças às suas propriedades bactericidas e anti-sépticas.
mel é um excelente alimento para convalescentes pois é fácil de tomar e digerir, é energético e acalma e melhora o humor ao estimular a produção de serotonina.
O mel é também rico em minerais e em vitaminas do complexo B e C, acredita-se por isso que é benéfico na recuperação de alguns problemas de saúde como os rins, fígado, circulação e artrite e pode ser usado na desinfecção de feridas cutâneas pois ajuda a cicatrizar.
Além do mel, da colmeia saem também o própolis, a geleia real e o pólen. O própolis é um antibiótico potente, a geleia real é considerada eficaz no tratamento de problemas como a hipertensão, colesterol alto e fortalecimento do sistema imunitário.
Para além da medicina, também a cosmética aproveita as inúmeras qualidades do mel.

 Pelas suas qualidades adstringentes, suavizantes e antioxidantes o mel tornou-se bastante popular em inúmeros produtos de cosmética e higiene pessoal, como é o caso de champôs, amaciadores para o cabelo, sabonetes, máscaras e cremes para o rosto, entre tantos outros.

Mas para que possa usufruir de todas as qualidades do mel deve adquiri-lo o mais natural possível, de preferência directamente do produtor. Grande parte do mel à venda nos supermercados passa por um processo de aquecimento que lhe retira alguns dos nutrientes mais importantes.
Lembre-se que o mel perde as suas qualidades antibióticas com o calor, se o usar em cozinhados deve adicioná-lo o mais tarde possível e quando o armazenar em sua casa deve ter o cuidado de o colocar em sítios com uma temperatura ideal.

Vale a pena usar o mel como substituto do açúcar, pois estará a zelar pela sua saúde…


terça-feira, outubro 23, 2012

CORTA MATOS

Universidade de Aveiro desenvolve equipamento que corta e acondiciona o mato para ser transformado em biocombustível. É um verdadeiro dois em um para a limpeza da floresta. Primeiro corta o mato, reduzindo drasticamente o risco de incêndio.
Depois, acondiciona a biomassa de forma a que esta possa ser facilmente transportada para fora do terreno e rentabilizada como biocombustível. Se a estas duas funcionalidades únicas numa só máquina juntarmos o facto da mesma ter o tamanho ideal para facilmente ser acoplada e manobrada por num qualquer trator agrícola, então temos a máquina perfeita para os milhares de pequenos e médios proprietários florestais portugueses.
Desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) a máquina de corte e acondicionamento de biomassa não tem paralelo entre os enorme e caros equipamentos para limpeza florestal existentes no mercado mundial.
«Termos a possibilidade de cortar e acondicionar a biomassa dos matos florestais através de uma só máquina possibilita um trabalho contínuo, mais rápido e eficaz», aponta José Figueiredo, investigador do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA e um dos criadores do mecanismo que quer que se passe a falar menos de incêndios florestais em Portugal. A equipa da UA, ao invés, quer antes ouvir no futuro que os resíduos florestais, «um recurso que tem sido pouco valorizado por falta de equipamentos específicos adequados ao processo», deixou de ser combustível nos incêndios para o passar a ser em sistemas de aquecimento de edifícios.
«O equipamento faz um corte contínuo de arbustos através de lâminas móveis alternadas e, através de um rolo de saída, acondiciona a biomassa

Etiquetas:

quinta-feira, outubro 18, 2012

Regredimos mais de 100 Anos e perdemos a Espada



quarta-feira, outubro 17, 2012

Um mouramortino na Direcção do Clube Criativos de Portugal


Etiquetas:

segunda-feira, outubro 15, 2012

As Contas da Festa

No seguimento dos textos anteriores que nos permitem enquadrar historicamente, podemos constatar que estas questões das festas e das contas é algo que já não é novo!

A Questões que no meu entender deveremos colocar são as seguintes:
- Quando se pede dinheiro para a festa pede-se em nome de quê ou de quem? 
    • Para o Santo?
    • Para a realização de uma festa religiosa?
    • Para a realização de uma festa pagã?
    •  E com que objectivo? 
 Com que objectivo?
  • Fazer obras de melhoramentos:
    • Na Aldeia?
    • No Centro de Convívio ?
    • Ou na Capela?
 No final da festa, de quem é o dinheiro que sobra? Onde é que deverá ficar guardado e ao cuidado de quem ? As pessoas que contribuíram tem  ou não legitimidade para perguntar onde está o dinheiro?

sábado, outubro 13, 2012

Outra Noticia Triste - Faleceu Jose "Calor"

Noticias vindas de Belem do Pará deram conta que tinha falecido na cidade de Belem o nosso conterraneo " Ze Calor".
Tambem era oriundo das Fronhas e tinha casado com a mouramortina Natividade. Emigraram cedo para Belem, onde fizeram a sua actividade e constituiram familia.
"Ze Calor" tambem era uma figura que gostava da Moura Morta e que nas suas ferias em Portugal convivia muito com os mouramortinos.

Etiquetas: ,

quinta-feira, outubro 11, 2012

POBRES REFORMADOS

Ate Cavaco Silva anda em dificuldades ....

NOTICIA TRISTE - Faleceu Jose Faustino

Faleceu hoje Jose Nunes dos Santos, mais conhecido por " Ze Faustino ou Ze da Ribeira". Era natural das Fronhas e veio a casar na Moura Morta com Virginia Fernandes. Era pai de  Leonel ( ja falecido) e do Isildo que é emigrante em França.
O seu corpo permanecerá em velorio na Capela da Moura Morta  e o seu funeral realiza-se amanhã pelas 16 horas para o Cemiterio da Igreja Nova.
O Blogue da Moura Morta, apresenta as suas condolências à familia enlutada.

Etiquetas: ,

Plantas medicinais: propriedades medicinais do morangueiro


Os morangos são frutos reconhecidos pelas suas propriedades medicinais, embora estas não sejam tão bem conhecidas como acontece com outro tipo de plantas medicinais. Contudo, diversas partes do morangueiro são já utilizadas há muito tempo e com diversos usos, quer seja para remédios naturais ou até nas muito aclamadas medicinas tradicionais.
Por isso, para além de apetitosos, os morangos são muito benéficos para a nossa saúde. Entre as propriedades mais conhecidas podemos destacar as laxativas, depurativas, tonificantes e emolientes.
Vamos então ficar a conhecer um pouco mais acerca dos morangos e as diversas aplicações que podem ter a nível externo e interno.

Caraterísticas
A vitamina C  presente nos morangos evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes, além de prevenir contra gripes e resfriados. Na sua constituição encontramos também  vitamina B5 ou niacina (evita problemas dermatológicos, gástricos e a nível do sistema nervoso) e ferro (previne anemias), vitaminas A e B, pigmentos, enzimas e ácidos orgânicos que são importantes para a saúde.Contudo, devem ser tidos em conta alguns cuidados para garantir a correta higienização dos morangos. Sendo um fruto rasteiro, é recomendada alguma atenção na hora da sua lavagem, de forma a evitar impurezas e organismos nocivos para a nossa saúde. Por outro lado, por ser um fruto bastante sensível, também não pode ser conservado durante muito tempo, pois começa a perder as suas propriedades benéficas.
Aplicações
Uso interno
Pode tirar partido dos benefícios dos morangos através de uma simples infusão.Para fazer a infusão vai precisar de colocar 50g de folhas num litro de água a ferver. De seguida deixe repousar durante cerca de 10 minutos. Aconselhamos que tome a infusão 4 vezes ao dia.
Os morangos são muito ricos em água e são constituídos por um baixo nível de hidratos de carbono. São também ricos em sais minerais, incluindo o potássio (responsável pela transmissão de impulsos nervosos e pelo funcionamento dos músculos) e em ácido fólico (tem um papel fundamental na produção de glóbulos vermelhos e brancos, na síntese de anticorpos e recomendado em grávidas).
Feridas externas, como pele gretada por exemplo, podem ser aliviadas através das propriedades medicinais dos morangos. A sua aplicação pode ser feita em compressas, embebidas numa infusão mais concentrada que a recomendada para uso interno.Molhe as compressas de algodão na infusão  e aplique-as nas zonas de pele afetadas. Estas compressas vão ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

Uso externo
Feridas externas, como pele gretada por exemplo, podem ser aliviadas através das propriedades medicinais dos morangos. A sua aplicação pode ser feita em compressas, embebidas numa infusão mais concentrada que a recomendada para uso interno.Molhe as compressas de algodão na infusão  e aplique-as nas zonas de pele afetadas. Estas compressas vão ajudar a acelerar o processo de cicatrização.



Etiquetas: , ,

quarta-feira, outubro 10, 2012

O que rege ou deveria reger as festas religiosas

2.1. Festas promovidas pela comunidade cristã ou em seu nome
2.1.1 . Comissão de Festas
Da comissão de festas faz parte o pároco enquanto responsável pela comunidade, e outros membros escolhidos quanto possível, de entre os elementos idóneos da comunidade, ouvido o Conselho Pastoral da Paróquia (cf. CIC, c 530, 838, 839).
2.1.1.1. São competências e obrigações do pároco, enquanto pároco
a) Aprovar e/ou nomear os outros membros da Comissão.
b) Informar os outros membros da Comissão sobre as normas diocesanas em vigor.
c) Pronunciar-se sobre a oportunidade das festas, das datas e dos actos a constar do Programa.
d) Revestir da maior dignidade a celebração Eucarística, em conformidade com as normas litúrgicas em vigor.
e) Cuidar da preparação espiritual, remota e próxima, da comunidade cristã e promover tudo o que conduza à vivência da festa segundo o espírito evangélico.
2.1.1.2. São competências e obrigações da Comissão
a) Elaborar o programa das festas segundo as normas diocesanas.
b) Apresentar ao Conselho Económico Paroquial, para aprovação, o orçamento da Festa, e nele devem constar os fins a que se destina o saldo.
c) Requerer atempadamente ao Ordinário, através do Pároco, a licença para a realização da festa, indicando os nomes dos membros da Comissão (cf. CIC, c. 519 e 834).
d) Obter das entidades oficiais as necessárias licenças para a execução dos actos do Programa e cumprir as formalidades exigidas, de acordo com a lei em vigor.
e) Reunir periodicamente para avaliar o grau de preparação e de desenvolvimento de todos os actos do Programa e distribuir tarefas entre si e com outros a quem se pede colaboração.
f) Comprometer-se a tomar parte nos actos do programa e zelar para que decorram em conformidade com as normas e o espírito eclesial.
g) Diligenciar para a ornamentação dos templos, dos adros e de outros espaços.
h) Zelar para que não haja qualquer actividade perturbadora no interior e no exterior, lúdica ou mercantil, que impeça o normal decorrer das celebrações.
i) Proceder da melhor forma quanto à angariação de fundos.
j) Obter as devidas licenças civis e/ou religiosas no caso de se fazerem peditórios públicos.
k) Apresentar as contas ao Conselho Económico Paroquial, para aprovação, até trinta dias após a realização da Festa
§ único: Todos os elementos da Comissão são paritariamente responsáveis pelo resultado financeiro da Festa. Se houver saldo positivo, este reverterá para o Fundo
Paroquial ou para os fins previamente definidos. Se houver saldo negativo, todos se prestarão igualmente á solução do problema.
l) Publicar as contas, depois de aprovadas.
2.1.2 . Normas e exortações específicas
2.1.2.1. Procissão, manifestação pública da fé.
A procissão é sempre um elemento importante da festa e exprime a condição de peregrino de todo o povo de Deus. Nessa linha:
a) Deve trabalhar-se para que todos se incorporem nela e não se mantenham na condição de meros espectadores.
b) Haja um esforço para que todos participem na oração e no canto processional, criando condições de boa audição através de megafones ou carros de som.
c) Sejam os andores preparados com esmero e dignidade.
d) Não seja o percurso exageradamente longo para não se tornar cansativo, nem tão breve que não se perceba o sentido de peregrinação.
e) Não se afixe dinheiro nas imagens nem antes nem durante nem depois do percurso.
f) Não se façam paragens para satisfação da curiosidade dos forasteiros.
g) Não se arrematem os andores nem os pendões.
2.1.2.2. Arraial e divertimentos
Os divertimentos também fazem parte da festa. Não se devem minimizar nem super- -valorizar. Procure-se um equilíbrio entre o que é considerado tipicamente religioso e as outras manifestações. Nessa linha:
a) - Deve promover-se a participação, a criatividade e a alegria de todos para que a Festa seja uma forma de convivência sã e feliz e expresse os valores culturais da comunidade local.
b) - Evite-se tudo o que possa ofender a dignidade humana e os princípios da vida cristã: os gastos excessivos, a tentação de vaidade, o espírito de competição, o exibicionismo e muitas outras posturas atentatórias da modéstia cristã e que se opõem à solidariedade com os mais pobres.
2.1.2.3. Promessas
São uma forma de expressar a Deus os nossos desejos íntimos e manifestam a fé na omnipotência divina. O cumprimento da promessa deve ser integrado na oração de louvor de toda a comunidade e acompanhado de outros actos, particularmente da participação na Eucaristia, a acção de graças por excelência que a Igreja, por Cristo, oferece ao Pai. A graça recebida é um dom de Deus. Nessa linha:
a) Deve evitar-se tudo o que possa desviar da referência fundamental a Deus ou se apresente como negócio.
b) O dinheiro e outros valores das promessas sejam entregues e recebidos com dignidade, pois se destinam a um fim sagrado; por isso não podem ser desviados da intenção do doador (cf. CIA, c 1276).
c) As promessas que se mostrem impeditivas do normal decurso dos actos litúrgicos constantes do programa ou menos consentâneas com as orientações da Igreja sejam substituídas, a juízo do Pároco ou de quem as suas vezes fizer, por outras equivalentes.
2.2. Festas promovidas por entidades erectas canonicamente pela Igreja
Compete à Mesa (da Confraria, da Irmandade ou da Misericórdia) cumprir rigorosamente o que atrás se estipula para a Comissão de Festas (ver 2.1.1.2), feitas as devidas adaptações. No tocante à Procissão, ao Arraial e Divertimentos e às Promessas, vigoram as normas anteriores (ver 2.1.2.1; 2.1.2.2; e 2.1.2.3). Para além disso:
a) Tenha-se em conta o carácter específico da festa.
b) Seja do conhecimento e aprovação do Pároco o programa da festa, de forma a que a mesma seja integrada na vida da comunidade paroquial.
c) Reverta o saldo para os fins estatutários ou para outros previamente definidos, sem prejuízo do bem da comunidade, e salvaguardadas as normas diocesanas em vigor.
d) A Mesa é sempre obrigada a apresentar as contas da festa à entidade eclesiástica a quem habitualmente apresenta as suas outras contas e a publicá-las.
2.3. Festas organizadas por uma colectividade civil que pede a colaboração da Igreja
Esta situação verifica-se quando a comissão organizadora das festas é uma colectividade civil (Clube Desportivo, Banda Filarmónica, Grupo de Teatro, etc.) que pede a colaboração da Igreja para a realização de alguns actos, tais como a Missa e a procissão. Nestes casos, deve proceder-se conforme o exposto anteriormente (ver 2 a) e q; 2.1.1.1 d); 2.1.2.1; 2.1.2.2; 2.1.2.3.
Além disso, deve observar-se o seguinte:
a) Os promotores devem dirigir-se ao pároco, pois é da competência exclusiva deste, ouvido o Conselho Pastoral Paroquial, decidir sobre a colaboração ou não da Igreja.
b) Celebrem com o pároco um Protocolo escrito em que se definam os termos da colaboração, especificando os deveres, responsabilidades e competências de cada uma das partes.
c) Havendo Missa e procissão, todas as ofertas recebidas nessas ocasiões ou resultantes dessas ocasiões são para o Fundo Paroquial ou para os outros fins previamente definidos no protocolo (cf. CIC. c1276).
d) Em todos os casos, promova-se o diálogo e a colaboração com as diversas instituições, salvaguardando-se sempre o bem da Igreja.

terça-feira, outubro 09, 2012

Arganil ganhou pujança económica com nova obra

Requalificação Antiga Cerâmica Arganilense é um
“centro de excelência de cultura, desporto e lazer”
Arganil inaugurou ontem o «maior investimento autárquico jamais realizado no concelho». Trata-se da requalificação da antiga cerâmica arganilense, uma obra orçada em 6 milhões de euros que contou com o apoio do FEDER, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (1. 288.651,01 euros) e do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro (2.625.816,18 euros).
Numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda, este acto reuniu todas as colectividades arganilenses. A cerâmica Arganilense começou a laborar em 1916, estando inactiva há cerca de 20 anos. Hoje, quase cem anos depois de ter começado a funcionar, «renasce como um novo centro de excelência de cultura, desporto e lazer», afirmou Ricardo Pereira Alves.

Etiquetas:

As Promessas e os Santos

Praticamente cada aldeia deste nosso país tem uma Capela ou Igreja dedicada a um santo.
A nossa religiosidade leva-nos a festejar o santo da aldeia de donde somos originários.
Toda a gente da Moura Morta sabe que o seu Santo é o Divino Espírito Santo, os de Mucela sabem que é o Santo António os da Ponte sabem que é o São João e os de Sabouga sabem que é Sto Inácio de Antioquia e na nossa Igreja Nova é o S.José.
É nesta ocasião que muitos dos descendentes destas nossas aldeias, visitam a sua terra, os parentes e os seus familiares e aproveitam para fazer uma promessa ao seu santo padroeiro.
Uns prometem pagar a missa, outros o enfeite dos andores e outros penduram notas de dinheiro como oferta ao Santo e à Capela, outros deixam notas e moedas na caixa de esmolas.
Estas promessas que têm um cunho de pagamento de religiosidade, revertiam a favor da Capela para promover, a sua manutenção e limpeza, bem como de todas as aquisições para actos litúrgicos e procissões. Também com o evento da energia eléctrica, a Capela paga os custos da energia para a capela e o coreto, no consumo e no aluguer de contador.
Nos últimos anos, as comissões de festas misturam o dinheiro que vai com os andores e o dinheiro das esmolas espalhadas pela Capela, com os outros dinheiros.
Por fim apresentam contas, entregando algumas verbas à Capela.
A Comissão da Festa de 2009 entregou uma verba de € 300 à Comissão da Capela tendo obtido na rubrica de dádivas aos andores e aos santos, €260.Uma diferença de 40 Euros.
Também mandaram consertar o relógio, com as verbas obtidas na festa.

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 08, 2012

Ofertas para a Capela do Divíno Espirito Santo

A nossa capela desde há uns anos a esta parte quando precisa de alguma coisa, aparecem sempre os beneméritos ou as beneméritas que do seu bolso oferecem as suas dádivas para embelezar ou enriquecer a Capela. É nisto a que os crentes são sensíveis.


Normalmente só quando se aproximam as Festas é que alguém faz notar que faltam coisas, mas felizmente que ao longo dos últimos anos a Capela do Divino Espírito Santo está mais bonita e cada vez mais composta, porque as festas do Divino Espírito Santo se aproximam e a na nossa Capela faltavam coisas importantes que se foram estragando com o tempo por falta de locais para um melhor acondicionamento ou que ainda não existiam.
Como o orçamento da Capela ao longo do tempo têm sido "curto", talvez se deva à falta de dialogo entre as várias Comissões de Festas e as Comissões da Capela, e não se percebendo afinal qual o objectivo primeiro das Festividades Religiosas é sempre difícil que seja atribuída uma verba à Capela dos resultados quase sempre positivos das contas das Festas.

Ao longo dos últimos anos foram ofertados para Capela alguns bens, ainda bem que algumas pessoas se vão apercebendo das necessidades e vão contribuindo:
  • Uma estante para o Missal para colocar em cima do Altar

  • Paramento do Padre

  • Renda para a Alva
  • Roupeiro para guardar os Paramentos e outras roupas da Capela.
  • Bancos para a Capela (Foram pagos com o dinheiro da Conta da Comissões de Festas)
  • Porta da Entrada principal e da Sacristia
Um esclarecimento aos mouramortinos:
  • Todo o dinheiro dado/colocado nos Santos na altura na Festa do Divino Espírito Santo não reverte a favor da Capela mas sim da Comissão de Festas;
  • As "esmolas" dadas pelas comissões de Festas à Capela durante os últimos anos nem chegam para pagar a Luz e alguns anos nem para pagar a Luz da semana da Festa.

Para muitos o facto da capela estar bonita e arranjada é suficiente mas mesmo assim tem muitas coisas em falta, sem necessidade, visto que ao logo dos anos se foi acumulando dinheiro "numa conta da comissão de festas". Algumas das coisas que faltam na nossa capela:
  • Um novo guião
  • Opas
  • Caldeirinha
  • Paramentos para cerimónias fúnebres
  • Estola
  • Carpete
Numa altura em que Sua Santidade nos visita talvez as pessoas possam pensar um pouco mais sobre isto, já que esta questão é bem antiga.

Etiquetas:

quarta-feira, outubro 03, 2012

Próximos Textos!

Ao longo dos próximos meses irei abordar os seguintes temas:


  1. As contas da Festa!

  2. O roubo de Cortiça, material lenhoso e outros!

  3. Balanço dos 3 anos de mandato da Junta de Freguesia - 11 de Outubro 2009 a 11 de Outubro de 2012!

  4.  Balanço dos 3 anos de mandato da Câmara Municipal  - 11 de Outubro 2009 a 11 de Outubro de 2012!!

  5. Torneio Alva - Ceira 2012 - O torneio vai decorrer nos dias 01, 02, 03 e 04 de Novembro de 2012!

  6. Eleições Centro de Convívio da Moura Morta!

  7. Extinção das Juntas de Freguesia!

  8. A minha homenagem ao Ti André!

  9. Balanço dos 3 anos de Mandato do Centro de Convívio da Moura Morta

  10. Contas da Capela da Moura Morta

O Mouramortino

terça-feira, outubro 02, 2012

As Leiras de Milho

Que saudades dos tempos em que os nossos terrenos e as nossas insuas estavam com as sementeiras de Milho.Isto como paisagem campestre
Alguma fome a isso o obrigava o que poderá não deixar boas recordações a muito boa gente. Esperemos que tão cedo não sejamos obrigados a voltar aos fins dos anos 40 e dos anos 50 do seculo passado.
Ainda não vão lá assim tantos anos.

Etiquetas: