sábado, novembro 28, 2009

A Minha Rua....ou a Minha Aldeia

Um link sempre util para do Portal do Cidadão


http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/aminharua/situationReport.aspx

Etiquetas:

terça-feira, novembro 24, 2009

Campeonatos Nacionais de Pesca à Pluma:

Calendários dos campeonatos nacionais de pesca à pluma:

1ª Divisão

1ª prova - 10/11 Abril - Rio Alva
2ª prova - 01/02 Maio - Rio Coura
3ª prova - 22/23 Maio - Lagoa Comprida
4ª prova - 10/11 Julho - Rio Alva
5ª prova - 24/25 Julho - Rio Coura


2ª Divisão e Juniores

1ª prova - 01/02 Maio - Rio Alva
2ª prova - 22/23 Maio - Vale do Rossim
3ª prova - 10/11 Julho - Rio Coura

Dos http://mosqueirosdoalva.blogspot.com/

Etiquetas: ,

segunda-feira, novembro 23, 2009

Luísa Barbosa - «Sou uma mulher bonita mas não me considero sensual»

Natural de Coimbra, a apresentadora da MTV Portugal tornou-se independente aos 15 anos. Em entrevista à Lux assume, sem falsas modéstias, a sua beleza.

Quis ser professora, bailarina, actriz, cantora e até secretária porque «adorava papéis e canetas». Formou-se em Direito na Universidade Clássica, mas acabou por se tornar apresentadora da MTV Portugal, ao lado do «veterano» Diogo Dias.

Luísa Barbosa deixou para trás o futuro como advogada e não se arrepende. Vive sozinha desde os 15 anos, altura em que deixou Vila Nova de Poiares, em Coimbra, e foi viver para Lisboa, onde se tornou manequim por incentivo da mãe.

Aos 27 anos, Luísa não esconde que gostaria de ser mãe, mas diz que antes ainda tem muitos sonhos para concretizar.

sábado, novembro 21, 2009

O verde e o azul da Moura Morta

Aqui podemos ver em destaque o quartel fundeiro, tendo como imagem de fundo a Serra do São Pedro, o casario de Mucela aparece um pouco envergonhado, isto é, escondido atrás da vegetação.
Nesta altura o verde proporciona à Moura Morta uma paisagem maravilhosa, apenas pela foto conseguimos perceber quão saudável é viver aqui, perceber a paz e calma que por aqui se vive.
Quem por motivos pessoais ou profissionais vive fora da nossa aldeia facilmente se apercebe quando passa as Medas que o ar que se respira é diferente, o ritmo cardíaco diminui e a calma apodera-se de nós, estamos cada vez mais próximos da Moura Morta!

Carregue na imagem para a aumentar

O Blog apresenta

Moura Morta a preparar-se para as eleições no Centro de Convívio



Etiquetas:

sexta-feira, novembro 20, 2009

Moinhos Serra Atalhada


Moinhos da serra da Atalhada, Penacova.
Há muito que estes moinhos deixaram de ter o uso para qual foram construídos, isto é, para a produção de farinha. No Verão aquando da falta de água e de inverno com as cheias os moleiros que viviam à beira rio nas suas moendas viam-se obrigados a mudar para os cumes das serras onde a força das energia do vento tocava as grandes velas dos moinhos de vento que lá tinham sido contruídos estrategicamente.
Hoje ,alguns deles, acolhem os turistas, os quais aqui ficam alojados, aquilo que a Câmara de Penacova olhou como uma forma de promoção do seu concelho e que consequentemente leva à promoção de uma região. Estes moinhos têm todo conforto de uma qualquer casa, embora estejam tão perto da Moura Morta muitos de nós não sabem o que se esconde uma pequena casa com todas as comodidades por trás daquelas largas paredes de pedra, além disso aqui você pode desfrutar das paisagens e da flora da serra, tendo a rodeá-lo todo um ambiente de pacatez e ar puro, local ideal para passar um fim de semana com a namorada ou namorado.

Moinhos da Serra da Atalhada, local calmo e paradisíaco por excelência, onde você pode aproveitar para ler, passear, se inspirar ou apenas para relaxar...

Os moinhos ficam no limite dos Concelho de Penacova e Vila Nova de Poiares, tendo uma vista esplendorosa sobre a serra da Estrelas, são as direcções que se podem tomar para chegar à Serra da Atalhada, mas para lá podermos chegar temos que percorrer uma estrada de terra batida, a estrada que liga a serra da atalhada ao concelho de Vila Nova de Poiares está em muito mau estado, só mesmo para carros todo-o-terreno.

quarta-feira, novembro 18, 2009

Hoje é decisivo....

sexta-feira, novembro 13, 2009

Foi assim hà 3 Anos - Assembleia do Centro de Convívio da Moura Morta

Foi assim hà 3 anos.Conforme os Estatutos irá ser convocada oportunamente uma nova Assembleia para a Eleição dos Corpos Gerentes para o trienio de 2010/13.
Já há movimentações para a apresentação de Listas
Aspecto do centro de convívio a alguns momentos do início da sessão
Foi no passado dia 05 de Novembro de 2006 que se realizou a primeira Assembleia do Centro de Convívio da Moura Morta, com os novos corpos gerentes, a qual foi Presidida pelo Eng. Álvaro (da Vinha) e assessoriada pelo primeiro secretário - Luis Filipe (neto da Maria Lima) e segundo secretário - Helder Lopes (neto do Ti Abel), a qual fez a apresentação dois elementos da Assembleia, do Conselho Fiscal e da nova Direcção aos Mouramortinos e também a proposta das quotas para os sócios.
Foi provido de uma basta plateia, que se deu incio à reunião, estando presentes alguns dos Sócios Fundadores deste mesmo Centro que é o caso do Sócio nº.3 - José Luis Santos António (polícia), e do Sócio n.º 6 José António Lomba Lucas (Filho do Ti António Ferreira).

Eng. Alvaro da Vinha, José António Lucas, Luis Santos, José Carlos

Etiquetas: ,

Lavegadas pretende recuperar o seu “ Bilhete de Identidade como freguesia

A exemplo de outras pequenas freguesias do Distrito de Coimbra as Lavegadas gostavam de recuperar o seu Bilhete de Identidade.
A recuperação de um Moinho de Ribeiro, um Moinho de Vento, um Forno de Cal, um Lagar de Azeite, uma Roda de tirar Água, um Barco de travessia de Rio, uma Moenda de rio, uma Eira e um Alambique de Aguardente seriam elementos da sua identidade que não é muito distante.
Nos anos 60 e 70 estas coisas existiam e chegaram a ter uma importância fundamental na economia local.
É nossa obrigação manter essa vivência, em memoria dos nossos antepassados, que trabalharam de sol a sol para fazerem de nós aquilo que somos.
Um projecto desses que passasse também pela criação de um núcleo museológico, percursos pedestres e outras estruturas que iriam contribuir para manter viva a identidade da freguesia.
A recuperação dos antigos pontões e travessias, bem como a recuperação dos caminhos e estradas antigas que ligavam as aldeias.
Bastante interessantes eram as estradas ( sem carros ) que ligavam a Moura Morta a Vilarinho, a Moura Morta à Ponte de Mucela através da Ribeira de Sabouga com dois percursos ( quando a ribeira ia cheia ia-se pelo pontão velho, no verão descia-se ao munho da ribeira pelo morouço e subia-se ao caralhaz para os barros vermelhos ), a Moura Morta à Igreja Nova pela estrada do Padre, a Moura Morta a Mucela pelo Legrassol, a Igreja Nova a Sabouga passando pelo Vale da Pena e Cabeça do Pardo, a de Sabouga a Vilarinho , á Murganheira e Alveite pela serra fora, a de Mucela ao Barreiro e à Ponte de Mucela. Todas estas estradas apeteciveis e que foram calcorreadas por antigas gerações.
Há que reunir esforços e tomar conhecimento de que o projecto que se possa idealizar poderia ser contemplado por fundos comunitários, candidatando-se ao Programa Agris , DREBL e conseguir outros Apoios através da ADIP e da própria Câmara.
Na freguesia não existem monumentos históricos, castelos, mosteiros, mas o nosso Bilhete de Identidade e os nossos monumentos são os moinhos de ribeiro, as moendas, os lagares e os fornos de cal, que se perderam. Por isso, a necessidade de nos organizarmos para manter a nossa identidade histórica, social e cultural.
Ao preocupar-mo-nos com os moinhos «estamos também a tratar a água e associado vem toda a fauna e flora do nosso rio e das nossas ribeiras. Um moinho em termos ecológicos «é um agente despoluidor, e o rodízio tem um papel importante na oxigenação da água», ou seja, «um moinho é uma verdadeira Etar, coisa que ainda não existe no concelho. A recuperação daqueles espaços «é também importante do pondo de vista turístico», se forem dotados de estruturas básicas para a prática de turismo rural de habitação, ou pelo menos para o desenvolvimento da gastronomia local, permitindo que os mais jovens e não só, possam assistir a todo o percurso até à feitura da broa. Depois de fazerem “ressuscitar” a arte de construção dos moinhos, com a colaboração de carpinteiros da zona que ainda se recordam e sabem como fazer os moinhos de agua e de vento, de rodízio, azenha ou canhota, fica concluído um autêntico museu vivo ainda com uma eira tradicional e forno.

Nota: Como sugestão, porque não fazer um forno da broa ao lado da churrasqueira na Moura Morta?

quarta-feira, novembro 11, 2009

XXIII Feira Franca de S. Martinho da Cortiça a 14 e 15 de Novembro

Realiza-se no próximo fim de semana a XXIII Feira Franca (Comercial, Industrial, Artesanato, Gastronómica e Cultural), nas imediações do pavilhão gimnodesportivo, na Portelinha, com o seguinte programa:

Sábado, 14 de Novembro
10h00 - Sessão solene da Abertura da XXIII Feira Franca de S. Martinho 11h30 - Concurso de gado bovino

16h00 - Grupo de dança do Centro Escolar de S. Martinho da Cortiça "As
Pimpolhas"

22h00 - Baile com a banda "Pauta Dourada"


Domingo, 15 de Novembro
09h00 - Chegada da Filarmónica Arganilense

10h00 - Missa, seguida de procissão em honra de S. Martinho

13h00 - Abertura da feira franca

14h00 - Animação musical durante a tarde com o grupo musical "Farristas da Gândara"


14h30 - Concerto com a Filarmónica
Arganilense

15h00 - Jogo de futebol do campeonato distrital do
INATEL entre G.D.C. S. Martinho da Cortiça e Académico de Vilela (Souselas)

15h30 - Teatro representado pelos alunos que frequentam o curso de jardinagem em S. Martinho da Cortiça


16h30 - Grupo de concertistas "Sons da Beira"


17h30 - Grande magusto oferta da Junta de Freguesia


18h00 - Actuação do "Grupo de Cantares Retalhos do Alva" e da "Tuna de S. Martinho"



Retirado do: Blogue de São Martinho


São Martinho

S. Martinho da Cortiça anima-se este fim-de-semana com a Feira Franca.
Com várias dezenas de expositores de artesanato, diversas actividades paralelas e muita animação, a feira é um motivo para visitar a freguesia.
Em S. Martinho da Cortiça, concelho de Arganil, decorre este fim-de-semana a 23ª edição da Feira Franca, que tem como principal objectivo promover a freguesia e a região.
O certame conta este ano com grande número de expositores, de vários pontos do país, na Exposição de Artesanato, que se realiza no Pavilhão Gimnodesportivo, para além do habitual concurso de gado bovino, a animação musical e a “Tasquinha”, com pratos regionais.

Por outro lado, no exterior do edifício decorre a feira tradicional e a maior exposição de máquinas agrícolas do concelho, havendo ainda muitas actividades de animação.


Lendas de São Martinho


O soldado Martinho e o seu manto

De acordo com a lenda num certo dia frio e chuvoso de Outono, em Amiens, França, o soldado Martinho percorria a cavalo um determinado caminho. Numa das voltas do trajecto dá com um mendigo a pedir. Apiedando-se do homem, Martinho não tendo mais nada que oferecer pega na sua espada e corta em dois o seu manto, estendendo uma das metades ao pobre, para que se protegesse do frio. Quase de imediato, cessou a chuva, começando a brilhar o Sol e ficando um inexplicável clima de Verão. Este acto de solidariedade, bem como a morte de Martinho ocorreram no mês das brumas (Novembro), período anual do vinho novo e das castanhas, ao qual ficou para sempre associado.

A vida de São Martinho

São Martinho, também conhecido por S. Martinho de Tours, cidade onde foi bispo, nasceu em Panónia, na Hungria, em 316 ou 317. Filho de um oficial romano, fez estudos humanísticos em Pavia. Iniciou depois a carreira das armas, mas manifestou desde cedo o desejo de ser monge. No entanto, serviu na guarda imperial até aos 40 anos, idade em que abandonou a vida castrense, tendo ido ao encontro de Santo Hilário, bispo de Poitiers, que lhe conferiu ordens sacras e lhe deu a oportunidade de entrar na vida religiosa. A sua intensa actividade pastoral valeu-lhe o epíteto de Apóstolo das Gálias. Já bispo de Tours, vivia como um monge, fora da cidade, num local modesto, mais tarde transformado num mosteiro. Terá morrido em Candes (França), em 11 de Novembro de 397.

Etiquetas:

sábado, novembro 07, 2009

Reunião da Junta de Freguesia de Lavegadas

No passado dia 30 a Junta de Freguesia de Lavegadass reuniu na sede da da Junta de Freguesia pelas 21 horas.

A reunião iniciou-se com a tomada de posse do Deputado de Freguesia do Partido Socialista que ainda não tinha tomado.
Foi então iniciada a sessão dando posse ao novo membro da Assembleia ,Sérgio Santos (filho da Ti Manuela da Moura Morta).
Foi deliberado por unanimidade que o José Carlos, secretário da Junta de Freguesia iria ser o representante da Junta de Freguesia das Lavegadas na Confraria da Chanfana.
Foi também deliberado por unanimidade que o Álvaro Rei, Presidente da Junta, seria o representante da Junta de Freguesia de Lavegadas na Adip, na Associação Nacional de Freguesias e na Associação de Produtores Florestais.


Deputados de Freguesia

Executivo:Álvaro Rei, Zé Carlos e Ana Mendes)
Presidente da Mesa - Sandra Laranjeira

Secretários: Sérgio Silva e Beto
Deputados de Freguesia - Sérgio Santos , Anabela, Zé de Mucela e Zé Laranjeira


Assembleia de Freguesia

sexta-feira, novembro 06, 2009

Mouramortinos em Belém do Pará

Depois de alguns emails trocados com a D. Linda Toscano, resolvi colocar num mapa a localização aproximada de alguns dos mouramortinos em Belém do Pará.
Coloquei apenas 3 moradas (aproximadas) que conheço:
  1. D. Linda Toscano, cujo avô Albano, nasceu na Moura Morta e daqui partiu em conquista das terras de Vera Cruz (Brasil). A D. Linda tem familiares na Moura Morta a Ti Alda da Lomba e a menina Quitas.
  2. A familia do Zé Lima, Ti Maria e a Graça Lima.
  3. Um pouco mais afastado mora o Carlos que tem a Padaria Montenegro com o melhor pão do Brasil.
Embora pareça muito afastado a distância da Familia do Zé Lima à Padaria são cerca de 10 km. E da Familia do Zé Lima à casa da D. Linda são pouco mais de 1,5 km.

Carregue em cima da imagem para ver melhor
O Carlos regressa a Belém do Pará na próxima semana e levará consigo o contacto da D. Linda e com certeza que irão falar um pouco sobre a nossa Moura Morta.

Já agora se nos quiserem enviar para o email ou escrever nos comentários a morada dos outros mouramortinos no Brasil.
Cunha, o pessoal da Ponte de Mucela também pode colocar a morada (é só para ver se o Cunha continua a ler o blogue da Moura Morta ou agora só lê o da Ponte de Mucela hehehehehhe).

quinta-feira, novembro 05, 2009

Vila Nova de Poiares

quarta-feira, novembro 04, 2009

Ponte de Mucela Desperta


(carregue em cima para ir para o blogue)



Este é o novo blogue da nossa aldeia vizinha, a Ponte de Mucela. Onde certamente poderá aprender muito sobre a nossa região.

Hoje pela manhã estava ao telefone com o Nuno Lima e ele dizia-me com muito entusiasmo, "- a Ponte de Mucela já tem um blogue", eu claro que aproveitei a hora de almoço para poder dar uma vista de olhos e fiquei muito agradado.

Parabéns pela iniciativa e bem vindos à blogosfera.
Já adicionámos o link do blogue da Ponte de Mucela na nossa lista de Blogs daqui de Perto.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Autarquia e pároco de costas voltadas em Poiares

Novo cartão de Sócio

Cartão de sócio em primeira mão.


É este o cartão de Sócio que o centro de convívio da Moura Morta pretende apresentar aos seus sócios, mais pequeno, mais compacto, tipo cartão de multibanco, mas com o mesmo conteúdo e mais apelativo.

Envie-nos os seus dados por mail ( Nome, Morada, data de nascimento) e uma foto.

Colocado originalmente a 31-10-2006


“Tentaram transformar a igreja em sede político-partidária”

Vila Nova de Poiares “Tentaram transformar a igreja em sede político-partidária

Num discurso escrito, contrariando os seus hábitos, Jaime Soares fez questão de dizer «tudo» o que lhe ia «na alma e no coração», dizendo «aos poiarenses o que eles têm necessidade e obrigação de saber». E têm «obrigação de saber» que, «no dia das eleições, na missa de um baptizado, realizada ao meio-dia, em Vila Nova de Poiares, um senhor padre de ocasião, durante a homilia, considerou que os serviços da Câmara funcionavam através de “luvas”». O presidente, eleito para o seu último mandado, explicou ao Diário de Coimbra que o sacerdote em causa, designado pela Diocese para substituir o padre Natário, se referia «ao funcionamento dos serviço da Câmara, onde os processos se atrasam indefinidamente, mas se formos lá com o dinheirito tudo se revolve». Afirmações proferidas na altura em que o autarca entrava na igreja para assistir à cerimónia. Mas não foi este o único incidente que marcou a campanha eleitoral em Vila Nova de Poiares. Sem usar a expressão “terrorismo político”, Jaime Soares deixou-a bem evidente no discurso crítico e inflamado que proferiu, na noite de sábado, perante um salão «nobre cheio de poiarenses. «Tentaram envolver, ou envolveram mesmo, pequenos grupos ligados à Igreja Católica, tentando transformá-la em sede de campanha político-partidária, não respeitando minimamente os seus valores morais e éticos. Felizmente que a maioria esmagadora dos poiarenses que professam a religião católica os ignoraram», disse ainda o autarca.
Jaime Soares, o único presidente eleito depois do 25 de Abril que Vila Nova de Poiares conheceu quer saber «como é possível que, em plena campanha eleitoral, se afaste o padre Natário, um dos melhores párocos que passou pelo nosso concelho?». Um afastamento ditado pelo bispo, D. Albino Cleto, independentemente da idade avançada do sacerdote e dos seus problemas de saúde, uma vez que, entre outras doenças, é diabético, estando, inclusivamente, já cego de um olho, para não falar dos problemas de locomoção de que tem padecido. «Será que é por ser amigo do presidente da Câmara?», questionou ainda Soares. «Desde quando é que isso é pecado?», enfatizou, recordando que o mesmo padre Natário «esteve em Condeixa e foi amigo do Jorge Bento e esteve em Mortágua e foi amigo do Afonso Abrantes». «Isso é pecado?», quer saber. Em seu entender, os “pecados” estão noutros espaços e noutras atitudes. E, por isso, perguntou «como é possível mandar padres substitutos para que, oito dias antes do acto eleitoral, se façam almoços de confraternização e estes se passeiam por lugares públicos, com os candidatos do PS?». «Claro que não é proibido, mas é eticamente reprovável», entende Soares, que considera «reprovável» a substituição do padre Natário, «que todos os poiarense admiram e respeitam, para em seu lugar colocar um substituto em part-time».
“Cristo não quer estes comportamentos”
Afirmando-se católico, e considerando a igreja um «espaço de princípios, de valores, de fé e amor ao próximo», observou que «alguns tentam destruir» essa «Igreja da solidariedade e do humanismo que Cristo pregou», «presumivelmente com a conivência do principal responsável da Diocese», acusou. Por isso, defende que se «faça uma rápida e profunda reflexão, antes que piores males possam suceder». «Cristo não quer estes comportamentos, porque desrespeitam os princípios e valores da Igreja que Ele fundou», disse ainda.
Mas o “apontar o dedo” não se ficou por aqui, uma vez que se repetiram as atitudes de «baixa política»,«não olhando a meios para atingir os fins». E deu o exemplo de «quem, a coberto da noite distribuiu dezenas e dezenas de panfletos e comunicados anónimos, a insultar e ofender gravemente pessoas honestas e dignas, só porque não comungam das suas opções». «Sabemos a sua origem e quem é o seu autor», disse ainda Jaime Soares. «Aguardaremos calmamente que a Justiça cumpra a sua função».
O autarca fez ainda saber que deu conhecimento ao mandatário da candidatura do PS, - «também ele um destacado líder da Igreja local» - «das “anomalias” verificadas durante a campanha. Todavia, este «nada fez para o evitar, não assumindo – a tempo e em tempo – os valores do respeito, da moral, da ética política a que estava obrigado». É, pois, considera Jaime Soares, «co-responsável em todo o processo».
Mas, apesar de todas estas “anomalias e interferências”, «o povo votou, decidiu e disse clara e inequivocamente quem quer para governar o município de Vila Nova de Poiares e quem não quer para governar o município de Vila Nova de Poiares», disse e repetiu o autarca, que deu início ao seu último mandato, prometendo continuar «a trabalhar, a trabalhar muito» para o desenvolvimento do concelho que, disse com orgulho, «continua em boas mãos». Relativamente aos que «cometeram tantas irresponsabilidades, que Deus faça a sua Justiça», disse, sugerindo à oposição «claramente derrotada», que faça a «sua leitura democrática» e assuma «uma postura ética e política que permita, de hoje em diante, uma discussão séria das propostas, de forma que a estabilidade e paz social sejam uma constante na governação do nosso município».


in Diário de Coimbra

domingo, novembro 01, 2009

ELEIÇÕES para o CENTRO DE CONVIVIO

Conforme os Estatutos irão decorrer oportunamente as Eleições para os Orgãos Sociais do Centro de Convivio da Moura Morta.

A Assembleia Geral para a apresentação do relatorio de Actividades e Contas da Direcção cessante e Eleição dos Corpos Sociais para o trienio de 2010/2013 será marcada brevemente e apos o parecer de contas do Conselho Fiscal.
Para o acto eleitoral e por forma a elegerem e serem eleitos, os socios do Centro de Convivio deverão ter as suas quotas em dia, considerando-se em dia com o pagamento das quotas de 2008.
Os associados que se tenham inscrito em 2009 deverão ter as suas quotas em dia relativas ao ano 2009.
Encontra-se já no Convivio uma listagem actual de socios que pode ser consultada pelos interessados.
As quotas poderão ser pagas na Tesouraria ou no Bar do Centro de Convivio.
Apos a marcação da Assembleia Geral para o efeitos, os socios de pleno direito poderão apresentar as suas listas aos Orgãos Sociais .

Etiquetas: