quarta-feira, setembro 30, 2009

Eleições Junta de Freguesia das Lavegadas

Igreja Nova - Uma das aldeias da Freguesia das Lavegadas
Eleições para a
Junta de Freguesia de Lavegadas





Carregue Vote para Votar
Carregue View Results para Ver os Resultados
by mouramortino

Eleições Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares

Eleições para a
Câmara Municipal
de
Vila Nova de Poiares



Entrevista Exclusiva com os Candidatos

O blogue da Moura Morta vai fazer uma entrevista aos dois Candidatos à Junta de Freguesia de Lavegadas, pelo PSD - Álvaro Rei e pelo PS - Joaquim Reis .

Elementos da Lista - PS
  • Presidente - Joaquim Reis (Quim de Sabouga) - Sabouga -
  • Secretário - Sérgio Santos (Filho da Ti Manuela) - Moura Morta
  • Tesoureiro - Anabela (Filha do Ti António Carvalho - Ponte da Mucela
  • Presidente Mesa Assembleia - Elsa Santos (Vale de Escuro) - Moura Morta
Elementos da Lista - PSD
  • Presidente - Álvaro Rei - Moura Morta
  • Secretário - José Carlos - Moura Morta
  • Tesoureiro - Ana Mendes (Filha do Ti Mendes da Venda) - Mucela
  • Presidente Mesa Assembleia - Sandra Laranjeira - Mucela
Desde já ficamos muito gratos pela disponibilidade de ambos.

Também foram endereçados Convites aos Candidatos a Presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares através dos candidatos à Junta de Freguesia, tendo sido assegurado que o Candidato pelo PS Joaquim Pires Monteiro estaria interessado.

Tem alguma pergunta que gostasse que o blogue colocasse aos Candidatos a Presidente da Junta ?

O candidato a Presidente da Câmara pelo PS não teve até ao momento oportunidade de responder a nenhum dos meus pedidos:
  • Convite para conhecer a Moura Morta, os seus problemas e as suas potencialidades
  • Convite para nos dar a entrevista.
O candidato a Presidente da Câmara pelo PSD, por certo que não o irá fazer, já que o nosso blogue no seu entender é pouco ou nada credível.

terça-feira, setembro 29, 2009

Eleições Autarquicas - O PS das Lavegadas


Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 28, 2009

Eleições Legislativas 2009 - Assembleia da República

Eleições Legislativas 2009
(Assembleia da República
)
Freguesia de Lavegadas

Carregue em cima da imagem para ver melhor

Eleições Legislativas 2005
(Assembleia da República
)
Freguesia de Lavegadas


Carregue em cima da imagem para ver melhor

Eleições Legislativas 2009 - Assembleia da República

Eleições Legislativas 2009
(Assembleia da República)

Concelho de Vila Nova de Poiares

Carregue em cima da imagem para ver melhor


Eleições Legislativas 2005
(Assembleia da República
)
Concelho de Vila Nova de Poiares


Carregue em cima da imagem para ver melhor

sexta-feira, setembro 25, 2009

Uma Homenagem de Mouramortinos ao Luis FILIPE


Não se deverá deixar passar um periodo eleitoral sem se homenagear um jovem que assumiu a sua candidatura à Assembleia da Republica pelo Distrito de Coimbra.
Julgo que seja a primeira vez que um mouramortino e mesmo um lavegadas que se tenha candidatado a Deputado da Nação.
Independentemente dos resultados das eleições, merece assim o nosso apreço e admiração, pela coragem e determinação na afirmação dos deveres de cidadão.
Muitos de nós já não pode dizer o mesmo.
Parabens Luis Filipe pelo assumir das responsabilidades civicas e pelo exemplo que dás às gentes da Moura Morta.

Etiquetas: ,

terça-feira, setembro 22, 2009

Complexo termal nasce nas Caldas de S. Paulo

A pequena localidade de Caldas de S.Paulo, à beira do rio Alva, prepara-se para acolher um mega investimento na área do turismo, que promete «revolucionar» a oferta existente no concelho e na região de Oliveira do Hospital. Trata-se de um empreendimento turístico 5 estrelas, com aproveitamento de águas termais provenientes de uma nascente que nunca foi explorada, localizada junto ao rio.
Apesar de terem conhecido, no último século, vários concessionários, as águas das Caldas de S. Paulo nunca foram aproveitadas em termos turísticos, havendo apenas alguns relatos de populares que dão conta de estas serem utilizadas para fins terapêuticos em casas particulares. Um relatório sobre a qualidade da água, datado de 1951, é aliás bem claro quanto ao “produto” existente na Caldas de S.Paulo, colocando-a num patamar “igual” a “algumas das mais afamadas do seu tipo”, contendo em “alto grau” algumas das características sulfúreas mais procuradas neste tipo de águas, devendo por isso “merecer atenção”.
Pese embora a conclusão deste relatório, o que é certo é que foram necessários quase 60 anos para surgir um projecto de activação do poço, que prevê, entre outras valências, a construção de uma das maiores e mais completas unidades hoteleiras da região. Com capacidade para 81 camas, espalhadas por 21 apartamentos, o aldeamento turístico Cova das Caldas vai muito para além do conceito de simples alojamento, oferecendo um conjunto diversificado de serviços que prometem inovar na área do turismo termal.
Também o coordenador da ADXistur, Associação para o Desenvolvimento das Aldeias de Xisto - que está a gerir os fundos comunitários neste sector do turismo - se mostrou entusiasmado com o projecto, deixando a garantia de «fazer o melhor para o apoiar», tendo em conta que pode ser uma «âncora» nesta região. Estima-se um investimento na ordem dos dois milhões de euros e a criação de 17 postos de trabalho directos.

Etiquetas: ,

segunda-feira, setembro 21, 2009

Alegado incendiário detido em Friúmes

É suspeito da autoria de dois incêndios florestais, registados no concelho de Penacova, e foi detido pela Polícia Judiciária (PJ). Falamos de um homem de 39 anos, servente de pedreiro, e residente na freguesia de Friúmes, naquele concelho.
O suspeito vive sozinho e revela algum desenquadramento social. Um facto que, conjugado com um «quadro de atracção pelo fogo», como sublinha a PJ, o terá levado a atear dois focos de incêndio. O primeiro verificou-se no dia 29 de Agosto e, de acordo com fonte ligada à investigação, destruiu uma área de cerca de cinco mil metros quadrados de floresta, exigindo uma mobilização significativa de meios de combate, cuja intervenção célere impediu que as chamas atingissem uma dimensão mais relevante. Situação semelhante verificou-se na passada quinta-feira, com o segundo incêndio que, todavia, teve uma dimensão menor, consumindo uma área de cerca de mil metros quadrados de eucaliptal e pinhal.
O homem, sem antecedentes policiais e com um «quadro familiar destruturado», terá ateado as chamas com recurso a um isqueiro e, de acordo com fonte policial, «não apresenta razões plausíveis» para os actos que praticou, “desculpando-se” com o «fascínio pelo fogo».
Os incêndios que nos últimos tempos têm surgido em Penacova, à semelhança, de resto, com o que tem acontecido noutros concelhos, particularmente Miranda do Corvo, mereceram particular atenção das autoridades policiais, dada a possibilidade de se estar perante uma situação de fogos provocados por mão criminosa.
Relativamente a Friúmes, as investigações “conduziram” ao servente de pedreiro, que foi detido na quinta-feira, à noite, na zona da sua residência, naquela freguesia. Ontem à tarde foi presente a tribunal, para primeiro interrogatório e devolvido à liberdade, mas obrigado a apresentar-se duas vezes por semana no posto policial da sua área de residência.

Com a detenção de Friúmes eleva-se para uma dezena o número de suspeitos da autoria de incêndios florestais detidos pela Directoria do Centro da Polícia Judiciária. Destes, três encontram-se em liberdade, muito embora obrigados a apresentações semanais ou bi-semanais no posto policial da sua residência, enquanto os restantes sete estão em prisão preventiva a aguardar julgamento.

domingo, setembro 20, 2009

Blogue promove descida do Rio Alva e convida candidatos

Blogue promove descida do Rio Alva e convida candidatos, este é o título da noticia que vem no Jornal
Campeão das Províncias

O blogue da Moura Morta - http://mouramorta.blogspot.com – está a organizar uma descida do Rio Alva para o dia 4 de Outubro próximo e vai propor aos candidatos a presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas e aos candidatos a presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares a participação na iniciativa, durante a campanha eleitoral para as autárquicas, assim como a ADIP.

O mesmo repto foi lançado também aos candidatos de São Martinho da Cortiça à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Arganil, que gostariam de surpreender com as potencialidades e fragilidades do Alva, nomeadamente do troço previsto para a descida.

Contudo, porém, a organização fez saber ao “Campeão” que esta iniciativa não tem carácter político.

A viagem de canoa começa junto à barragem das Fronhas, por volta das 10h30, e termina na Ponte da Mucela.

Para esta aventura, os promotores do blogue contam com a colaboração da Associação Mosqueiros do Alva, uma colectividade do concelho de Vila Nova de Poiares, formada por pescadores, e conhecedora, como poucos, dos pontos positivos e negativos do rio. Também a AlvaFlyFishing, empresa especializada no comércio de material especifico para a pesca à pluma, aderiu desde o primeiro momento como parceira da iniciativa.

Quem quiser participar na descida poderá fazê-lo enviando um email para mouramorta@gmail.com.Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Moura Morta é o nome de uma das sete aldeias que compõem a freguesia de Lavegadas, no concelho de Vila Nova de Poiares. O blogue é dinamizado por “mouramortinos” orgulhosos da terra natal e empenhados em promovê-la.

in: http://www.campeaoprovincias.com/ pela Jornalista Iolanda Chaves

sexta-feira, setembro 18, 2009

Mosqueiros em grande na 1ª Edição da Taça de Portugal


Mosqueiros do Alva vencem Taça de Portugal

Os Mosqueiros do Alva mais uma vez levaram mais alto o nome da Moura Morta ao conseguirem um resultado fantástico na 1ª Edição da Taça de Portugal de Pesca à Pluma.

Jorge Martins; Francisco Pereira; Chico Trafaria e Sérgio Silva.

Realizou-se no passado fim de semana a 1ª edição da Taça de Portugal de Pesca à Pluma no Lagoacho - Serra da Estrela.
Os Mosqueiros do alva marcaram presença e conseguiram colocar dois atletas nos 5 primeiros lugares! Sérgio Silva (Vitalino) ficou em 5.º e Jorge Martins foi o grande vencedor desta edição ao ficar em primeiro lugar.
Para isso contribuiu a excelente captura de uma Fário com 50 cm!!!


António José Rodrigues - Jorge Martins - José Branquinho

in: http://mosqueirosdoalva.blogspot.com/

Em nome do blogue aqui vai um grande abraço para todos os atletas dos Mosqueiros do Alva não só por este resultado mas também pela promoção da nossa região.

A origem do vinho a Martelo


A origem do vinho a Martelo


Durante o último quartel do século XIX (de 1875 em diante), a "Filoxera" atacou e matou praticamente todas as vinhas de Portugal, depois de ter devastado as da Europa, em regiões como a Alemanha, a Itália, a França, a Espanha, etc..

Sem vinhas, faltou o vinho e sobretudo faltaram as enormes quantidades de vinho de pouca qualidade que tradicionalmente eram destiladas para aguardente e algum bagaço. Estes produtos eram consumidos em grande quantidade, quer aqui na Metrópole, quer ainda no Ultramar Português, que tinha já uma população superior à do Continente. Seguiram-se várias crises vinhateiras, que chegaram a fazer cair os Governos quer da Monarquia quer também da República depois do 5 de Outubro.

Chamaram-se técnicos de vários pontos do mundo.

Da França, veio o Sr. Martell que conseguiu replantar muitas das vinhas do Ribatejo e da Estremadura e pô-las a dar frutos novamente.

A qualidade, em comparação com a que há hoje em dia, não era famosa mas graças à enxertia que se passou a usar, as coisas de facto melhoraram e muito. Esta produção aumentou de tal forma, que o povo começou a falar em vinhos feitos "à lá Martell". Fácil é, pois, ver de onde vem a expressão, "vinho a martelo", que no entanto hoje em dia é aplicada até para descrever actividades ilícitas. A Filoxera, mencionada acima, é um insecto que se desloca na terra e come as raízes da videira matando assim todas as vinhas. Esse insecto não se desloca em terrenos de argila e de areia, por isso as vinhas de Colares que estão em areia não foram atacadas com severidade.

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 17, 2009

Serpa Oliva lanchou na tasquinha da Moura Morta

João Serpa Oliva cabeça de Lista do CDS pelo Distrito de Coimbra e os restantes elementos da sua lista lancharam na tasquinha do Centro de Convívio da Moura Morta. Desta vez a escolha para lanchar não recaiu na tradicional chanfana, mas nas pataniscas de bacalhau que estavam muito boas por sinal.
Como as instituições devem ser apartidárias, foi com simpatia, ou não fossem os mouramortinos exímios na arte de bem receber, que o nosso Presidente Zé Carlos e o Tesoureiro Carlos Fernandes retribuíram a visita à nossa tasquinha.

Etiquetas: ,

quarta-feira, setembro 16, 2009

Balanço da tasquinha no Poiartes 2009

Esta foi sem dúvida a melhor participação de sempre da nossa tasquinha no Poiartes 2009.

A participação neste evento ao longo dos últimos anos também levou a tentar melhorar a cada ano que passa, deste modo as pessoas que estiveram na preparação deste Evento o Zé Carlos, António da Nazaré e o Ti Carlos a fazer com que as coisas estivessem ao melhor nível.

António da Nazaré, Nazaré, Carlos Fernandes

Quem se lembra dos anos anteriores recorda-se que a sexta-feira até costuma ser um dia calmo mas este ano superou as expectativas e servimos mais de 60 Jantares. O Sábado tanto no almoço como no jantar tivemos sempre as mesas cheias e que levou a um grande esforço por parte de todos os envolvidos, desde as cozinheiras que tinham mãos a medir a todos os outros que estavam a servir às mesas, lavar a loiça, servir as bebidas ou cortar o pão.

Já após as refeições o trabalho era sempre muito intenso.

Gostaria de dar os parabéns a todos os que tiveram directamente ou indirectamente envolvidos na tasquinha e que permitiram levar mais longe o nome da nossa aldeia.

Mas gostaria de dar uma palavra especial para o Marco (filho do Tonito e da Cristina, neto do Ti Alcibíadas) que trabalhou durante os vários dias da feira de uma forma incansável.
Também uma palavra especial à Ti Otilia, à Elsa, à D. Emilia, à Nazaré, à Cristina, ao António da Nazaré, ao Zé António, ao Ti Carlos e ao Zé Carlos. (espero não me ter esquecido de ninguém).

Só uma curiosidade até o Zé António andou a servir à mesa. (resta saber se vai haver ou não contas da lavandaria para pagar... hehehehhe

Ao longo dos anos que vamos à feira conseguimos "fidelizar" muita gente que a cada ano volta e que daqui saem com a certeza que foram bem servidos e com bom atendimento e certamente que irão sair a sorrir. Além do mais grande parte dos artesãos que estão a expôr acabam por fazer na nossa tasquinha todas as refeições, o que nos deixa muito contentes.

Etiquetas:

Current Location | PassportStamp

Visitantes da nossa tasquinha

Ao longo dos três dias muita foi a gente que nos visitou quer fosse para comer quer fosse para confraternizar.
Algumas das pessoas que são presença habitual na nossa tasquinha ou que trazem alguns amigos.
Vasco Lucas e Eng. Carlos Coelho (Empresário de V. N. de Poiares)


Jovens de V. N. de Poiares, Barreiro, V. N. de Poiares

O pessoal mais novo com o qual tive na conversa e que nos visitaram e onde inevitavelmente acabámos por falar sobre algumas curiosidades que eles descobriram sobre a Moura Morta e sobre a região.

No sábado à noite a tasquinha continuava a ser concorrida.

terça-feira, setembro 15, 2009

Ca temos o Falâncio

quinta-feira, setembro 10, 2009

Tasquinha da Moura Morta - Poiartes 2009


No seguimento do que tem acontecido nos anos anteriores, a tasquinha da Moura Morta irá estar presente este fim de semana no Maior Evento Mundial de Promoção da Chanfana.
E como não gostamos de defraudar os apreciadores lá estaremos para suplantar com a nossa Chanfana, mesmo os gostos mais exigentes.

Venha traga um amigo ou se preferir muitas amigas . . .

O blogue irá estar presente e tentar captar todos os momentos!

Etiquetas:

terça-feira, setembro 08, 2009

Vamos todos votar.....

Como sempre a abstenção nas eleições é sempre um problema da política e do envolvimento das pessoas na escolha dos nossos representantes. As pessoas nos dias de hoje continuam sem exercer um dever cívico. Nas eleições em Poiares, a abstenção teve os seguintes valores nas eleições autárquicas:

%

1976

1982

1985

1989

1993

1997

2001

2005

Abstenção

49,24

26,27

31,67

33,29

30,28

31,46

30,77

32,53

PPD-PSD

53,72

61,21

63,04

58,83

54,88

59,07

60,63

53,72

PS

37,72

32,69

27,30

33,70

34,09

33,56

32,47

37,72

CDS-PP

1,69


2,43


1,92

0,68

0,98

1,69

PCP-PEV

1,74



2,10

3,86

1,54

1,46

1,74

APU


2,27

2,18






BE







0,63


Essencialmente um terço das pessoas pertencentes aos cadernos eleitorais de Poiares, ou seja, em 6 322 eleitores cerca de 1897 não votam. Arrifana (1 484), Lavegadas (287), Poiares (Santo André) (3 271), São Miguel de Poiares (1 280) É comum nos queixarmos dos partidos e dos políticos, mas os pequenos deveres, que apenas tiram uns minutos, quase o mesmo tempo que leva a fumar 1 cigarro, não os cumprimos. Votar demora pouco tempo, e este é secreto, apesar de as vezes pensarmos que alguém pode saber. Votar nas autárquicas, é votar em pessoas da nossa terra. De alguém que quer fazer algo pela sua terra, pelos seus familiares, amigos, vizinhos e conterrâneos de Poiares. Independentemente dos partidos, são pessoas que concorrem, que entram em contacto connosco todos os dias, que é comum vê-los na rua. Uns mais do que outros, mas não deixando de qualquer forma de serem Poiarenses, que amam a sua terra, e que esperam melhor.
Do Bite doAcorda poiares

Etiquetas: