sexta-feira, maio 29, 2009

Quase metade das escolas vai falhar prazo para eleger directores

A abertura dos concursos para o provimento do lugar de director, o órgão unipessoal que nas escolas do básico e secundário irá substituir os conselhos executivos. Por decisão do Governo, esta nova transfiguração teria de estar consumada no domingo, mas pelo menos quase metade dos agrupamentos e escolas não-agrupadas deverão entrar em Junho sem ter eleito ainda os seus directores.


Interferência autárquica

A nova lei concentra numa só pessoa os poderes que antes pertenciam a órgãos colegiais. Mas o que verdadeiramente a preocupa não é tanto o risco de uma deriva autoritária nas escolas, embora admita que ele exista, mas sim o facto de a eleição dos directores poder vir a ser determinada mais por "interesses políticos" do que pelo bem-estar da escola.

Eleita a 23 de Abril, Eduarda Carvalho, directora do agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares, também já presidia ao CE e vai manter-se à frente, "apesar de ser absolutamente contra o novo regime", porque foi isso que lhe pediram, em abaixo-assinado, os docentes e funcionários do agrupamento.
Serão os novos directores, eleitos pelo conselho geral, que nomearão todos os coordenadores de escola e de departamento, que antes eram eleitos pelos seus colegas, determinando assim também a composição do conselho pedagógico.

Ela já decidiu: "Vou cumprir a lei, mas não tenciono usar os poderes que me são conferidos.
Vou continuar a ouvir de perto os meus colegas, a apoiar as minhas escolhas em eleições prévias entre pares".

A nova directora não tem dúvidas de que só assim se conseguirá "alguma coisa boa para a escola e para os alunos", o que tanto falta faz depois deste ano lectivo particularmente conturbado. "Tudo o que se passou minou o bem-estar das escolas".
O seu agrupamento e o de Oeiras figuram entre os que se opuseram ao novo modelo de avaliação decretado pelo Ministério da Educação. Com o ano lectivo a chegar ao fim

terça-feira, maio 26, 2009

Ano de contratações

Ao todo são 21 contratos de trabalho por tempo indeterminado. Nesta altura de tanto desemprego é sempre bom ter esta oportunidade dada pelo Município! Têm 10 dias úteis a partir da publicação, ou seja, até 3 de Junho.
Procedimento concursal comum por tempo indeterminado para 15 postos de trabalho na carreira/categoria de assistente operacional
Aviso n.º 9957/2009. D.R. n.º 98, Série II de 2009-05-21
Procedimento concursal comum por tempo indeterminado para 6 postos de trabalho na carreira/categoria técnico superior Aviso n.º 9958/2009. D.R. n.º 98, Série II de 2009-05-21

Resumindo isto:

A) 15 postos de trabalho na carreira/categoria de assistente operacional -
  • 1 electricista,
  • 1 carpinteiro,
  • 2 motoristas de pesados,
  • 2 pedreiros,
  • 4 cantoneiros,
  • 2 auxiliar administrativo,
  • 3 auxiliares de serviços gerais.
B)
  • 1 Técnico Superior de Direito,
  • 2 Técnicos Superiores (1Lic. em Serviço Social e 1 Lic. em Sociologia),
  • 1 Técnico Superior (Lic. em Relações Públicas e Publicidade),
  • 2 Técnicos Superiores (1 Lic. em Arquitectura e 1 Lic. em Planeamento Regional e Urbano).

Logicamente que estes lugares estão disponíveis para as várias secções, serviços e gabinetes.

in: http://acorda-vnpoiares.blogspot.com/

terça-feira, maio 19, 2009

Obrigado!

2ª Prova do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma

No domingo quando cheguei ao Centro de Convívio estava o Ti André a admirar o rio, pensava eu, mas afinal estava a apreciar a técnica dos atletas que participavam no na 2ª Prova do Campeonato que se realizava no Alva.
Para muitos, aqueles são os pescadores, mas para o Ti André são os seus amigos que ele identifica orgulhosamente quase todos pelos nomes e localidades de onde são naturais.
Ele disse-me que achava que que um dos pescadores que andava ao Caneiro era o Tomás e como todos sabem que embora não seja pescador, gosto muito desta arte que é a pesca à Pluma não só pela preservação do meio envolvente, mas também por a entreajuda que entre os atletas parecem ter tantos em treino como em em competição, lá rumei eu ao Caneiro.
Já agora quero agradecer aos pescadores esta visita, pois provavelmente se não fosse a realização desta prova a estrada que liga o Caneiro à Cabrieira continuaria cheia de pedras, terra e aluimentos sendo impossível a passagem, excepto se fosse a pé.

Tomás Silva

Depois chegar ao Caneiro e pedir para tirar umas fotos, o Tomás mostrou-se logo disponível, mas segundo ele que o que lhe dava jeito era umas trutas também para a fotografia e como todos sabem as trutas não me iriam deixar ficar mal e logo apareceu uma não porque queria ser apanhada pelo Tomás mas porque queria aparecer no blogue.

Controlador do Tomás
O atleta de Braga que controlava a prova do Tomás Silva dizia-se muito desiludido com a prova do Alva, pois vinha à procura de apanhar muitas lontras com medida iguais às que tínhamos colocado à uns dias no blogue e foi uma desilusão total, a sorte é que apanhou umas trutas.

Ao acompanhar a prova durante algum tempo o pescador que estava a controlar foi-me explicando quais os objectivos e as finalidades e mesmo o nome das técnicas utilizadas pelo Tomás que lançava insistentemente e como uma elevada precisão a linha da sua cana de pesca.

Durante um periodo de paragem para trocar de mosca (isco), o Tomás dizia-me que me conhecia de algum lado, pois claro, a foto abaixo permite certificar que nos conhecemos pelo menos da minha Adega.

Na foto da esquerda para a direita - Paulo Morais, Tomás Silva, . . .

Malta da PLUMA ajudem-me lá a completar a legenda das fotos, qual era o nome do controlador do Tomás e como se chama o pescador que está ao lado do Paulo Morais e do Tomás na última foto.
Vitalino como é que correu a prova e aos Mosqueiros do Alva?

Ultima Ceia


segunda-feira, maio 18, 2009

Algumas câmaras não cumprem a lei"

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões, reconhece que em anos de eleições autárquicas há mais fogos florestais.

Ascenso Simões admite que em período eleitoral muitas câmaras deixam de aplicar coimas pela não limpeza da floresta, mas que a situação está a melhorar.

“Há algumas câmaras municipais onde a lei não está a ser cumprida, mas aquilo que tínhamos há dois anos e o que temos hoje, é uma imensa diferença. E isso é que importa, é o sentido positivo”, afirma.

Esta manhã, à Renascença, a Polícia Judiciária (PJ) também admitia que em ano de eleições muitas câmaras deixam de aplicar coimas aos proprietários pela não limpeza dos terrenos.

Confrontado com esta situação, Jaime Soares, o autarca que na Associação Nacional de Municípios tem o pelouro da Protecção Civil , recusa a ideia de que em ano eleitoral as autarquias tenham mão mais leve na aplicação de coimas.

“Tem que se arranjar um bode expiatório, tem que haver alguém e caem sobre os presidentes de câmara”, acusa Jaime Soares, autarca de Vila nova de Poiares.

Quem sabe um dia na Moura Morta . . .

Quem sabe um dia na Moura Morta . . . nas Lavegadas, em Vila Nova de Poiares, também se possa vir a "sentir" esta modalidade desportiva desta forma.


Carregue sobre o Video para poder visualizar.

Etiquetas: , , , ,

Xiuuuuuuuuuuuu....está a Sonhar



Este ainda não sabe como é que isto se resolve com a fruta. O Pintinho ainda não pode explicar .
Está tudo em segredo de justiça.

sábado, maio 16, 2009

Opinião de uma jovem "Portuguesa"

Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto montanhoso? ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? ou cuantas estrofes tem um cuadrado? ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã? E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os lesiades', q é um livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah. Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato.
Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver??? O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e pi....linhas de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. tarei a inzajerar?

sexta-feira, maio 15, 2009

Junta de Freguesia de LAVEGADAS

EDIFÍCIO DA JUNTA DE FREGUESIA DAS LAVEGADAS

Lavegadas é uma freguesia do concelho da Vila Nova de Poiares, com:

- 11,23 km² de área e
- 249 habitantes (2001).
- Densidade: 22,2 hab/km².

Área11,23 km²
População249 hab. (2001)
Densidade22,2 hab./km²
OragoSão José



Edifício onde funciona tambem um posto dos CTT.

Originalmente colocado em 2006

A Freguesia das Lavegadas têm 279 pessoas recenseadas, a última pessoa a ser recenseada na nossa freguesia têm o número 497.

A Moura Morta contribui com cerca de 35% de pessoas recenseadas para a Freguesia das Lavegadas.


Já agora que estamos num ano de várias eleições aqui fica a página da Internet onde pode conferir o seu número de eleitor.

Etiquetas: ,

quinta-feira, maio 14, 2009

2.ª Prova do Campeonato Nacional - Rio Alva

2.ª Prova do Campeonato Nacional - Rio Alva

Dias 16 e 17 de Maio

Nos dias 16 e 17 de Maio vai realizar-se no Alva a segunda prova do Campeonato Nacional de Pluma. Depois das cheias deste Inverno o rio apresenta-se agora em excelentes condições para receber mais uma prova. Pelas pescarias que os Mosqueiros têm feito podemos afirmar que a população de trutas "está lá" e de boa saúde! Vamos ver se vão colaborar nos dois dias de prova.
O furtivismo tem vindo a diminuir ano após ano.
Em relação aos predadores naturais, depois de se ter verificado um aumento na população de lontras em 2007, verifica-se agora que a maior parte delas deve ter-se deslocado para outro sítio, pois é raro ver alguma. A garças continuam e os corvos marinhos no último inverno também apareceram mais que o normal.
N.º de capturas maiores ou iguais a 19 cm em provas anteriores:
2007: 170
2008 Alva1: 119
2008 Alva2: 120
Estamos curiosos para ver o que vai acontecer este ano. Com capturas válidas a partir dos 17 cm e com apenas 10 tramos marcados no rio, estamos convictos que o número vai ser superior.

Roubado de noite daqui: http://mosqueirosdoalva.blogspot.com/

quarta-feira, maio 13, 2009

Perigos Campeonato Nacional Pesca à Pluma - Rio Alva

Com o aproximar da 2ª Prova do Campeonato Nacional de Pesca à Pluma no Rio Alva estamos em Alerta Vermelho, já que foram avistadas algumas Lontras de dimensões considerável que podem por em causa não só as trutas mas também os Atletas.
A Moura Morta já têm no terreno dezenas de corajosos investigadores, que estão a colocar a sua vida em perigo, tentando retirá-las daquele ambiente para serem levadas para cativeiro, abaixo poderão constatar algumas fotos que conseguimos captar.


Como todos sabem nenhum dos pescadores deve subestimar estas feras que aparentemente parecem muito queridas e dóceis.

Caso se sintam em perigo, devem me contactar imediatamente que nós ocuparemo-nos do resto.

terça-feira, maio 12, 2009

Regularização de Poços e Furos

Passei hoje na Administração da Região Hidrográfica de Coimbra e verifiquei que o prazo se irá prolongar por mais um ano até 31 de Maio de 2010 de qualquer forma deixo aqui a documentação necessária para procederem à legalização do vosso poço ou Furo.
  1. Fotocópia do Bilhete de Identidade e número de Contribuinte do proprietário do terreno.
  2. Cópia da Carta militar escala 25.000 folha A4 ou Planta de localização com identificação do poço/furo ou as suas coordenadas.
  3. Fotocópia do documento comprovativo da titularidade do Terreno onde está localizado o poço/furo (escrituras ou documentos das finanças)
Os poços não pagam e os furos que não estejam legalizados pagarão cerca de 300,00€.

Como trouxe os documentos necessários o Rafael vai levar para a Moura Morta, se alguém estiver interessado passe lá por casa; e se quiserem ele pode ir com o GPS identificar as coordenadas dos poços ou furos.
A carta militar tenho que ver se encontro na internet se não deverá existir na junta de freguesia e tiramos cópia lá .


Eu ainda não perguntei ao meu irmão se ele fazia isso, mas fará certamente.

Nova Lei dos poços

"De acordo com o Decreto-Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio, todos os proprietários e arrendatários de utilizações dos recursos hídricos, que à data da entrada deste decreto-lei não disponham de título que permita essa utilização, têm que pedir as devidas autorizações/licenças/concessões de utilização, junto das autoridades competentes.
O pedido de autorizações/licenças/concessões é obrigatório para todos os proprietários de terrenos em que haja qualquer tipo de utilização dos recursos hídricos, existentes e que não esteja legalizada, sejam elas poços, noras, furos, minas, charcas, barragens e ou açudes, quer se destine para consumo humano, rega ou actividade industrial.
Para o caso de poços ou furos, executados antes da entrada em vigor da referida legislação, o Artº 89º do mesmo diploma prevê a sua regularização no prazo de 2 anos, isto é, até dia 31 de Maio de 2009. A legislação citada prevê o regime sobre as utilizações dos recursos hídricos, devendo os pedidos de emissão de títulos de utilização dos recursos hídricos ser instruídos conforme o regulamentado na Portaria n.º 1450/2007, de 12 de Novembro. A Regularização deve ser requerida mediante requerimento com o tipo e as características da captação, sua localização, características da exploração e o relatório final. A inexistência deste, deverá ser substituída pela entrega de um relatório de peritagem técnica da captação, efectuada por um técnico com formação na área da hidrogeologia. Após apreciação será emitido o respectivo título de acordo com a legislação (Licença ou Autorização). Se o requerimento for apresentado até 31 de Maio de 2009, os utilizadores ficam isentos da aplicação da coima.

Só através de declaração, os serviços da Administração da Região Hidrográfica do Tejo, I.P. (ARH Tejo) poderão atribuir as concessões, licenças e autorizações necessárias para cada tipo de utilização.

Caso seja detectada qualquer utilização não declarada após 31 de Maio, o seu proprietário incorre numa contra-ordenação muito grave, cuja coima mínima, para particulares, pode ir de 25 mil a 37.500 euros. No caso de pessoas colectivas, a coima pode ir de 60 mil a 2,5 milhões de euros.
Para evitar as contra-ordenações e as coimas previstas na Lei, os utilizadores deverão fazer o pedido de título com a máxima urgência. Se necessitar de apoio na instrução do referido pedido, contacte o Departamento de Ambiente do CTIC para o apoiar."
http://www.ctic-pt.eu/if_info.aspx?g...e-fecdd9149016

sexta-feira, maio 08, 2009

Exposições a inaugurar no Instituto Franco-Português

Duas exposições, uma de pintura, Ruine#2, de Ludovic Bernhardt e outra de escultura, “Peso para livro aberto” de Sérgio Taborda, são inauguradas dia 5 de Maio, ao fim da tarde – 18:30h, no Instituto Franco-Português e na Nova Livraria Francesa, ambos sitos na Avenida Luís Bívar, 91, em Lisboa.
Sérgio Taborda é português, nasceu em 1958 em Vila Nova de Poiares (Coimbra), vive e trabalha em Lisboa.
Após ter concluído o curso de Escultura do AR.CO e frequentado o curso de Cinema do Conservatório de Lisboa, licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.
Mestrado em Ciências da Comunicação – "Percepção e presença. O corpo na escultura, cinema e bio-tecnologias".
Doutoramento em Ciências da Comunicação – Acontecimento e tempo. Sobre o trabalho da percepção em práticas da instalação e do cinema.’ Lecciona disciplinas de Projecto e Desenho na ESAD – Escola Superior de Arte e Design - Caldas da Rainha.
Expõe individualmente desde 1985, concentrando-se a partir de 1992 em instalações para espaços específicos conjuntamente com o músico/compositor Luís Bragança Gil.
Deste trabalho a dois resultaram, entre outros, em 1997 e 1998 as instalações áudio e vídeo, 'imersão' e ' travelling'.
A partir de 2002 tem apresentado individualmente trabalhos em vídeo que incorporam um tempo e uma duração irreversível de um acontecimento, projectados em salas de cinema – 'Imagem tempo', 'A cabina do panoramista',' Scanning’ e ‘Pano e nuvem’.

Sobre Peso para Livro Aberto

Estas quatro diferentes peças em bronze maciço foram feitas para resolver uma particular situação com que me confrontei diariamente enquanto trabalhava na minha tese de doutoramento intitulada, ‘ Acontecimento e tempo. Sobre o trabalho da percepção em práticas do cinema e da instalação’: como manter livros abertos em páginas precisas enquanto seleccionava notas escritas a lápis para o meu caderno. Resolvia-o provisoriamente recorrendo a alguns objectos pesados (pedaço de cobre que tinha trazido de uma oficina, outros livros mais pesados, objectos vários) que tinha na mesa de trabalho, colocando-os sobre as páginas do livro que na altura lia para o manter aberto.

Estas esculturas em bronze foram feitas a partir de uma modelação directa nos próprios livros que então lia com um bloco de plasticina que foi assumindo a abertura do livro na página em que me encontrava naquele momento a ler.

A abertura que ficou, o declive no meio do livro consoante têm menos ou mais volume de páginas, o tipo de lombada e capa, o tamanho do livro, a largura das páginas e como está cozido, tudo isso passou para o molde de plasticina que fiz em cada um dos quatro livros que na altura estava a ler e a tomar notas de leitura.

Foi directamente sobre os quatro livros que então fui lendo – Comédie et actes divers de Samuel Beckett, Ética de Bento de Espinoza, Espinoza e os signos de Gilles Deleuze, e L’ Image-Temps de Gilles Deleuze que moldei as diferentes plasticinas que serviram depois de moldes para se fazer na fundição os bronzes que aqui se mostram.(Sérgio Taborda).

quinta-feira, maio 07, 2009

Época dos incêndios

Apertou um pouco o calor e aí está a má companhia de todos os Verões. Estando a ser combatido pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, ainda não se encontra totalmente controlado.
Deixamos algumas fotos tiradas à poucos minutos da Serra do Carvalho e da Vila.
(06 de Maio de 2009)



terça-feira, maio 05, 2009

De onde nos visitaram

De onde nos visitaram . . .


segunda-feira, maio 04, 2009

O Significado do Nome Moura Morta

Moura Morta - Centro de Convívio
O nome Moura Morta deve-se possivelmente a:
Moura - Nome de pessoas que aqui terão habitado ou nome de alguma dessas familias, visto ser uma aldeia habitada por Mouros ainda existindo nos dias de hoje alguns vestígios.
Morta - Terra não de passagem por ser um pouco escondida.

Uma das Terras mais antigas da região e das mais importantes também.

Etiquetas: , , ,