quinta-feira, abril 30, 2009

Os Miúdios são imprevisíveis

PROFESSORA: Maria, aponta no mapa onde fica a América do Norte.
MARIA: Aqui está.
PROFESSORA: Correcto. Agora turma, quem descobriu a América?
TURMA: A Maria.
__________________________________________________________

PROFESSORA: João, menciona uma coisa importante que exista hoje e que não havia há 10 anos atrás.
JOÃO: Eu!
__________________________________________________________


PROFESSORA: Francisco, porque é que andas sempre tão sujo?
FRANCISCO: Bem, estou muito mais perto do chão do que a Srª. professora.
__________________________________________________________

PROFESSORA: Agora, Simão, diz-me sinceramente, rezas antes de cada refeição?
SIMÃO: Não professora, não preciso. A minha mãe é uma boa cozinheira.
__________________________________________________________


PROFESSORA: Artur, a tua composição 'O Meu Cão' é exactamente igual à do teu irmão. Copiaste-a?
SIMÃO: Não. O cão é que é o mesmo.
__________________________________________________________

PROFESSORA: Bruno, que nome se dá a uma pessoa que continua a falar, mesmo quando os outros não estão interessados?
BRUNO: Professora

Há um ano atrás escreveram-nos isto ...

"Desde já peço desculpa, por não estar a comentar esta “notícia”, no entanto, não encontrei um local mais apropriado! Quero apenas pronunciar-se sobre dois ou três tópicos, os quais me deram que pensar! Em primeiro lugar, penso que li em algum lado, que o objectivo deste blog seria divulgar e promover a terra (num sentido positivo), no entanto, tenho algumas dúvidas quanto á execução deste objectivo em toda a sua plenitude. Esta falha será no meu ponto de vista, devido aos “dirigentes” e aos comentadores! Passo a explicar, no caso dos “dirigentes”, penso que algumas “noticias” que apresentam não terão muito interesse, visto que falam da vida pessoal e além de que muitas delas não passam de mera especulação. Penso que, neste sentido, deveriam ter um pouco mais de cuidado na selecção de informação que publicam, de forma, a não expor a vida privada das pessoas sem as consultar! No caso dos comentadores, a maior parte deles, são apenas para tratar as pessoas, desculpem-me a expressão, “abaixo de cão”. No meu entender, assim, os comentários deixam de ter qualquer interesse num blog, que tem como objectivo divulgar e promover a terra e a sua população. Uma outra critica, que não posso deixar de fazer, é a postura dos dirigentes que com muita pena minha, não se tem mantido igual ao longo do tempo. Passo a explicar, o primeiro e único comentário que fiz neste blog, até ao momento, foi retirado por possuir uma linguagem não apropriada segundo os “dirigentes”, e era uma expressão do tipo “gaja tens umas pernas tão boas”. Desta forma, estou chocada com o que li neste blog… é certo que os comentários não são da responsabilidade dos “dirigentes”, no entanto, poderiam ter retirado os comentários menos próprios, tal como fizeram com o meu. Uma vez, que estes possuem uma linguagem ainda menos apropriada que o comentário que fiz (considero eu). Tenho pena que a postura não se tenha mantido, pois teria evitado muita coisa… Peço desculpa, quando estou a falar no plural em relação aos “dirigentes”, no entanto, não tenho outra forma de o fazer, uma vez que não sei de quem é a responsabilidade das diferentes “noticias” ou a forma como é orientada a publicação das diversas noticias. Este comentário, surgiu a partir de uma visita ao blog, e após ter visto coisas que, no meu entender, não estarão a divulgar e a promover a terra de uma forma muito positiva. Se o objectivo é realmente esse, deveríamos todos parar e pensar no que se está a fazer…espero que isto vos faça pensar um pouco!!!! Desejo, sinceramente, que este blog possa continuar, mas com um pouco mais de seriedade para que o objectivo seja cumprido na sua plenitude e sem falar mal das pessoas!!!!"

quarta-feira, abril 29, 2009

Subsídio mensal de residência

Assunto: Despacho n.º 9810/2009: subsídio mensal de residência de € 941,25!

Despacho n.º 9810/2009

Considerando que, nos termos do disposto no Decreto -Lei n.º 331/88, de 27 de Setembro, pode ser atribuído um subsídio de residência aos titulares do cargo de director -geral e de outros expressamente equiparados, à data da nomeação no local onde se encontre sedeado o respectivo organismo;
Considerando que o Prof. Doutor José Alexandre da Rocha Ventura Silva, Presidente do Conselho Cientifico para a avaliação de Professores lugar expressamente equiparado a director geral, tem a sua residência permanente em Aveiro:

Assim, nos termos do disposto no artigo 2.º do Decreto -Lei n.º 331/88, de 27 de Setembro, determina -se o seguinte:


1 — É atribuído ao Presidente do Concelho Científico para a Avaliação de Professores, Prof. Doutor José Alexandre da Rocha Ventura Silva, um subsídio mensal de residência no montante de € 941,25, a suportar pelo orçamento da Secretaria -Geral do Ministério da Educação e actualizável nos termos da portaria de revisão anual das tabelas de ajudas de custo.

2 — O presente despacho produz efeitos desde 1 de Novembro de
2008.


12 De Fevereiro de 2009.

— O Ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

— Pela Ministra da Educação, Jorge Miguel de Melo Viana Pedreira, Secretário de Estado Adjunto e da Educação.

E os professores desterrados com família?

recebido por email

terça-feira, abril 28, 2009

Moura Morta na Vanguarda da tecnologia

Segundo fontes dos responsáveis Mouramortinos, quer sejam políticos, gestores Financeiros, Economistas ou Engenheiros, eles estão de acordo relativamente ao futuro:

As fábricas do futuro na Moura Morta só irão ter dois trabalhadores, um cão e um Engenheiro; tudo o resto vai ser tudo automatizado.
O engenheiro estará lá para dar de comer ao cão,
perguntam vocês:
- Então para que serve o cão?

O Cão, meus amigos, está lá para não deixar o engenheiro mexer nas máquinas.



Etiquetas:

segunda-feira, abril 27, 2009

Luso descendentes na América...

Em Português a partir minuto 1:50

sábado, abril 25, 2009

Fiz o Prometido

sexta-feira, abril 24, 2009

Barragem das Fronhas - Plano de Ordenamento

Governo aprovou Plano de Ordenamento da Albufeira das Fronhas

Depois de um enorme vazio relativamente à “gestão” de toda a zona envolvente à Barragem das Fronhas, o Conselho de Ministros aprovou, ontem o Plano de Ordenamento da Albufeira.
Uma boa notícia, no entender do presidente da Câmara de Arganil, um dos concelhos abrangidos pela albufeira.
Ricardo Pereira Alves recordou o “vazio” existente, desde 2002, altura em que foi nomeada uma comissão mista com essa tarefa, que «até 2007 nada fez». Recordou ainda as pressões da autarquia de Arganil, junto do INAG, Instituto Nacional da Água, no sentido da elaboração do plano, uma vez que era «urgente a existência de um plano que ordenasse e disciplinasse o que se poderia ou não fazer».
Com a aprovação do Plano de Ordenamento, o autarca de Arganil entende que, apesar de todas as restrições que certamente impõe à construção, «o que é natural», este plano «também define zonas onde se pode construir e como se pode construir». Um dado que Ricardo Pereira Alves considera particularmente relevante, em termos da afirmação turística do concelho de Arganil.
Recorda, de resto, o impasse que, há mais de 10 anos envolve o projecto do Aldeamento Turístico da Roda, que, com a aprovação deste plano poderá dar o primeiro passo no sentido da sua concretização. Ricardo Pereira Alves refere, ainda, outros investimentos, particularmente no que se refere à área das restauração, que nos últimos tempos têm sido equacionados para a zona e que, porque não existia este documento regulador, estavam ”parados”.
Por seu turno, Jaime Soares, presidente da Câmara de Poiares, preferiu inteirar-se melhor sobre o teor do documento ontem aprovado pelo Conselho de Ministros para então depois tecer quaisquer comentários.
Modelo de desenvolvimento sustentável
«O ordenamento do plano de água e zona envolvente procura conciliar a forte procura desta área com a conservação dos valores ambientais e ecológicos e, principalmente, com a preservação da qualidade da água e o aproveitamento dos recursos através de uma abordagem integrada das potencialidades e das limitações do meio, com vista à definição de um modelo de desenvolvimento sustentável para o território», refere a resolução ontem aprovada.

quinta-feira, abril 23, 2009

APOIADO

quarta-feira, abril 22, 2009

PONTE MUCELA - Urge anteprojecto para requalificação da praia


Ponte Mucela é uma aldeia situada na freguesia de S.Martinho da Cortiça e concelho de Arganil que está a “morrer lentamente”, como nos disse um dos seus “filhos”, coronel António Ribeiro de Pedroso Lima, que apesar de não residir permanentemente na localidade, tem lá a sua residência e não deixa de a visitar todos os meses.
Por amor à sua terra, e não se conformando com alguns problemas de que a mesma é alvo,Pedroso Lima apela às entidades responsáveis pelos destinos do concelho, nomeadamente,Câmara Municipal e Junta de Freguesia, para que "olhem para a Ponte da Mucela como a sala de visitas do concelho".
E logo à entrada, há um problema que urge resolver e pelo qual este "cabeçudo" amigo da sua terra se tem vindo a debater, trata-se da requalificação da praia. O que se pretende, segundo Pedroso Lima e que por diversas vezes já fez eco às entidades responsáveis é que "seja criado um anteprojecto do que se pode fazer ali" no sentido de se "limpar a praia, tirar dali tudo o que não interessa, que são as acácias e a lenha que ficou na ponta do marachão resultado das cheias", deixando apenas os amieiros, já que estes "fazem boa sombra e boa companhia".
"A Câmara concerteza que tem lá um arquitecto, que dê instruções para que seja feito um anteprojecto do que pode ser feito ali", sugere Pedroso de Lima, que para além disso, reivindica a areia prometida e que nunca foi entregue. "A Câmara em determinada altura prometeu que punha cá a areia", lembrou, explicando que há um tempo atrás "haviam aí uns negociantes de materiais de construção que iam buscar a areia ali e a praia ficou quase despida. Ninguém ligou e deixou passar" lamenta, reforçando da necessidade de ser feito "um anteprojecto" que delimite as potencialidades do local, assegurando que se for o caso "até se arranja espaço e é uma maneira de apresentarmos a quem pode dar dinheiro alguma coisa".
Pese embora, a Ponte Mucela estar abrangida pelos concelhos de Arganil e Poiares, a parte da praia está no concelho de Arganil, contudo "a Câmara de Poiares é capaz também de dar uma ajuda, quando apresentarmos qualquer coisa" alegou Pedroso Lima, informando que, actualmente "vive quase tanta gente do lado de cá como do de lá". Mas, em quem o residente deposita mais esperança para ajudar a terra, são nos seus naturais, naqueles que "andam fora mas são de cá", para isso "é preciso mostrar serviço, o que não me parece difícil".
in Comarca Arganil

Friúmes

A terra é Friúmes (pois, eu sei, um nome que não lembra a ninguém) e isto, para os menos atentos, é uma paragem de transportes públicos... colossal!

Retirado: http://smellmysoul.blogspot.com/2008/08/portugal-no-seu-melhor.html

quarta-feira, abril 15, 2009

1ª Prova Campeonato Nacional Pesca Pluma

É já no próximo fim de semana dias 18 e 19 de Abril de 2009 que realiza no Rio Coura a 1ª Prova do Campeonato Nacional de Pesca À Pluma.
Os Mosqueiros do Alva já estão em estágio à alguns dias, estágio esse que se irá prolongar até às vésperas do inicio do campeonato, cada atleta têm dedicada uma massagista para que se iniciem na prova na sua máxima força.Uma das imagens captadas pelos nossos paparazzi durante o estágio dos Mosqueiros do Alva

O departamento técnico dos Mosqueiros optou por um local isolado tranquilo para que os fãs não interferissem no descanso do atletas.

Os Mosqueiros do Alva vão participar mais uma vez no Campeonato Nacional de Pluma Sénior, com o objectivo de melhorar as classificações dos anos anteriores.

Desde já, boa sorte para os nossos atletas que vão representar não só a associação mas levar mais além o nome do nosso Rio Alva, da Moura Morta, da nossa Freguesia e do Concelho de Vila Nova de Poiares.
Jorge Martins; Francisco Pereira; Chico Trafaria e Vitalino (Sérgio Silva).

O blogue da Moura Morta deseja a esta rapaziada muita sorte para a primeira prova e para o resto do Campeonato. Nós vamos estar a torcer por vocês, esperemos que as trutas também dêem uma ajudinha.

terça-feira, abril 14, 2009

“Fotografias D'Aqui” - Pedro Frias

Fotografias captadas no concelho de Arganil revelam alguns pormenores e exibem a paisagem de lugares de aldeias do concelho. As imagens da exposição “Fotografias D'Aqui” são da autoria de Dr. Pedro Frias, natural das Fronhas, freguesia de São Martinho da Cortiça.
O Pedro Frias é sobrinho dos mouramortinos, Ti Zé e Ti Verginia da Ribeira.

Dr. Pedro Frias

Os vários pormenores da natureza são o que mais «saltam à vista» ao ver a mostra patente no átrio da Biblioteca Municipal Miguel Torga.

“É uma metodologia que me fascina”, disse ao Jornal de Arganil, no dia da inauguração, esclarecendo que gosta de pormenores, captar as texturas e essencialmente as cores da natureza, “simples pedras, grãos de areia ou plantas”.

Assim, não é de admirar a presença de imagens como o medronho, o cogumelo ou a pinha.

A natureza é, como tal, uma “gande paixão”. “É sempre um ponto muito importante nas minhas fotografias”.

Esta é a primeira exposição da sua autoria no concelho, dois anos depois de começar a apresentar publicamente a arte. A estreia aconteceu na Bienal de Porto Santo, passando ainda pelo Panteão Nacional, Instituto Politécnico de Setúbal, Tondela, Ansião, Alvaiázere, Figueira da Foz e Coimbra.

O hobby é acompanhado pela esposa, a sua maior fã e maior crítica, que também partilha do mesmo gosto, tendo inclusive realizado uma exposição em conjunto.

Por: Jornal de Arganil - Diana Duarte

As fotografias acima são apenas um pequena amostra de tudo aquilo que a sua lente consegue captar de uma forma espectacular. O nosso blogue colocou um desafio ao Fotógrafo Pedro Frias, o de vir à Moura Morta fazer uma reportagem fotográfica da nossa aldeia, desafio esse que foi aceite de imediato. Depois se possivel vamos montar uma exposição de fotografia na sala da antiga escola ou mesmo numa das salas de exposição do Município de Vila de Poiares.

segunda-feira, abril 13, 2009

Fotografia aérea do Centro de Convívio

Quadro adquirido pelo Centro de Convívio da Moura Morta.
Fiquei muito agradado ao ver esta foto maravilhosa numa moldura muito bonita, a foto está sem dúvida espectacular.
Quando forem ao Centro de Convívio da Moura Morta poderão constatar isso mesmo.

sexta-feira, abril 10, 2009

D. Albino Cleto - Uma diocese que sabe enfrentar as adversidades


A Sexta-feira Santa é um dos lados da realidade que tem do outro lado a ressurreição de Páscoa.
É uma verdade que todos sabemos, mas que deveríamos pôr na nossa vida. E eu peço a Deus que nos ajude a ser capaz de viver as sextas-feiras santas da nossa vida, sejam elas de doença, de problemas familiares, de desemprego com a esperança de que, dando a mão a Deus, pela fé e pela oração teremos sempre depois um Domingo de Páscoa. Teremos depois, sempre com Deus, alegria e realização feliz na vida. É o que eu peço para todos os diocesanos de Coimbra”.

Uma capacidade que permite ao homem e à mulher programarem a vida em conjunto e de forma positiva. Ele é capaz de ir para o estrangeiro e ela fica cá a tocar a vida com a mesma força. O beirão já não é assim. O homem é capaz de ir para a Angola, porque é preciso ganhar dinheiro, e a mulher fica cá a chorar e a esperar todos os dias o telefonema do marido.Depois, temos as gentes do interior, tipicamente da Beira Serra. Gente muito emotiva, muito amiga, com amor à tradição, seja de concelhos de Góis, de Arganil, de Pampilhosa da Serra, de Oliveira do Hospital. E mesmo aí há uma diferença muito grande do planalto (Tábua e Oliveira do Hospital), onde também não se encontra pobreza, e do vale do Alva ( Lavegadas), onde vive o sentimental, o poeta, aquele que, se vai para Lisboa, vai trabalhar para qualquer coisa que o colega lhe arranjou, na padaria ou no restaurante.Depois, temos a zona agrícola do Sul, de Penela, Ansião até Ferreira do Zêzere. E também aqui há uma grande diversidade. Uma região como a de Pombal, em profunda mutação, com problemas muito acentuados ao nível da família, do emprego, de recepção ou rejeição de emigrantes.
Religiosamente, a fé do homem do interior deita a raiz na tradição e no sentimento.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, abril 09, 2009

Apanhados pela nossa máquina

Apanhados pela nossa máquina fotográfica;
E que se deixaram apanhar

Depois do almoço nada melhor que colocar a conversa em dia e fazer o balanço do almoço da chanfana e da nova cozinha. Nestas alturas alguns mouramortinos que vivem fora da Moura Morta aproveitam para vir, confraternizar e meter as conversas em dia.
Como um dos jogos mais populares na Moura Morta é a sueca, logo se improvisou uma mesa com 4 jogadores e uns outros quantos assistentes e se iniciou o jogo.


Final do almoço
O nosso presidente, Zé Carlos como andou a ajudar a servir o almoço, foi dos últimos a almoçar e de castigo só lhe pusemos à frente água e sumo.

Presidente do Centro de Convívio da Moura Morta - Zé Carlos

Há sempre pessoas que fazem sempre questão de participar, como é o caso do Eng. Jaiminho e da D. Fernanda, o Zé Luís porque além de viver a sua terra e estas actividades é uma pessoa para quem o Centro de Convívio tem um valor muito especial ou não fosse ele um dos Sócios fundadores.
É com enorme alegria que percebemos que ao longo dos tempos estas actividades (almoços, lanches, festas), tem trazido à Moura Morta pessoas que durante algum tempo estiveram afastadas, como é o caso do João do Vale de Escuro.

João, Zé Luís, Jaiminho, D. Fernanda

Ainda durante o almoço fomos convidando as pessoas a deixarem-se fotografar para podermos partilhar com todos aqueles que não puderam vir a este ambiente de festa.
O Acácio prontificou-se logo a tirar a fotografia mas só depois de a nossa maquilhadora e cabeleireira o prepararem.

Acácio e Esposa, atrás a Ti Lurdes a oferecer sumo para a foto

Uma das mouramortinas pela qual a idade não passa é a menina Quitas, pois com a jovialidade e boa disposição que além de contagiantes está sempre disponível para participar e até ser fotografada pelo nosso blogue embora, só de perfil porque como não tinha feito a maquilhagem nem ido ao cabeleireiro.

Menina Quitas

Outra foto onde além de apanharmos o Sr. Hernâni e a esposa ainda captámos um caçoilo sobre a esa onde estava o Ti Acibiades de Oliveira.
Ti Hernâni e esposa

A Ti Deolinda estava a dizer que nunca ficava bem nas fotos, mas eu lá lhe expliquei que no nosso blogue as pessoas ficam sempre bonitas, como podemos comprovar nas fotos.

Ti António Lima, Ti Deolinda

Etiquetas:

quarta-feira, abril 08, 2009

Cozinheiras

Antes de a chanfana ir para a mesa teve que se preparar as mesas, aquecer a chanfana cortar a broa, cozer as batatas.
Aqui estão as mulheres que ajudaram a que o almoço corresse maravilhosamente.

Nazaré, Elsa, Luísa, D. Emília

Ti Deolinda e Nazaré

D.Emília e António da Nazaré

terça-feira, abril 07, 2009

O almoço

O dia de domingo estava maravilhoso, não podia ter sido escolhido um melhor dia para a realização deste almoço. Os mouramortinos mais uma vez acorreram a chamada para este almoço e estiveram presentes em grande número.

Como já tinha sido referido no post anterior o prato principal foi a Chanfana, mas para aqueles que não gostavam de chanfana ou por razões de saúde não a podiam comer, foram grelhadas febras, que também estavam uma maravilha.

A chanfana da MOURA MORTA a ferver
A Chanfana foi um sucesso, por isso os responsáveis pela sua confecção estão de parabéns.
Estes eventos não podiam acontecer se não houvesse tanta gente a ajudar e por isso mais uma vez o nosso blogue faz questão de agradecer e elogiar esse trabalho.
Foram assados entre 20 a 30 caçoilos de chanfana que em alguns restaurantes deveriam dar para mais de 40 caçoilos, a chanfana foi confeccionada pelo António da Nazaré e pela Luísa e a Ti Otília.
As cerca de 30 broas foram feitas pela Ti Otilia e pela Elsa da Ti Maria Lima tendo tido a Elsa a supervisão da Ti Deolinda (ai que a minha se a Ti Deolinda lê isto, heheheheh)
Por acaso não sei quem é que deu as batatas mas como não as provei, apenas comi chanfana com broa nem me lembrei de perguntar esse pormenor.
Relativamente aos doces aqui quase toda a aldeia participou desde a Cristina, a Ti Pascoalina, a Elsa, a Ti Deolinda, a D. Emília, Zé António a Graça do Vergilio ... e tantos outros.

segunda-feira, abril 06, 2009

Operação "Limpeza do Alva"

Associação Mosqueiros do Alva

4 de Abril de 2009

Operação Limpeza do Alva
O principal objectivo é recolher o lixo que durante as cheias de Inverno se acumulou nas margens e no rio. Vai ser um dia de pesca normal, vamos tirar as nossas licenças e vamos pescar. Será distribuído a cada pescador um saco para recolha de lixo. É uma actividade dirigida a todos os pescadores que queiram dar o seu contributo.

Programa da Actividade:

08.30 - Concentração junto ao Centro de Convívio da Moura Morta

09.00 - Pesca no rio Alva + recolha de lixo

13.00 - Almoço no "ti André"

15.00 - Pesca no rio Alva + recolha de lixo

19.00 - Concentração junto ao Centro de Convívio (entrega do lixo recolhido)

Vamos fazer este tipo de actividade porque nos preocupamos com a preservação do rio e espaço envolvente. Assim cada sócio ou outro pescador que queira dar o seu contributo irá pagar a licença diária e o almoço (se quiser almoçar obviamente).
Pedimos a quem estiver interessado em participar, que confirme a presença até ao dia 1 de Abril, para fazermos a marcação dos almoços.
Marcações:
  • Telefone 962619677
  • mosqueirosdoalva@gmail.com
Retirado do Blogue Mosqueiros do Alva.http://mosqueirosdoalva.blogspot.com/

Aqui fica o testemunho de algum do lixo recolhido nas margens do Alva pelos pescadores.
Tenho a esperança que esta seja apenas uma de muitas iniciativas do género que os Mosqueiros do Alva poderão desenvolver em prol do nosso rio e que possam vir a sensibilizar as nossas gentes e os agentes políticos.

Foram retirados das margens do rio Alva grades, arcos das pipas, sacos de plástico, garrafas, roupas, etc.

Um dos maiores focos de poluição situa-se logo a jusante (abaixo) da barragem das Fronhas, onde existe uma "pequena lixeira" a céu aberto para onde os habitantes locais colocam os seus desperdícios, com o aumento do caudal do rio ou com as chuvas esses lixos são arrastados para o rio e depositados ao longo das margens.
Seria importante que as autoridades tivessem numa acção alerta e sensibilização.
Ajudem-nos a preservar o nosso rio e o nosso meio envolvente.

Almoço de inauguração

O Centro de convívio da Moura Morta têm uma nova cozinha e com o sentido de a inaugurar e de a mostrar aos mouramortinos a direcção do Centro de Convívio organizou este almoço, que podemos afirmar que foi mais um sucesso, para comemorar mais uma obra realizada com a ajuda dos mouramortinos.


A nova cozinha foi feita onde era o antigo Bar, foi colocado ladrilho no chão e colocado um móvel e dois lava-loiças.

O Blogue desde já agradece a todos os que se dedicaram com empenho na realização desta obra para o nosso Centro de Convívio.
Desde logo ao
  • Ti Carlos Fernandes
  • Zé Carlos
  • António da Nazaré
  • Luisa
Tenho que fazer aqui uma nota, foi a Luísa que rejuntou os azulejos da nova cozinha e até ficou bem feito (o nosso blogue foi logo investigar) hehehehe.
Se me esquecer de alguém desde já peço desculpa.

sábado, abril 04, 2009

Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares

Aviso n.º 5314/2009
Nos termos do disposto no artigo 22.º, do Decreto -Lei 75/2008, de 22 de Abril, e no n.º 5, da Portaria 604/2008, de 9 de Julho, torna -se público, que se encontra aberto concurso para provimento do lugar de Director do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Nova de Poiares,
em Vila Nova de Poiares, pelo prazo de 15 dias úteis, a contar do dia seguinte da publicação no Diário da República.
1 — Os requisitos de admissão ao concurso são os fixados no Decreto-Lei 75/2008, de 22 de Abril, e na Portaria 604/2008, de 9 de Julho;
2 — A formalização da candidatura é efectuada mediante requerimento, dirigido ao Presidente do Conselho Geral Transitório, em modelo próprio disponibilizado na página electrónica da escola(e.c.s.vnpoiares@mail.telepac.pt), e nos Serviços Administrativos, podendo ser entregues
pessoalmente na secretaria da sede do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Nova de Poiares, das 9h30m até às 16h30m, ou remetido por correio registado com aviso de recepção, expedido até ao prazo fixado para apresentação das candidaturas.
3 — Os requerimentos de admissão deverão ser acompanhados da seguinte documentação, sob pena de exclusão:
a) Curriculum vitae detalhado, datado, assinado e actualizado, onde constem respectivamente, as funções que tem exercido, a formação profissional que possui, devidamente comprovada sob pena de não ser considerada;
b) Projecto de intervenção na escola, contendo:
Identificação de problemas;
Definição de objectivos/estratégias;
Programação das actividades a realizar no mandato.
c) Declaração do serviço de origem, onde conste a categoria, o vínculo,
e o tempo de serviço;
d) Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;
e) Fotocópia dos certificados de formação profissional realizada;
f) Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Número de Identificação Fiscal de Contribuinte.
3.1 — Os candidatos podem ainda indicar quaisquer outros elementos, devidamente comprovados, que considerem ser relevantes para apreciação do seu mérito.
4 — É obrigatória a prova documental dos elementos constantes do currículo, com excepção daqueles que se encontrem arquivados no respectivo processo individual e que esse processo se encontre nos serviços administrativos do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Nova de Poiares.
5 — O método de selecção é o estipulado no número 3 do artigo 7.º da portaria 604/2008 de 9 de Julho, e o estipulado no Regulamento do Processo Concursal de Eleição do Director, disponível na página electrónica da escola e nos serviços administrativos.
6 — Resultado do processo concursal prévio à eleição do Director — Será elaborada e afixada a lista provisória dos candidatos admitidos e dos candidatos excluídos a concurso em local apropriado das instalações da Escola, e na página electrónica da Escola, no prazo de 10 dias úteis após a data limite de apresentação das candidaturas, sendo esta a forma de notificação dos candidatos.
3 de Março de 2009. —
A Presidente do Conselho Geral Transitório,
Maria da Luz Pereira Pedroso

sexta-feira, abril 03, 2009

Feliz Páscoa

Etiquetas: ,

Almoço no Centro de Convívio da Moura Morta

Este domingo dia 5 de Abril de 2009

Vai haver um Mega Almoço no

Centro de Convívio da Moura Morta


Neste almoço o prato principal é a chanfana, acompanhada pelo bom vinho da Moura Morta, vinho esse que em tempo de crise até se faz com uvas.

Esperamos que os mouramortinos participem neste evento organizado pelo Centro de Convívio e que seja um sucesso.

quinta-feira, abril 02, 2009

Sob o signo da demora...

Enquanto a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) não passa da teoria à prática em matéria de fluviário, Jaime Soares acena com um aquário para Poiares. Face à provável reeleição de Soares, se o projecto da CMC demorar tanto tempo a concretizar como tem tardado o dos campos de golfe, o rio Mondego ainda é capaz de subir de Penacova a Poiares para sugerir que Carlos Encarnação precisa de tantos anos de autarquia quantos os de Jaime para dotar Coimbra do tal fluviário (aquário de rio).

in: http://www.campeaoprovincias.com/