segunda-feira, março 31, 2008

Ajudas de custo para a Agricultura 2008/2009



"Exmos Senhores,
Em primeiro lugar gostaria de felicitá-los pelo excelente blog apresentado.
Nesta conformidade vimos desta forma solicitar a divulgação do cartaz que segue em anexo, relativo às candidaturas para as ajudas à agricultura para a campanha de 2008/09.
Caso seja conveniente o cartaz poderá ser colocado em outros locais.
Sem outro assunto de momento,
com os melhores cumprimentos
Ricardo Cabral
(Eng. Agrário)"

Etiquetas: ,

domingo, março 30, 2008

Lavegadas nova Zona de caça

VILA NOVA DE POIARES
Zona de caça aumenta
Na época venatória 2008/09, a zona de caça municipal vai aumentar, com a inclusão da freguesia das Lavegadas.

O município de Vila Nova de Poiares reuniu o Conselho Cinegético Municipal, dirigido pelo presidente da Câmara Municipal, Jaime Soares. Na reunião foi feito um balanço da época venatória 2007/08, em que foram analisadas as jornadas de caça, bem como o tipo e o número de espécies abatidas, e debatidos outros pontos, como o processo de renovação da Zona de Caça Municipal por um período de mais seis anos e a proposta do Plano Anual de Exploração para a época venatória 2008/09.
A novidade em relação à época anterior reside no aumento da zona de caça municipal, que englobará a mancha da época anterior, acrescentando-se a área correspondente a toda a extensão da freguesia das Lavegadas, que tinha estado interdita, por estar a ser repovoada com espécies de caça.
Em relação à ordem de trabalhos do Conselho Cinegético, em que participaram representantes da QUERCUS, da Direcção Regional dos Recursos Florestais, da Associação de Caçadores, da Cooperativa Agro-Pecuária e também das Juntas de Freguesia, todos os pontos foram aprovados por unanimidade, tendo o presidente da Câmara Municipal manifestado vontade de ver uma maior participação e envolvimento dos caçadores neste processo.
Na sua intervenção, o presidente do Conselho Cinegético Municipal, Jaime Soares, sublinhou ainda o projecto de renaturalização que está a ser realizado na Serra do Carvalho, com vista à criação de um parque natural que se assumirá como um importante pólo de preservação da biodiversidade, não só da flora, mas também da fauna, dentro de uma estratégia integrada e sustentada de defesa da floresta contra incêndios.
O futuro parque tem mais de 150 hectares e o município tem vindo a arrancar milhares de pés de eucalipto desta área, que darão lugar a várias espécies autóctones, como cerejeiras-bravas, plátanos, carvalhos, castanheiros, cedros e muitas outras. No que toca à fauna, este espaço, depois de cercado e fechado, será também 'povoado' com perdizes, coelhos, lebres, corsas, veados ou ainda cabras serranas, transformando-se num espaço de desenvolvimento ambiental e de lazer único na região.
O município de Poiares pretende ver realizado este projecto a breve trecho, estando para isso a tentar captar fundos comunitários, fundamentais para a concretização desta infra-estrutura, referiu Jaime Soares.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 27, 2008

LOUSÃ - A Rota do Xisto no 25 de Abril


Neste 25 de Abril venha numa caminhada pelas aldeias de xisto da Serra da Lousã. Um convívio único e experiências inesquecíveis!
Por entre serranias de pinheiros, eucaliptos ou carvalhos, o castanho do xisto aparece, e recorta a paisagem verde, mostrando uma arquitectura, de ruas estreitas e íngremes, de casas coladas e construídas de forma irregular, de portas sempre abertas.
O percurso, com cerca de 10 Km, é circular, e com declives acentuados de médio grau de dificuldade. O piso é em certos locais irregular, e é conveniente ter alguma resistência física.
A caminhada inclui visita às aldeias serranas do Talasnal, Vaqueirinho, Chiqueiro e Casal Novo, com passagem por locais de rara beleza, como a levada de água, os soutos centenários, as Ermidas de Nossa Sra. da Piedade, a Central Hidroeléctrica da Ermida, entre outros...
Venha descobrir as paisagens, emoções e sabores do nosso Portugal!

Consulta a http://www.transserrano.com/

Etiquetas: , ,

terça-feira, março 25, 2008

T-shirts usadas nas escolas da Moura Morta

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 20, 2008

A Casa do Caneiro há um ano

A Casa do Ti Albino do Caneiro vista da Moura Morta,a ser recuperada pelos donos da Quinta da Carvalha.

Em Março 2007 restavam so algumas paredes mestras da celebre casa

Em finais de 2006, já numa fase de obras do "deita abaixo"

A casa ha uns anos atras e apos ter ardido num fogo florestal. Esta casa esteve completamente ao abandono pelos actuais proprietarios, nunca tendo sido protegida, nem com os matos roçados.

Post original de 19-03-2007

No próximo fim de semana colocarei umas fotos da casa.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 19, 2008

Este fim de semana em Castanheira de Pêra

Falava eu com o Ti André no Centro de Convívio acerca dos poucos pescadores que no passado fim de semana andavam à pesca no rio Alva, quando ele me esclareceu que havia um encontro de pescadores de Pluma na Ribeira de Pêra organizado pelo clube de Pesca à Pluma de Castanheira de Pêra.


Vídeo da captura de uma Truta

Deixo-vos aqui um vídeo registado durante o encontro.

Etiquetas: , , , , ,

terça-feira, março 18, 2008

O luxo de um lago privado

Número médicos por habitante no Mundo

Etiquetas:

segunda-feira, março 17, 2008

Novas Qualificações

Especialista de Fluxos de Distribuição - Paquete
Supervisora Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde
- Mulher da limpeza
Coordenador de Fluxos de Entradas e Saídas - Porteiro
Coordenador de Movimentações e Vigilância Nocturna - Segurança)
Distribuidor de Recursos Humanos - Motorista de autocarro
Especialista em Logística de Combustíveis - Empregado da bomba de gasolina
Assessor de Engenharia Civil - Pedreiro
Consultor Especialista em Logística Alimentar (empregado de mesa)
Técnico de Limpeza e Saneamento de Vias Públicas
(varredor)
Técnica Conselheira de Assuntos Gerais (cartomante/ taróloga)
Especialista em Logística de Produtos Químico-Farmacêuticos
(traficante de droga)
Técnico de Marketing Direccionado (vigarista)
Técnica Especialista em Terapia Masculina (prostituta)
Técnica Especialista em Terapia Masculina Sénior (prostituta de luxo)
Coordenador de Fluxos de Artigos (receptor de artigos roubados)
Técnico Superior de Distribuição de Artigos Pessoais (carteirista)
Técnico de Redistribuição de Rendimentos (ladrão)
Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados (político)

Etiquetas: ,

domingo, março 16, 2008

No Centro de Convivio

Depois da bica cheia e da "italiana", chegou ao mundo dos cafés mais uma inovação...

O Zé Luís da Ponte entrou no Centro de Convívio e pediu ao Ti André:

- Quero um café à Benfica!

O Ti André, desconfiado, porque é sportinguista, pergunta:

- À Benfica?? Como é que eu tiro isso?

- É fraquinho, muito fraquinho...

Etiquetas: ,

DOMINGO DE RAMOS

DOMINGO DE RAMOS: JESUS ENTRA EM JERUSALÉM

Começa a Semana Santa e recordamos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Escreve São Lucas. «Ao aproximar-se a Betfagé e a Betânia, junto ao monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos dizendo-lhes: "Ide a essa aldeia que está em frente e, ao entrar, encontrareis um burrito atado que nunca ninguém montou. Soltai-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar porque o soltais, dir-lhe-eis: o Senhor tem necessidade dele". Foram e encontraram tudo como o Senhor lhes tinha dito».
Que pobre montada escolhe Nosso Senhor! Talvez nós, presunçosos, tivéssemos escolhido um brioso corcel. Mas Jesus não se guia por razões meramente humanas, mas por critérios divinos. «Isto sucedeu – anota São Mateus – para que se cumprissem as palavras do profeta: "Dizei à filha de Sião: eis que o teu rei vem a ti, manso e montado sobre um burro, num burrito, filho da que leva o jugo"». Jesus Cristo, que é Deus, contenta-se com um burriquito por trono. Nós, que não somos nada, mostramo-nos muitas vezes vaidosos e soberbos: procuramos sobressair, chamar a atenção; tratamos de que os outros nos admirem e louvem. São Josemaria Escrivá, canonizado por João Paulo II há dois anos, ficou cativado com esta cena do Evangelho. Dizia de si mesmo que era um burrito sarnoso, que não valia nada; mas como a humildade é a verdade, reconhecia também que era depositário de muitos dons de Deus; especialmente, da tarefa de abrir caminhos divinos na terra, mostrando a milhões de homens e mulheres que podem ser santos no cumprimento do trabalho profissional e dos deveres ordinários. Jesus entra em Jerusalém sobre um burrico. Temos de tirar consequências desta cena. Cada cristão pode e deve converter-se em trono de Cristo. E aqui servem como anel ao dedo umas palavras de São Josemaria. «Se a condição para que Jesus reinasse na minha alma, na tua alma, fosse contar previamente em nós com um lugar perfeito, teríamos razão para desesperar. Jesus contenta-se com um pobre animal por trono. (...).Há centenas de animais mais formosos, mais hábeis e mais cruéis. Mas Cristo preferiu este para se apresentar como rei diante do povo que O aclamava, porque Jesus não sabe que fazer da astúcia calculadora, da crueldade dos corações frios, da formosura vistosa mas vã. Nosso Senhor ama a alegria dum coração moço, o passo simples, a voz sem falsete, os olhos limpos, o ouvido atento à sua palavra de carinho. E é assim que reina na alma.».
O entusiasmo das pessoas não costuma ser duradoiro. Poucos dias depois, os que o tinham acolhido com vivas pedirão aos gritos a sua morte. E nós deixar-nos-emos levar por um entusiasmo passageiro? Se nestes dias notamos o movimento divino da graça de Deus, que passa por nós, demos-lhe lugar nas nossas almas. Estendamos no chão, mais que as palmas ou os ramos de oliveira, os nossos corações. Sejamos humildes. Sejamos mortificados. Sejamos compreensivos com os outros. Esta é a homenagem que Jesus espera de nós.

Etiquetas: ,

sábado, março 15, 2008

A Bandeira Brasileira

Sendo a Moura Morta uma terra em que muitos dos seus ascendentes andaram pelo Pará doss Brasis , vale a pena ficarem a saber que a Estrela Spica era a estrela do Pará na bandeira.
O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?
A bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas correspondem ao número total de Estados brasileiros e também o
Distrito Federal. O desenho celeste estampado na bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de Novembro de 1889, data da Proclamação da República.
A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará.
O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante –da constelação de Virgem.

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 14, 2008

Sexta Feira


Olhe fixamente a imagem durante alguns segundos

Etiquetas: ,

quinta-feira, março 13, 2008

Mas que Rica Sogra

Um guarda da BT manda parar um carro:
- Os seus documentos, por favor. O senhor estava a 130 km/h e a velocidade máxima nesta estrada é de 100.
- Não, seu guarda, eu estava a 100, de certeza.
Mas a sogra, no banco de trás, corrige:
- Ah, JOÃO ANDRÉ, o que é isso! Você ia a 130 ou mais!
João André olha para a sogra com uma cara furiosa.
O Guarda continua.
- E o seu farol direito não está a funcionar...
- O meu farol? Nem sabia disso. Deve ter pifado aqui na estrada..
E a sogra insiste:
- Ah, JOÃO ANDRÉ, que mentira! Você anda a dizer há semanas que precisa de trocar a lâmpada!
João André está fulo e faz sinal à sogra para que se cale.
O Guarda.
- E o senhor está sem o cinto de segurança.
- Mas, senhor guarda, eu estava com ele. Eu só tirei para lhe dar os documentos!
Vai a rica sogrinha.
- Ah, JOÃO ANDRÉ, pare com essa conversa ! Você nunca usou o cinto de segurança!
O sujeito não se contém e grita para a sogra:
- CALE ESSA BOCA SUA BRUXA....PORRA!!!
O guarda inclina-se e pergunta à senhora:
- Ele grita sempre assim com a senhora?
- Não, senhor guarda..., só quando está bêbado...

Etiquetas: ,

terça-feira, março 11, 2008

Consequências do aquecimento Global


Etiquetas: ,

Porque a Páscoa é tão cedo este ano?

Para quem pergunta: porque a Páscoa é tão cedo este ano?
A Páscoa é sempre no primeiro Domingo
-depois da primeira lua cheia
-depois do equinócio de Primavera (20 de Março).
Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida!
E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos).
A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos).
A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.

Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.....

Etiquetas: ,

domingo, março 09, 2008

De onde nos visitaram neste domingo

Carregue em cima da imagem

Etiquetas:

Mouramortino em destaque

O mouramortino Sérgio Henrique Santos, filho do Eng. Álvaro da Vinha em destaque na Conferência sobre as Novas Tendências da Publicidade.

Etiquetas:

sexta-feira, março 07, 2008

Pesca

A pesca é definitivamente um acto de lazer!
Esperamos que goste desta nova modalidade de pesca, que desde já o nosso blog vai acarinhar e patrocinar, visto que também é sem morte e com preservação da espécie.

Etiquetas: , ,

A banqueira do Povo

Eu ainda sou do tempo . . .

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 05, 2008

NÃO VÁ SOZINHO, CUIDADO!

Saídas à Noite
NÃO VÁ SOZINHO, CUIDADO!

Está com os seus amigos num bar ou noutro sítio qualquer, a divertir-se.
De repente, chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, cor tal, matrícula tal, estacionado ali na rua. Pedem que o (a) dono (a) dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está a dificultar a saída de um outro.
Bastante solícito (a) vai e, ao chegar ao seu carro
, anunciam-lhe o assalto. Levam o veículo, os pertences e ainda tem sorte se não levar um tiro.
Numa mesma noite, a polícia atendeu três pessoas feridas, todas envolvendo a mesma história.
Divulgue esta notícia para alertar os seus amigos.
Não custa prevenir.

Etiquetas:

terça-feira, março 04, 2008

Abertura às trutas

A fotografia diz tudo, estes foram alguns dos homens que escolheram o nosso rio para a Abertura do ano de pesca, em que o anfitrião foi o professor Sérgio Silva (para os mouramortinos conhecido como Vitalino ou filho do António da Nazaré).
O Vitalino é sem dúvida um dos apaixonados pela pesca à pluma e pela defesa do Alva, foi com o seu trabalho e empenho que os troços do Alva no Campeonato do Mundo de 2006 decorreram na perfeição e agora que se avizinha o Campeonato do Mundo de Júniores de 2008 no próximo Verão estou certo que tudo irá novamente correr pelo melhor.
Pena é que não tivesse sido ele a tomar as rédeas do clube de Pesca os Mosqueiros do Alva e que não tenha diligenciado junto da Câmara Municipal a ligação dos Mosqueiros ao Centro de Convívio da Moura Morta já que um conjunto de pescadores de alta competição onde está inserido o Vitalino representam o nosso Concelho nas provas nacionais e internacionais.
Penso que o valor que foi pedido a este clube por parte do Centro de Convívio deveria ser comparticipado pela Câmara Municipal.
Enquanto um irradiava felicidade com a captura de uma truta o outro preparava uma mosca para surpreender as esquivas trutas do Alva.O Ti André, o nosso cozinheiro chefe na confecção do repasto para alimentar os pescadores que nos visitaram.
Na imagem temos um dos pescadores a olhar o seu suculento almoço já que a manhã tinha sido difícil, não que as trutas tenham dado trabalho, mas já algum tempo que alguns pescadores andavam arredados destas maratonas pedonais de caminhar sobre as superfícies escorregadias do leito do rio.

Etiquetas: , , , ,

domingo, março 02, 2008

Atenção